quinta-feira, 28 de julho de 2016

Eusébio Cup

Perdemos mais uma vez a Eusébio Cup. Reza a lenda que sempre que a perdemos somos campeões . Estamos por isso mais próximos do tetra.

Receber o Torino nesta competição é realmente especial . Em  final de campeonato a equipa italiana, tetracampeã no seu país e base da selecção italiana, deslocou-se a Lisboa para um jogo de homenagem ao capitão do Benfica, Francisco Ferreira. No regresso a casa um acidente aéreo vitimou todo o elenco. Esta é a história duma grande tragédia que abalou a Itália e acabou por condicionar decisivamente o futuro do clube. É por isso muito especial receber um clube mítico e disputar com ele um troféu que tem o nome de um mito .Diz-se que não há insubstituíveis mas o Benfica teria sido um clube muito diferente se Eusébio não tivesse jogado cá. Ele determinou decisivamente o futuro do clube que nos anos sessenta tinha uma dimensão desportiva gigantesca , só comparável ao que são hoje o Real , o Barcelona o Bayern e mais um ou dois daqueles que ano sim ano não estão na final da Champions . Eusébio foi um dos melhores jogadores de todos os tempos e sempre conseguiu conciliar essa vontade de ganhar com um espírito desportivo ímpar.  

O jogo foi fraco .Gostei de ver Luisão , em bom nível , a mostrar que está com vontade de vender caro o seu lugar na equipa . Paulo Lopes e Julio César estiveram bem . Jonas trouxe como habitualmente qualidade 

Samaris parece tristonho , precisamos do antigo Samaris. Carrillo tem qualidade mas continua fora de forma , veremos como evolui. 

Colectivamente a equipa apresentou-se cansada e confusa e nunca foi capaz de ultrapassar a defensiva do Torino . Óptimo treino para os jovens ainda pouco habituados a elevado nível competitivo como Nelson Semedo , Grimaldo , André Horta ,e Cervi.

12 comentários :

  1. Desculpe lá o reparo, mas essa de sermos campeões quando não vencemos a Eusébio Cup é, assim, como que a roçar a estatística do "merceeiro da esquina"...
    Quanto ao jogo, não foi fraco; foi miserável, em minha opinião. E preocupante, também.
    Na verdade, se não conseguimos ganhar ao Setúbal, ao Sheffield Wednesday ou ao Torino, a quem é que vamos ganhar?...
    Objetivamente, a equipa defende mal, organiza mal, e concretiza muito mal! Ou melhor, decide muito mal e, consequentemente, não concretiza nada!
    Não há qualquer perigo nos lances de bola parada, nomeadamente nos pontapés de canto, e não temos um único jogador capaz de marcar livres, directos ou indirectos, com alguma hipótese de sucesso.
    Em suma, uma rotunda miséria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Vitória:
      "Estou satisfeito com o desempenho dos jogadores e com a preparação da equipa para a nova época".

      Eliminar
    2. Pois sim, José Ramalhete...
      Mas eu também lhe poderia citar um grande, e devotado, benfiquista, que sou eu próprio:
      "Estou profundamente insatisfeito com o desempenho da equipa, tal como estou seriamente preocupado com a ausência de qualidade futebolística e objectividade, com a falta de resultados convincentes, e com a ausência de indicadores que legitimem fundadas expectativas numa época de sucessos."
      Creio que muitos benfiquistas fariam suas as minhas palavras...
      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
    3. Exactamente isso.

      Eliminar
    4. Se ontem e em Sheffield jogámos mal, no Algarve e contra o wolfsburgo jogámos bem.
      São as intermitências próprias de uma pré-época. Não vale a pena entrar em pânico, nem em euforia, por causa destes jogos...

      Eliminar
    5. O Wolfsburgo manda cumprimentos...
      E a passarinha aos saltos também.
      Augusto

      Eliminar
  2. Uma tristeza, uma vergonha, o abandono do estádio pela maior parte da assistência, antes da cerimónia de entrega do troféu. O Torino como clube-irmão e os adeptos do Torino como nossos amigos, não mereciam esse comportamento impensado de tantos milhares de benfiquistas (que até aplaudiram o golo dos nossos convidados, essa sim, uma bonita atitude de desportivismo e uma demonstração de carinho que se tem com aqueles que prezamos). A atitude correta teria sido não arredar pé até ao final da cerimónia, para aplaudir, desportivamente, os vencedores.
    Uma nódoa que fica na bonita intenção de juntar Benfica e Torino (já tardava, já tardava!) num jogo de homenagem a Eusébio.

    Quanto ao jogo, sensaborão, fraquinho, tão fraquinho e sensaborão que, se tivesse de destacar um dos nossos jogadores, a minha escolha recairia em Júlio César.

    ResponderEliminar
  3. A minha opinião até pende mais para o teu lado, só quis mostrar como na estrutura está tudo feliz e contente com o desastrada gestão do plantel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta resposta era relativa ao Anónimo das 01:01.

      Eliminar
    2. Desastrada gestão do plantel? Esta época?
      Se fossem quase todas as anteriores, de acordo... agora este ano os reforços até convencem e chegaram (inusitadamente no Benfica recente) a tempo, só julgo que falta um 8 de "estaca" e colocar os excedentários (e ainda há muito tempo para isso)...
      Estávamos tão mal habituados, que o meu caro deve ter ficado preso na "estação de 2015" :)
      Saudações
      Augusto

      Eliminar
    3. Esta resposta era relativa ao Anónimo das 01:01.

      Eliminar
  4. Os benfiquistas não aprendem... lá vamos voltar a lutar com o Braga pelo terceiro lugar para em maio sermos campeões... todos os anos é a mesma lenga-lenga... Força Rui Vitória!

    ResponderEliminar