domingo, 24 de julho de 2016

Um gigante e meia dúzia de aspirantes

No jogo de hoje , contra uma equipa muito forte , há destaques que não podem deixar de se fazer .

Começo pela baliza para afirmar que Paulo Lopes , ao contrário do que eu pensava, está aí para as curvas e hoje evitou um golo certo do adversário através de mancha corajosa.

Na defesa o grande destaque vai para Grimaldo . O lugar é dele e nem vale a pena dizer porquê . Digo apenas que é muito melhor jogador do que Eliseu e na minha opinião devem jogar os melhores.

No meio campo destaco André Horta , corajoso a defender , óptimos pés e uma qualidade de passe invulgar no futebol português que se viu no que fez hoje para Gonçalo Guedes e que acabou em golo.

No ataque destaco Gonçalo Guedes que apresenta uma capacidade física impressionante, apesar de continuar a perder-se demasiadas vezes em lances estéreis, ora por falta de discernimento a soltar a bola , ora por recepções um bocado confusas ; parece que às vezes pensa num milhão de coisas ao mesmo tempo e depois acaba por se embrulhar e não sai nada de jeito . Mas hoje, entre outros lances de qualidade , deu um golo a Mitroglou.

Entre os suplentes destaco em primeiro lugar Salvio que ficando por cá tem lugar garantido no onze . Em última instância Pizzi irá para a direita. Depois Celis não tanto pelo que já fez mas pelo que promete : alta rotação , garra e alguma qualidade a soltar a bola . Finalmente destaco Jonas entrou e marcou .

O gigante foi Fejsa que recuperou um milhão de bolas , entregou sempre redonda e jogou os noventa minutos. Este sérvio é uma máquina !

Pela negativa Carrillo que está a demorar a entrar no ritmo . Percebe-se que joga um futebol cerebral capaz de ligar muito bem com Jonas , por exemplo , mas pede-se um pouco mais de intensidade.

12 comentários :

  1. Grande jogo. Mas vou fazer uma crítica ao RV. Fui dos poucos que sempre apoiou RV, mesmo na fase mais crítica e por isso sinto-me no "direito" de fazer esta crítica. Porque é que o Fejsa, altamente atreito a lesões, está jogando todos os jogos e quase sempre o tempo todo? Deve ser o jogador com mais minutos. Não entendo mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que percebes tu de medicina? E de futebol ainda menos! Lá tinha de vir o taliban habitual porque não tem mais nada para criticar!

      Eliminar
    2. Porque é que este "anónimo" aparece sempre por aqui a bolsar merda?
      Mas como não sei "merdês" não consigo responder. E ponto final.

      Eliminar
  2. A razão é simples. Fejsa está a realizar um pré-época como deve ser. Muitas das suas lesões se deviam a pré-épocas deficitárias ou ausência total delas. Este ano o Benfica está a apostar muito na afinação da componente física e deverá aguentar muito mais do que o ano passado em que acabou a época com problemas físicos.

    ResponderEliminar
  3. Isto são tudo uns treinadores e uns médicos do caralho!
    Vão para o caralho com estas análises e comentários, fds!
    Limitem-se a apoiarem a equipa e os jogadores sem armarem aos tordos e cagarem sentenças de quem deve jogar ou não jogar!
    Que caralho de teóricos de pacotilha. FDS!...

    ResponderEliminar
  4. Meu caro, o teu "ódio" ao Eliseu é incompreensível.
    O teu e o de muitos "Benfiquistas".
    Fez uma época brutal, foi o jogador mais utilizado, fez a melhor época no Glorioso, não comprometeu, esteve em lances decisivos (vila do conde e bessa)...
    Enfim, não percebo esta mania de alimentarmos o discurso dos antis@...
    Não é um prodígio, não, não é. Longe disso. Mas daí a ser o "perneta" que o pintam... e tantos são os apodos miseráveis que alguns ditos nossos lhe dirigem.
    Meus amigos, ele é jogador do Glorioso. è Benfiquista. Tem sido útil. Tem sido dos grandes do balneário. E é BICAMPEÃO!
    Respeito por favor.
    GloriosoBeiraAlta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou consigo anónimo, quando começármos a "mamar" golos devido à falta de altura e peso do Grimaldo aí vamos lembrar-nos do Eliseu. Do que vi ontem da dupla Grimaldo-Cervi são bonzinhos com uma boa margem de progressão e têm qualidade para ser a asa esquerda dum Rio Ave ou dum Paços, prontos vá lá dum Braga ou dum Sporting mas não dum Benfica.

      Agora há uma corrente fruto de muitas épocas de FM que descarta os jogadores consagrados com provas dadas alguns mais velhos, (Eliseu, 33), outros nem tanto, (Salvio, Carcela e Samaris, 26 o primeiro e 27 os dois últimos), e até novos, (Talisca, 22 anos).

      E o que é que estes cinco jogadores têm de relevante? Entre eles há 10 Campeonatos, 1 Taça de Portugal, 11 Taças da Liga, 4 Supertaças, coisa pouca de facto.

      Para encontrarmos 5 jogadores com tantos troféus conquistados pelo Benfica temos que recuar cerca de 25 anos, mesmo excluindo as Taças da Liga que não existiam nessa altura.

      Talvez tenhamos que voltar a passar por aquilo que passámos durante a maior parte desses 25 anos, talvez aí voltemos a dar valor a ter atletas vencedores no plantel, actualmente até parece que destoam.

      Eliminar
    2. JV, tenho de concordar um pouco com o GloriosoBeiraAlta sobre o Eliseu.

      Para mim, este nível que o Grimaldo tem apresentado vai até ser muito positivo para o Eliseu. Penso que numa temporada longa vai ser importante ter dois laterais ofensivos como eles os dois. Acho que o Eliseu e o Grimaldo a partir de certa altura vão jogar intercaladamente. Isto permitirá que estejam fresquinhos e soltinhos nos jogos.

      Já agora, não gostei mesmo nada do lance em que Grimaldo poderia ter passado ao Jonas. A partir daí o espanhol sentiu o erro e não foi o mesmo. Teria-o substituído pelo Reinildo, para ver no que o miúdo fazia frente a uma equipa deste nível.

      Eliminar
    3. Não se trata de ódio . Trata-se de ser capaz de reconhecer jogadores verdadeiramente talentosos . Repara que já não digo o mesmo dos jogadores do lado oposto . Almeida é relativamente limitado tecnicamente mas Semedo também não é o jogador que muitos pintam e por isso percebo perfeitamente que Almeida se mantenha na equipa em detrimento de Nelson Semedo exactamente porque equilibra defensivamente a equipa quando o espanhol atacar no lado oposto. Grimaldo é de outra cepa e não tem qualquer comparação com Eliseu.

      Eliminar
  5. Dizer que Grimaldo é jogador para um Rio Ave , um Braga ou um Sporting e depois atirar com Carcela e Talisca ...

    ResponderEliminar
  6. Caro PP o Grimaldo está para o Eliseu como o Rapahael Guerreiro está para o açoriano . São melhores . O Eliseu é um jogador mediano integrado numa fantástica estrutura . O Grimaldo é um jogador de nível internacional em embrião. Espero que o Eliseu fique por cá porque para alternativa é muito bom.

    ResponderEliminar
  7. Meu caro, não comento para alimentar polémicas.
    Não se trata de discutir quem é melhor que quem, toda a gente tem os seus preferidos e tem todo o direito a ter a sua opinião e preferir uns em detrimento de outros. Normalíssimo. Tal era se assim não fora.
    Não era isso a que me referia. Também acho que Grimaldo pode ser um portento e tem mais potencial.
    O que me desagrada realmente é uma certa forma depreciativa, o tom acintoso, jocoso mesmo, com que alguns de nós se referem aos NOSSOS. Só isso!
    Para isso já bastam os antis, para os quais o Júlio estava acabado, o Jonas era velho, o Gaitán um brinca na areia, o Renato ou velho ou um embuste, o Jardel limitado, o Mitro fraco, etc, etc.
    Os NOSSOS já têm detratores que cheguem, não precisam de nós a fazer coro. Eliseu é útil, com Grimaldo ficamos bem servidos de LE. E Luisão? Está a ficar velhote? Sim. Já não tem andamento para ritmos altos? Não, não tem. Mas esquecer tudo o que conquistou com a nossa camisola, o Capitão que foi e que é, o papel dele no balneário, a crucial importância dele no grupo, é não ser Benfiquista.
    Benfiquista é ter memória. Benfiquista é ser grato e estar reconhecido por quem tanta alegria nos deu.
    Não vivemos de memórias, nem agarrados ao passado, nem somos a santa casa, mas saber ser gratos. Luisão merece ficar mais uma ano e entrar na história do nosso tetra e, paulatinamente, ser integrado na equipa técnica.
    Benfiquismo para mim também é isto.
    Saudações Gloriosas,
    GloriosoBeiraAlta

    ResponderEliminar