quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Jogo triste e revelador

O jogo de  ontem , com o Nacional da Madeira , foi uma tristeza . Salvou-se o resultado mas não jogámos nada . Faltaram ideias e sobraram demasiados jogadores  e se calhar um treinador sem qualidade para o Benfica. 

Começo por Talisca . Jorge Jesus devia estar bêbedo quando colocou este jogador antes de Bernardo Silva . É que até fisicamente o português é superior . Talisca não é um atleta , precisa de trabalho específico ; não tem peso , nem força e nem agilidade . Salva-se o remate , sobretudo de bola parada. Veredicto : equipa B com ele.

Sílvio não tem qualidade para ser lateral direito do Benfica . Não é completamente mau mas não é suficientemente bom . Não é suficientemente rápido , não defende suficientemente bem , não sabe cruzar ,enfim , fica bem na bancada ou na equipa B que também não tem um lateral .

Não é que não tenha qualidade para o Benfica mas Samaris atravessa uma fase má . Essa circunstância hiperboliza o seu maior problema , dramático para quem joga no meio , a incapacidade de acertar, até em passes curtos . Há quem diga que o grego devia jogar a oito e fazer parelha com Fejsa . Eu digo que isso seria uma desgraça . Com tantas dificuldades no passe e sendo um jogador alto e disponível fisicamente só pode jogar a seis ou na defesa , nunca a construir jogo no miolo.

Seria injusto analisar o jogo de Lindelof e Cristante mas mantenho a ideia de que , no Benfica , o sueco só poderá vir a ser lateral direito , sobretudo se arranjarmos um lateral esquerdo ofensivo. Cristante precisa desesperadamente de jogar , vê-se que tem qualidade e é incompreensível a sua pouca utilização na A  ou na B.

Rui Vitória continua incapaz de pôr a equipa a jogar ou de mexer na equipa durante o jogo. Ontem decidiu mudar Carcela da esquerda para a direita tendo o jogador marroquino , até aí o melhor em campo, desaparecido completamente do jogo.

O que conta é o próximo jogo , muito difícil , em Guimarães, e aí têm que jogar Almeida ( valha-me Deus)  , Jardel , Fejsa , Renato e Jonas de início.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Perdoai-lhe Senhor , ele não sabe o que diz

Entrevista de D. Januário Torgal Ferreira ao Jogo .

No comments !


D. Januário é um portista que se preza de o ser. Muito. E encontra em Pinto da Costa o presidente-exemplo. Vê-o assim: "O Jorge Nuno Pinto da Costa não é uma figura do Porto, é uma figura nacional. É tão grande que ouço nesta Lisboa dizer-se: "O que queria era ter no meu clube o Pinto da Costa." Dizem-me benfiquistas e sportinguistas, alguns bem conhecidos... mas dispenso dizer os nomes. Enfim, criticam-no pelas coisas que diz - alguns até me dizem que ele é muito parecido comigo nas ironias... - e vêm sempre com aquela de querer ver "Lisboa a arder". É evidente que quando Pinto da Costa disse isso, não foi no sentido estrito da expressão. Até porque toda a gente sabe que ele é um homem culto, um homem extremamente educado, um cidadão impoluto, um cidadão bem-comportado e honesto."

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Continuamos a precisar dum lateral esquerdo

A contratação de Grimaldo até pode vir a revelar-se excelente . Todavia , não me parece que um miúdo de vinte anos vindo duma equipa B possa considerar-se uma alternativa a Eliseu ou uma solução para as dificuldades que ele tem evidenciado. Grimaldo será uma alternativa a Rebocho na equipa B do Benfica. Nesse sentido esta contratação não vem resolver os nossos problemas. Continuamos a precisar dum lateral esquerdo .

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Saber agarrar as oportunidades

Djuricic para mim não é uma questão grave . Há da parte do jogador uma inadaptação ao futebol português . Ele é o chamado 9,5 , jogador tecnicamente muito bom , rápido de pernas e de cabeça e bastante criativo . 

Todavia , ao contrário do que se diz , o Benfica tem um plantel muito forte , designadamente para jogar no ataque ao lado dum ponta de lança posicional .

Há Jonas , indiscutivelmente melhor solução do que o sérvio . E depois há jogadores que poderão discutir entre sim um lugar quando Jonas não estiver apto . Curiosamente dois deles têm dado sinais de insatisfação . Refiro-me a Talisca e Djuricic . 

Taarabt e Gonçalo Guedes são igualmente candidatos à posição.

Djuricic precisa de cabeça e bons conselhos . Afinal de contas também falhou no Mainz e no Southampton e , aos vinte e quatro anos , a sua carreira parece estar estagnada o que é pena porque tem qualidade. Uma coisa é certa , a solução não passa por actos de indisciplina.


segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Não vale tudo

O que me admira não é o desfecho do processo Doyen . Espanta-me é os supostos notáveis do Sporting não perceberem a quem entregaram os destinos do clube. Se não acordarem vai correr-lhes muito mal .

domingo, 20 de dezembro de 2015

Muito coração mas muito pouca cabeça

Mais uma exibição fraca , desta vez na Luz , perante quarenta e seis mil espectadores . Temos , todavia , de reconhecer que este árbitro foi um ladrão que nos roubou três grandes penalidades , sinal que fora de campo as coisas também não estão bem.

O Benfica não tem um treinador à altura . A única virtude de Vitória é a sua bonomia que lhe permite ter boa relação com os jogadores que apesar de desorientados tentam tudo . Esta equipa tem muito coração mas não tem cabeça nenhuma.

Parece mais ou menos claro que o nosso melhor jogador é um miúdo com dezoito anos . Estamos a ter o privilégio de assistir aos primeiros jogos de Renato Sanches, um craque que promete vir a ser de nível internacional. Jogo feliz de Jonas , dois golos e  uma assistência , outra das pedras base do nosso Benfica. Entra sempre bem e até pode imaginar-se que tal só acontece porque os adversários estão fatigados mas  a mim parece-me mais ou menos nítido que , nesta fase das respectivas carreiras , Carcela é , ofensivamente, bastante melhor do que Guedes e Pizzi e por isso , em casa , contra estas equipas , devia ser titular . 


quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Princípio de Peter

Já se percebeu que para Rui Vitória perder pontos não é nenhum drama . Talvez não fosse mau resultado para o Guimarães empatar na Madeira estar a sete pontos do primeiro lugar à décima terceira jornada mas isto é o Benfica. E para nós , bicampões nacionais , a época esta a ser uma tragédia . 

Rui Vitória não pode refugiar-se na ideia errada de que este plantel é mais fraco do que o da época passada . Não é ! Saíram Maxi e Lima mas entrou Nélson ( mérito de Vitória ) entretanto lesionado e também vieram Mitroglou e Jimenez . O Porto perdeu muitos jogadores e o Sporting também . 

O que infelizmente parece é que Vitória não sabe muito bem o que quer ou se sabe não consegue operacionalizar o trabalho  nos treinos de modo a que isso se veja nos jogos. 

Claro que no desporto há ganhar e perder mas uma coisa é perder disputando o campeonato até ao fim outra é ficar a vinte pontos do líder . É evidente que a continuar a este ritmo não vale a pena manter este treinador sequer para a segunda volta do campeonato . Rui Vitória não foi mau em Guimarães mas todos temos um nível de incompetência.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Empate inadmissível

Nunca poderíamos ter perdido dois pontos neste jogo . Contra uma das equipas mais fracas do campeonato as ocasiões de golo foram muito poucas . Futebol atabalhoado , desinspirado e ineficaz.
Patente a má forma de Guedes e Jonas e a pouca qualidade dos laterais. Campo em péssimas condições.Revalidação do título cada vez mais comprometida.

Em equipa que ganha mexe-se pouco ou nada

Contra o União a melhor equipa será a que jogou em Setúbal , ou parecida . Apesar de não ter feito uma partida brilhante parece-me que a manutenção de Renato Sanches é pacifica . Não sei é se neste momento não preferia ver Fejsa como titular, em detrimento de Samaris . No ataque a única dúvida é se Carcela não merecerá uma oportunidade no lugar de Gonçalo Guedes, que passa por uma fase menos boa . 

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Foi um bom sorteio

O Zenit era do melhor que nos podia acontecer . E nem se pode dizer que um Barcelona ou um Real eram melhores por serem garantia de casa cheia . Nesta fase da prova temos obrigação de encher o estádio seja contra quem for . O Zenit é uma equipa do meio da tabela do futebol europeu tal como nós e por isso será presumivelmente uma eliminatória equilibrada. Ainda para mais os russos vão parar até princípio de Março. Por mim acredito no sucesso nestes oitavos.

sábado, 12 de dezembro de 2015

A entrar nos eixos

Jogámos num dos campos mais difíceis deste campeonato , ganhámos bem e a partir do segundo golo o resultado nunca esteve em risco . E isto sem Gaitan .

O Benfica , esta época , apesar de alguns maus resultados , já marcou mais de trinta golos .

Destaco a exibição de Pizzi acima de todos os outros . Pareceu-me que Eliseu melhorou fisicamente . Djuricic entrou bem no jogo. Gostei de Mitroglou e Jonas e também de Lisandro e Jardel , apesar dos golos sofridos . Gonçalo Guedes passa por uma fase menos esclarecida que deverá ter a ver com o seu posicionamento em campo.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Para vencer no Bonfim

Júlio César , André Almeida , Lisandro , Jardel e Eliseu , Fejsa , Renato Sanches , Pizzi e Carcela, Gonçalo Guedes e Mitroglou .

Este é o meu onze preferido para o Bonfim tendo em conta o impedimento de Gaitan e as aparentes dificuldades físicas de Jonas .

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Sem romantismos

O acordo com a NOS é bom para o clube . Um acordo que só foi possível porque em boa hora Luís Filipe Vieira não aceitou a proposta de Joaquim Oliveira e apostou na transmissão dos nossos jogos na BTV . Esse investimento veio a revelar-se muito produtivo, como agora se vê.

Todavia , sinto-me dividido. Confesso que gostava de ter os nossos jogos em casa transmitidos no nosso canal . Mas não podemos querer  ter equipas competitivas , reduzir o passivo  e ao mesmo tempo optar pela solução menos rentável para o Benfica. 

Em conclusão ,excelente negócio para o clube e parabéns a Filipe Vieira .

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Derrota natural mas digna

Foi uma derrota natural , o Atlético de Madrid é mais forte colectiva e individualmente . Da nossa parte fica o enorme coração demonstrado e alguns bons momentos . Ninguém jogou mal , ninguém merece criticas negativas mas há jogadores titulares na equipa que não teriam lugar numa grande equipa . André Almeida é um deles , não compromete mas não tem pedalada para este nível . Aguarda-se o regresso de Nelson Semedo esperando que ele seja o jogador que prometeu antes da lesão .  Outro atleta que não tem pedalada para isto é Eliseu . Seria um excelente suplente mas tem claras dificuldades defensivas  e ofensivamente também não acrescenta grande coisa. 

Mas também houve coisas positivas . Fejsa , totalmente recuperado , ganhou inúmeras bolas e garante uma saída para jogo qualificada , coisa de que Jardel é incapaz . Gostei do Lisandro , um jogador ao nível do grande Luisão, apesar de uma ou outra falha absolutamente natural num atleta que pouco tinha jogado até à lesão do capitão . No elenco de extremos parece claro que Carcela começa a merecer mais minutos; o cruzamento para Jimenez foi fantástico. Já Gonçalo Guedes não parece ser jogador para encostar à linha , a sua posição é a de segundo avançado , aí é um jogador muito perigoso e pode aproveitar a sua velocidade de execução e remate. Mitroglou tem que jogar sempre . Apesar de não ser muito móvel é um jogador que alia a força física a uns insuspeitos excelentes pés e a uma óptima capacidade para procurar a desmarcação . Durante a primeira parte do desafio Renato Sanches andou aos papéis , surpreendido pela velocidade e técnica dos adversários mas quando tudo estava realmente difícil foi o miúdo que pegou no jogo e contagiou colegas e público. Parecia que ia passar ao lado  do jogo mas acabou por ser um dos melhores . É um craque .

Siqueira "caía que nem ginjas" nesta equipa. 



Equipa B a cumprir a sua função

Taarabt fez dois jogos pela equipa B. Jogou bem em ambos , melhor no segundo .

 Abstraindo da fraca "psique" do jogador e pensando apenas na razão de ser da B parece-me correcta a utilização deste jogador na formação secundária . Faz-me confusão que Cristante , por exemplo , não jogue de vez em quando pela formação secundária.

Quanto ao marroquino fica a ideia de que , se tivesse cabeça , seria um jogador de nível mundial. Jogar com ele é benéfico para os nossos miúdos . 

Nuno Santos é muito bom jogador , neste momento talvez o único a poder almejar uns jogos na principal a breve prazo. De resto é tudo gente a precisar de melhorar muito embora alguns sejam ainda muito novos.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Amanhã temos Champions

Amanhã temos mais um jogo de campeões . Depois de termos vencido em Madrid temos de confirmar , amanhã , em casa , a nossa superioridade.

Este é daqueles jogos que merecem casa cheia como antigamente acontecia nos jogos europeus . Quanto ao onze inicial , amanhã veremos.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Muito mais do que um grande golo

A influência de Renato Sanches no jogo do Benfica tenderá a aumentar com o decorrer da temporada . Ele é o melhor médio centro do Benfica . O que melhor se posiciona , o que melhor conduz a bola e o que melhor passa , ele é o catalisador do bom futebol do Benfica . O talento não tem idade e ele é um talento de nível internacional.

De resto a equipa nem jogou mal apesar das limitações atacantes de ambos os laterais e da equipa da Académica jogar muito fechada atrás. Parece-me que o onze titular de hoje está muito próximo do onze ideal .

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Quem haveria de dizer

Quem diria que o jogador que faltava ao Benfica já cá estava ... e na equipa B . Renato Sanches ,dezoito anos , é um craque .  Em  Braga, ainda um pouco tímido como é natural, mas já a mostrar uma enorme diferença relativamente a Talisca ou Pizzi quando jogam na mesma posição . É um miúdo e não será ele a levar a equipa às costas mas que ganhou o lugar lá isso ganhou.

Encontrada a solução para a designada posição "8" arrisco dizer que apenas nos falta um lateral esquerdo de grande qualidade para encontrar o onze ideal .

Espírito de sacrifício

Este era um jogo muito difícil . E o Benfica respondeu à campeão . Com força e arte no início e com sacrifício na parte final .

Muito bom jogo de Júlio César . Que descanso ter este homem na baliza . Lisandro e Jardel estiveram bem mas o mesmo não se poderá dizer de Eliseu . Reforçar a lateral esquerda em Janeiro não seria má ideia.

Gostei de Fejsa e sobretudo de Renato Sanches . Independentemente da nacionalidade ou de ser um filho da escola Benfiquista este miúdo é um craque e pode estar aqui um jogador de nível internacional . Bom jogo de Pizzi e muito bom trabalho de Mitroglou no primeiro golo.

Grande vitória !!!

domingo, 29 de novembro de 2015

Proposta de onze

Convocatória para Braga com regressos que podem ajudar a equilibrar a equipa nas suas zonas mais frágeis . Fejsa e Lindelof , recuperados dão a Rui Vitória soluções para fazer face às saídas forçadas de Samaris e Sílvio .

Em Braga os jogos têm sido mais luta do que futebol . Nesse sentido , supondo que todos os jogadores estão a cem por cento, gostava de ver uma equipa mais forte defensivamente sem perder a qualidade ofensiva e não necessariamente baseada em cruzamentos aleatórios como tantas vezes tem acontecido ultimamente.

Aqui vai a proposta de onze : Júlio César na baliza ; bloco defensivo forte no jogo aéreo, composto por Lindelof , Lisandro , Jardel e André Almeida ; meio campo com Fejsa e Renato Sanches, Gaitan e Gonçalo Guedes ; ataque com Jimenez e Jonas. 

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

No mínimo , ganhar!

Depois do empate com o Astana vem o Braga . Noutras circunstâncias poderia aceitar-se um empate mas como as coisas estão só a vitória será aceitável.

Em princípio Almeida jogará no lugar de Sílvio o que dará maior segurança defensiva à equipa. Jogo importante para avaliar Lisandro de cuja qualidade desconfio.

Renato Sanches será para manter . Resta saber quem ocupará o lugar de Samaris . Cristante deverá ser a alternativa. 

Jogue quem jogar , no mínimo , ganhar .

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Raul e Renato

Mais um jogo fraco que valeu pelos dois golos de Jimenez e pela estreia de Renato Sanches . Não sei se nasceu uma estrela mas o miúdo revela a personalidade dos que nasceram para jogar à bola. Espero que continue no onze em Braga. Desta vez Jimenez mostrou que é ponta-de-lança , espero que estes golos lhe dêem a confiança que parecia estar a faltar.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

É o desafio da tua vida

Não estamos a falar de física nuclear , isto é apenas futebol .  E nem sequer exigimos que se elimine Barcelona ou Bayern.

Os nossos adversários são Porto e Sporting , Lopetegui e Jorge Jesus .

É importante que Rui Vitória perceba que tem aqui o desafio que vai definir a sua carreira ,o resto da sua vida e até da dos seus filhos e netos. Daqui a dez anos poderá estar a ganhar milhões ou a treinar um clube da segunda liga. 

Ao contrário do que se ouve por aí , Vitória não tem menos condições do que o anterior treinador . Todos os clubes perderam jogadores determinantes . 

Perceber o que está errado , estudar , desenvolver novos métodos e encontrar soluções é o que se pede .

Rui Vitória é um homem inteligente e tem formação mas parece faltar-lhe nervo e navega numa espécie de "dolce far niente". Precisa de mais pressão para ver como reage . O Benfica é um clube de campeões, um clube de esfomeados mesmo quando temos a pança cheia , um clube de insaciáveis 

domingo, 22 de novembro de 2015

Nem treinador nem estrutura

É evidente que fomos roubados . Para além do penalty o critério disciplinar foi vergonhosamente caseiro . E se calhar com alguma sorte tínhamos chegado ao final empatados . Falhou a estrutura incompreensívelmente muda perante ataques sistemáticos , designadamente do Sporting , que começam a dar frutos como se viu hoje.

Mas , mais uma vez , não jogámos nada . Hoje qualquer jogador do Sporting parece melhor do os nossos . E aqui a responsabilidade é de Rui Vitória .

Ambos os problemas terão de ser resolvidos por Filipe Vieira. Ele é o máximo responsável . 

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Não somos lagartos

Amanhã teremos um jogo muito difícil . Mata-mata como dizia o outro . E desta vez temos mesmo que matar . Não por se tratar do Sporting . Se fosse com o Belenenses , o Tondela , o Porto ou qualquer outra equipa seria igual - não somos lagartos .

Gostava de ver Júlio César , Sílvio , Luisão , Jardel e Eliseu , Samaris , Renato Sanches , Gonçalo Guedes e Gaitan , Jonas e Mitroglou . Caso Jonas não esteja em condições gostava de ver Carcela na direita e Guedes no meio. Parece-me que não será arriscado apostar em Renato para a posição "8" , pelo menos não mais arriscado do que jogar com um jogador tão macio como Talisca ou com alguém com tantas dificuldades a atacar como Almeida. O talento não tem idade.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Assumir a responsabilidade

O próximo "derby" é um jogo mais importante para nós do que para o outro clube . Jogámos , esta época , duas vezes contra o Sporting e perdemos as duas . Desta vez não poderá ser assim.

Em primeiro lugar , Filipe Vieira deverá perceber que no futebol como em tudo o resto,mais importante do que o passado é o presente . Muito mais importante .

Rui Vitória tem que ganhar este jogo . A eliminação na Taça , terceira derrota consecutiva com o Sporting,deixará os Benfiquistas ainda mais desconfiados relativamente à sua capacidade. 

Ao contrário de muitos outros Benfiquistas considero que Vitória tem as mesmas condições de JJ . Mas isso não exime o presidente da responsabilidade da escolha do novo treinador. E espero que este faça sentir isso mesmo ao técnico . Justa ou injustamente ambos jogam o seu nome em todos os momentos , especialmente Luís Filipe Vieira até aqui credor de todos os encómios .

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Dependemos cada vez menos de nós

Passada mais uma jornada e continuamos bem atrás dos principais adversários . Quanto ao jogo de hoje acabou por reflectir o que tem sido o nosso campeonato , de uma pobreza franciscana .

Os problemas da equipa são claros . Talisca não pode ser o organizador de jogo do Benfica . Menos ainda pode fazer de médio defensivo . Na minha opinião não tem lugar no onze . Raul Jimenez é inferior a Mitroglou que vinha de lesão e talvez tenha sido por isso que ficou no banco mas espero ver o grego como titular nos próximos jogos .

De positivo viu-se um Sílvio mais dinâmico e a jogar melhor , Samaris a tentar trabalhar por dois e Gonçalo Guedes que ainda nem fez dezanove anos a ganhar enorme relevância e a ser decisivo . Boa entrada em campo de Carcela.

Sporting e Porto ganharam e dependemos cada vez menos de nós no campeonato.

domingo, 8 de novembro de 2015

Para continuar

Convocatória normal a incluir o nome do jovem Renato Sanches . Depois de Gonçalo Guedes e de Nelson Semedo , Rui Vitória começa a abrir a porta a mais um jovem formado no Benfica. 

É uma atitude corajosa mas é sobretudo a capacidade de reconhecer um talento emergente . Sanches tem um potencial enorme e se tiver cabeça e oportunidades dificilmente deixa de conquistar um lugar no onze até final da época. Não faz sentido afirmar que é um risco apostar num miúdo , o talento não tem idade.



sábado, 7 de novembro de 2015

Comentando especulações

Li não sei bem aonde que Taarabt e Fejsa poderão estar de saída em Janeiro. Sinceramente não me parece que a recomposição do plantel deva passar por aí . Acredito que o marroquino poderá ainda ter uma palavra a dizer , assim recupere a forma física . Trata-se dum craque . Quanto a Fejsa , é um jogador que pode actuar como médio defensivo , posição em que supera André Almeida e pode também actuar como central . É um polivalente com qualidade .

Polivalente é também Lindelof  mas este pela sua juventude e posição no plantel devia ser emprestado . O mesmo devia acontecer com Victor Andrade , claramente a precisar de minutos na primeira liga mas ainda sem capacidade para ser alternativa no Benfica . 


terça-feira, 3 de novembro de 2015

A vitória da vontade

O Benfica não é  . Talvez seja melhor dizer ainda não é propriamente o arquétipo da equipa bem trabalhada . Há momentos em que aquela malta parece andar toda ao molho. 

Mas o que falta em trabalho sobra em alma . E isso também ajuda a ganhar jogos como se viu hoje .

Destaque para a exuberância artística de Gaitan ,superior a todos os outros . Excelente jogo ofensivo de Luisão .  Todos os restantes estiveram bem . Ressalvo apenas o jogo esforçado mas infeliz de Jimenez ,aparentemente incapaz de marcar um novo golo.


domingo, 1 de novembro de 2015

Sucesso financeiro depende do sucesso desportivo

Apesar de alguns negócios menos felizes não podemos dizer nada que não seja afirmar os bons resultados financeiros do clube e que podem ser consultados no Relatório e Contas 2014/2015 .

Contribuem decisivamente para este resultado positivo o sucesso da BTV  e a alienação dos passes dos jogadores.

Estes resultados devem-se à visão de Luís Filipe Vieira , ao excelente trabalho de Jorge Jesus e ao igualmente excelente trabalho desenvolvido no sector de formação do clube. 

Espero que os números de 15/16 possam ser igualmente bons mas para que isso aconteça é determinante o sucesso desportivo . E é isso que LFV não pode esquecer .

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

É melhor criticar hoje porque desconfio que no próximo jogo ...

Sigo o presidente quando afirmou que devemos criticar quando as coisas correm bem e apoiar quando correm mal . Por isso vou criticar hoje porque desconfio que na próxima terça vou ter que apoiar .

A convocatória e o onze estiveram no limite do surreal . Clésio , a grande surpresa , acabou , como seria de esperar, por demonstrar que não pode ser lateral direito no Benfica . Aliás , defensivamente a equipa está uma desgraça . Luisão e Jardel estão irreconheciveis e Sílvio não pode ser titular . Talisca é incapaz de defender e Samaris é obrigado a jogar por diversos jogadores . No ataque são lances individuais atrás de lances individuais , vale que há qualidade individual . Mas isso não ganha todos os jogos como já se viu .

Espero que o treinador perceba que o próximo jogo tem um grau de dificuldade que não permite aventuras sem sentido .

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Fora da caixa

O próximo jogo não é uma final mas uma finalíssima . Espero que Rui Vitória e os jogadores o encarem assim .

A convocatória é , para ser simpático , "fora da caixa" . Sinceramente não entendo a chamada de Clésio  e Vera  em detrimento de Taarabt , Djuricic e Victor Andrade . Faz sentido chamar os miúdos , mas com critério . 

As opiniões de JJ sobre a estrutura do Benfica ou qualquer outro assunto não têm qualquer interesse . O que é necessário é trabalhar , trabalhar , trabalhar . Há muita coisa para melhorar em relação ao último jogo que não deverá ser esquecido .

domingo, 25 de outubro de 2015

Um grande erro

O jogo de hoje foi uma grande humilhação . Inaceitável . Insuportável . Impossível de aceitar . E isso devia ter sido a primeira coisa a ser dita por Vitória que já perdeu com o Porto e com o Arouca .São três derrotas em sete jogos .

Rui Vitória tem de perceber que já não está a treinar o Guimarães .Aqui não é para ganhar de vez em quando .Aqui é para ganhar sempre , aqui não se aceita a derrota nem há tempo para recuperar . Por isso ele deve ser o primeiro a tentar perceber se tem capacidade para treinar o Benfica. Eu começo a duvidar seriamente que a tenha .

Claro que não tivemos a chamada sorte do jogo mas também não fizemos muito por isso . Quanto aos jogadores e não querendo criar bodes expiatórios sempre me parece que a colocação dum jogador tão limitado tecnicamente como o é André Almeida no meio campo é um absurdo . E Pizzi também não é solução. Sílvio é outra fatalidade e Eliseu pouco melhor é. Nada de novo , desde o início que estão identificadas as nossas fraquezas .Também não entendo a opção por Jimenez em detrimento de Mitroglou que me parece melhor jogador. Mas o pior é a fraca organização da equipa , defensivamente a anos-luz da época passada e isso é trabalho de treinador . Outra perplexidade é a aparente má condição física da equipa .

Apesar  de confiar em Filipe Vieira não posso deixar de realçar que a decisão de afastar Jesus começa a revelar-se um grande erro . Espero que não definitivamente .

sábado, 24 de outubro de 2015

Altura de reagir

A recente entrevista de Marco Ferreira  , um árbitro que se não é ladrão disfarça muito bem, que se junta à execrável campanha difamatória levada a cabo por um dos personagens mais nojentos da história do dirigismo desportivo português , Bruno de Carvalho, mostra bem que estamos perante adversários sem escrúpulos . Adversários que fazem de tudo para se transformar em inimigos.Estamos perante uma união clara de Sporting e Porto na tentativa de apoucar o infelizmente para eles maior clube português.

Perante tudo isto os idiotas que passam por jornalistas desportivos limitam-se a chafurdar neste esterco absurdo e inacreditável.

Neste cenário não pode continuar a haver silêncio . Está na altura de responder à letra porque isto já é bem mais do que ruído .


Recomposição

A lesão de Nelson Semedo e a fragilidade física de Sílvio deverão obrigar Rui Vitória alterar o onze inicial .

Na minha opinião não há dúvidas sobre a melhor solução : Fejsa no meio campo e André Almeida na lateral direita.


sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Crescer com a ajuda dos grandes


Gaitan foi hoje homenageado na Embaixada da Argentina em Lisboa. Nestas ocasiões dizem-se coisas que pouco significam. Todavia , gostei de ouvir o presidente dizer que tentaria que Gaitan ficasse por cá mais uns anos. Abstraindo do caso concreto parece-me ser de observar que os jovens só conseguirão evoluir se tiverem namesma equipa grandes jogadores . Rui Costa apareceu e evoluiu numa altura em que no Benfica jogava um dos melhores que por cá passaram , o mágico Valdo Cândido Filho.



quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Fraquinho mas sem comprometer a passagem

Foi fraquinha a exibição mas continuamos bem encaminhados na Champions . Ainda não conseguimos controlar os jogos e isso ficou patente hoje , mais uma vez. Mostrámos alguma dificuldade no passe e na decisão . Talvez não haja alternativa mas uma dupla de centrocampistas com as características de Almeida e Samaris limita imensamente o jogo atacante do Benfica , ambos têm dificuldade naquilo que é mais importante num médio , o passe . Apesar do golo também não se viu o melhor Gaitan nem o melhor Jonas . Não se pode dizer que tenham sido os laterais o calcanhar de Aquiles esta noite , mesmo não sendo brilhantes , Eliseu e Sílvio cumpriram . Jimenez teve azar e acabou por retirar um golo certo a Jonas.


sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Oportunidades perdidas

Foi um péssimo jogo do Benfica , hoje à noite . Daqueles que se o adversário fosse um bocadinho melhor dariam o chamado tomba gigantes .

Pizzi e Talisca teimam em não aproveitar as oportunidades e começam a pedir bancada . Carcela é tecnicamente muito bom jogador mas está pouco integrado . Jimenez entrou realmente bem e Victor Andrade mexe sempre com o jogo . Há que melhorar muito para trazer um bom resultado da Turquia.

Primeira batalha

Hoje há Taça de Portugal e mesmo se adversário não é dos mais poderosos não pode haver facilitismos.

Rui Vitória convocou Taarabt e Djuricic , dois talentos que ainda não jogaram e também Cristante igualmente por estrear .

Eu gostava de ver , tendo em conta os convocados, Júlio César , Sílvio , Lisandro , Jardel e Eliseu , Fejsa , Cristante , Victor Andrade e Nuno Santos , Taarabt e Jimenez

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Tem que esperar por 2ª feira

Bruno de Carvalho , a caminho do Luxemburgo mas sempre com o Benfica no pensamento imaginou que o presidente do Benfica ia responder-lhe hoje . Aproveita que não estou cá , terá afirmado .

Carvalho quer chamar a atenção , custa-me a crer que aconselhado pelas agências de comunicação que contratou , uma vez que tudo o que diz é absurdo e falso .

Evidentemente Luís Filipe Vieira não lhe deverá responder . Quem o deverá fazer é Pedro Guerra na próxima 2ª feira . Isto se o Benfiquista achar que Carvalho merece resposta. Quanto a mim , não vi o programa anterior e também não vou ver o próximo , não perco tempo a ver conversas de café na televisão.

Todavia , acho absurdas críticas feitas por alguns Benfiquistas a Pedro Guerra . Vale mais um minuto de Guerra do que dez horas de Seara.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Coisas incompreensíveis

Como é possível um treinador profissional , bom ou mau , não perceber o imenso talento de Bernardo Silva. Como é possível este jogador não ter tido qualquer oportunidade no Benfica . Incompreensível !

domingo, 4 de outubro de 2015

Em equipa que ganha mexe-se pouco

Se todos os jogadores estiverem em condições de jogar parece-me que a única alteração que deverá ser feita por Rui Vitória é a troca de Jimenez por Mitroglou . Do que vi até agora o grego parece-me melhor jogador

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Mitos que vão caindo

A chamada de Nelson Semedo à selecção , mas sobretudo as suas exibições juntamente com as de Guedes deixam claro mesmo para os mais crédulos em Jesus e desconfiados de Vitória que a ideia de que JJ formou jogadores que vendemos por milhões e que isso ia deixar de acontecer com a sua partida era absolutamente despropositada . É que para além dos miúdos também Gaitan e Jonas estão a jogar como nunca .

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Problemas transformados em grandes oportunidades

O jogo de ontem foi um regresso às grandes noites europeias . Foi só um jogo é verdade mas há jogos que contam mais do que outros . Pouca gente acreditava sequer no empate quanto mais na vitória .

O jogo de ontem veio também demonstrar a quem ainda precisava de demonstração relativamente a uma matéria tão evidente que os miúdos do Benfica jogam como gente grande . Infelizmente já vendemos a preço de saldo um jogador como Bernardo Silva .

A esse propósito há que dizer que o grande problema resultante da lesão de Salvio e da saída de Maxi veio a revelar-se uma oportunidade não só para dois jogadores como também para o próprio clube porque esta dupla promete um rendimento desportivo ainda superior ao dos sul-americanos. 

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Rui Vitória

Destaco nome do treinador também destacado em entrevista pós-jogo pelo gigante Júlio César . Excelente organização , inteligência e a coragem de pôr os miúdos a jogar . E que resposta eles deram.

De Júlio César a Jimenez todos estiveram bem mas destaco a exibição gigantesca do guarda-redes , o pulmão , a técnica e a confiança própria dum veterano do miúdo Nelson Semedo ;destaco ainda a qualidade e frieza dum jogador destinado a grandes conquistas chamado Gonçalo Guedes ; muito bem também Gaitan ; excelente exibição de André Almeida e também de Jardel .

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Para manter

Jogo de Champions em Madrid . Manter o último onze será o mais sensato e aquilo que Rui Vitória irá fazer . Com André Almeida haverá menos criatividade mas muito mais qualidade defensiva.De resto, Mitroglou, nada fez para perder a titularidade e Gonçalo Guedes não tem rival, neste momento , no Benfica

sábado, 26 de setembro de 2015

Ganhar em todos os campos

O jogo de hoje não foi brilhante . Mas mesmo assim ganhámos por três a zero . Parece-me que um meio campo constituído por Almeida e Samaris , apesar de proteger as subidas dos laterais , é forçosamente um meio campo pouco criativo.Todavia , em Madrid , é capaz de ser a melhor solução.

Jonas marcou mais dois , um deles é um grande golo e o outro é uma magnífica assistência de Gonçalo Guedes. Mas Jonas é muito mais do que isso  e para quem imaginava que só jogava bem com JJ a resposta está a ser estridente. 

De resto , Nelson Semedo esteve muito bem . Gaitan como habitualmente e Gonçalo Guedes começa a demonstrar que vale a pena esperar pelo seu crescimento

Geniais

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Hora de recuperar

Amanhã é absolutamente obrigatório vencer . Não nos enganemos : o Porto é o nosso principal adversário e acaba de perder dois pontos .

Rui Vitória voltou a convocar vinte atletas . Destaco a entrada de Lindelof em detrimento de Lisandro , aparentemente por opção técnica . Sem ter dados e apenas olhando de fora parece-me algo estranho. Regresso, também , de Victor Andrade , na minha opinião justa. 

Estou curioso para ver o onze inicial . Sobretudo no que diz respeito à posição"8". Talisca ou Pizzi ,uma vez que Cristante ou João Teixeira são cartas fora do baralho . Começa a demorar em demasia o aparecimento de Taarabt, seguramente  culpa do próprio mas igualmente responsável quem o contratou.


terça-feira, 22 de setembro de 2015

Mais ambiçao sff

Espero que Rui Vitória perceba que independentemente de trinta minutos bons no Porto o resultado foi mau e a quebra da equipa na segunda parte pouco normal e resultado da incapacidade de ter a bola. 

Não foi o Benfica quem perdeu mais jogadores e por isso não faz sentido pensar que não é obrigatório ganhar o campeonato .

Sobre o jogo do Porto já muito foi dito . É um truísmo afirmar que este Porto é mais fraco do que o da época passada . Também nós estamos mais fracos apesar do potencial de crescimento de Guedes e Semedo e da qualidade de Mitroglou .

Falta ambição . Vitória disse , logo quando chegou, que sabe muito bem os terrenos que pisa .É altura de o provar.

domingo, 20 de setembro de 2015

Mudar o chip

Claro que não fomos massacrados e até podíamos ter marcado primeiro . Mas perdemos e já temos quatro pontos de atraso . E por isso mais do que um discurso auto-justificativo como o que faz Vitória se impõe o reconhecimento de que já perdemos os pontos que tínhamos a perder e de que a partir de agora temos mesmo que ganhar os desafios todos.

Agora é fácil falar mas Rui Vitória falhou ao deixar Fejsa na bancada . Por outro lado a equipa pareceu cair fisicamente a partir do meio da segunda parte o que não se compreende porque o adversário até teve menos um dia de descanso. 

Neste jogo nada foi bom nem positivo . Serviu , todavia , para dar mais tarimba aos miúdos Semedo e Guedes que estiveram à altura do desafio

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O puto é bom

Vejo alguns Benfiquistas um pouco desencantados com Gonçalo Guedes . É bom lembrar que estamos a falar dum jogador com dezoito anos . Claro que ainda não tem o rendimento dum Gaitan mas não deixa de ser um jogador com imenso potencial . Assim à partida acho-o parecido com James , ex-Porto , hoje no Real Madrid . Boa técnica , velocidade e remate são as principais características do jogador . Diria que é um atleta para render mais no centro ,como segundo avançado , do que como extremo direito, mas neste momento , tendo em conta a composição do plantel  ,percebo a opção de Rui Vitória

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Momentos inesquecíveis

Não sei se Gaitan vai sair em Janeiro , no final da época ou se vai ficar por cá , o que sei é que jogadas como as que fez hoje e na passada sexta-feira já ninguém nos tira . O manancial de toques , dribles , acelerações , passes , tabelas e agora até marcou golos em dois jogos consecutivos , é impressionante . Estamos a ter o privilégio de ver um dos melhores executantes do mundo num excelente momento , com a camisola do Benfica.

No meio campo reinou Samaris que parece estar a atingir a melhor forma. Nos dois últimos jogos esteve muito bem no passe , o seu calcanhar de Aquiles nos primeiros jogos . Mitroglou , o outro grego também marcou e jogou bem .

De resto uma vitória merecida e três pontos.

sábado, 12 de setembro de 2015

Princípios de época que destroem mitos

Alguns analistas já diziam , aquando da pré-época , que Jonas e Gaitan não eram assim tão bons . Beneficiavam de trabalhar com JJ mas sem este seriam apenas dois bons jogadores - apenas isso . 

A esses entendidos Jonas responde com cinco golos em quatro jogos para o campeonato e Gaitan com as mais belas jogadas do pobre campeonato luso.

Um jogo à Benfica

Foi um jogo perfeito . Qualquer jogo que se vença por seis a zero é um jogo perfeito . 

A primeira diferença para os jogos anteriores foi o regresso de Jardel . Lisandro é bom jogador mas com Jardel ao lado Luisão torna-se melhor ; fica mais confiante e , simultaneamente, Eliseu fica também mais à vontade . Melhora imediatamente todo o jogo do Benfica porquanto essa confiança se estende também aos jogadores de meio campo como Samaris que hoje fez dois ou três passes fantásticos. Jardel é indiscutível e por enquanto o central argentino terá que se contentar com o banco.

A segunda alteração foi a presença de Talisca que correspondeu plenamente . Percebeu que deve ser mais agressivo na recuperação, apesar de algumas desconcentrações que o obrigaram a fazer falta , mas melhorou. Também está melhor ofensivamente; mais seguro no passe e menos ansioso na procura do remate . Grande golo .

Gonçalo Guedes que , convém recordar , tem dezoito anos , foi titular e jogou bem . Defensiva e ofensivamente . Gostava de o ver continuar no onze . Vai ser um craque.

Claro que o destaque maior vai para Jonas , dois golos e duas assistências , Gaitan com pormenores que só por si , cada um vale um bilhete e Mitroglou que fez mais dois golos e mostra que vai vender bem cara a titularidade . Ainda bem.

Estávamos a precisar !


domingo, 6 de setembro de 2015

Apostar bem

A aposta na formação de que hoje Filipe Vieira voltou a falar em entrevista e que esta época se vê em campo é a aposta correcta. Todavia  , apostar nos miúdos , não pode significar ter uma equipa desequilibrada ou fragilizada. 

O mais importante é que seja uma aposta genuína e não artificial do tipo só porque sim ou porque por razões de incompetência não se encontraram soluções válidas para determinado lugar.

No nosso caso , este ano , podemos dizer que a inclusão a conta gotas de Gonçalo Guedes na equipa é uma decisão correcta . A entrada progressiva de Victor Andrade também , desde que não se peça a um miúdo que até aqui só tinha jogado na segunda divisão que venha salvar a pátria. Já a oferta da titularidade a Nelson Semedo me parece algo arriscada, apesar da excelente resposta que deu . Trata-se duma posição muito difícil e só espero que quando as coisas lhe correrem mal o continuemos a apoiar.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Setembro decisivo

O sucesso do Benfica , esta época ,  passará pelo crescimento de Nelson Semedo e pela resposta do ainda não encontrado substituto do lesionado Salvio . Isto a nível individual. Mesmo não havendo jogos fáceis seria impensável imaginar que nesta fase não ganharíamos em casa ao Belenenses.

Será o jogo da quinta jornada, fora com o Porto , a determinar muito do que será o nosso campeonato este ano .

Entretanto espera-se pela melhoria do jogo colectivo , pela entrada em cena de jogadores como Carcela ou Taarabt e pelo crescimento de Semedo , Pizzi , Jardel , Mitroglou , Jimenez , Talisca , etc., etc.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Muita parra , pouca uva

"Estou hoje perplexo como quem pensou e achou e esqueceu" - Tabacaria . Álvaro de Campos

É sempre bom iniciar com um verso de Fernando Pessoa . Também eu estou hoje perplexo . Em primeiro lugar com a confragedora incapacidade demonstrada para colocar excedentários e promessas sem espaço no plantel . Refiro-me a Nelson Oliveira , Djuricic , mas também a João Teixeira , Nuno Santos , ou em alternativa a Cristante . São demasiados jogadores que pouco ou nada irão jogar . Aparentemente dá-se mais importância à quantidade do que à qualidade. E mesmo que Djuricic e Oliveira ainda possam rumar a Inglaterra será nas condições impostas pelos clubes que os venham a receber. 

sábado, 29 de agosto de 2015

Ao menos toquem todos a mesma música

É famosa a anedota em que um maestro , depois dum dia de ensaios , se dirige aos músicos e lhes diz que ainda suporta que toquem desafinados mas ao menos que toquem todos a mesma peça .

O jogo desta noite foi mais uma tortura para todos os Benfiquistas, apesar do resultado positivo . Defensivamente  a coisa está mesmo feia . Ninguém pressiona na frente e no meio campo e os defesas , que também estão altamente inseguros , acabam por ser apanhados em falso . Colectivamente não jogamos nada . Apesar disso é justo dizer que o segundo golo do Moreirense foi marcado irregularmente.

Individualmente também não há destaques a fazer a não ser pela negativa . Excepção feita a Jimenez que marcou um golo no pouco tempo que esteve em campo ; a Gaitan que fez duas assistências , a Jonas que tentou trabalhar, embora nem sempre tenha sido feliz mas acabou por fazer o golo decisivo. Júlio César acabou por ter uma noite ingrata mas não se pode dizer que tenha estado mal . 

A ideia de Rui Vitória de que há coisas muito boas referindo-se ao coração e à raça dos jogadores parece-me absurda . Ninguém ganha campeonatos em cima da improvisação e a contar apenas com a garra e o coração 

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

First things first

Nesta altura da vida Benfiquista há muito de que falar . Assuntos desportivos e assuntos extra-desportivos . Porém , neste momento , o mais importante é o próximo jogo em casa com o Moreirense.

A primeira nota é a ausência de Carcela , Taarabt e Cristante da convocatória , como habitualmente  , alargada a vinte nomes. A saída de Carcela , dos convocados, é alarmante .Ficamos a perceber que para Rui Vitória este jogador está atrás de Ola John , Andrade e Gonçalo Guedes. Ou seja , foi uma contratação sem grande sentido . Taarabt é um jogador que , salvo melhor opinião , devia fazer uns jogos na equipa B , o mesmo se aplicando a Cristante que, não podemos esquecer , tem apenas vinte anos

Ganhar é imperioso , disso nem se fala. Mas também é importar avaliar se existe alguma evolução no até aqui muito fraco desempenho da equipa. Está na altura de se começar a ver alguma coisa de jeito .


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Desilusão

A contratação de Coentrão pelo Mónaco foi um balde de água fria. Continuamos a precisar dum jogador de qualidade para jogar pelas faixas , não necessariamente um lateral esquerdo. Ansaldi e Siqueira não vale a pena. Virá alguém ? 

Mudar de táctica ?

Como poderá Vitória alterar o esquema táctico agora que tem três avançados de peso. Deixar semanalmente um na bancada ? Impossível ! Rui Vitória tem que se adaptar ao plantel que presumivelmente ajudou a formar ( Mitroglou e Jimenez vieram esta época ).

Está na hora de encurtar o plantel , de resolver os casos pendentes e mais ou menos pendentes. Não se poderá trabalhar eficazmente com trinta atletas ou coisa que o valha.

Paradoxalmente precisamos ainda dum jogador . Mas só valerá a pena contratar se for mesmo um craque. Fábio Coentrão seria o jogador ideal . Aparentemente está difícil.

É fundamental não ceder pontos nos dois próximos jogos , ambos em casa em casa ( Moreirense e Belenenses ) até porque a seguir vamos ao Porto.

domingo, 23 de agosto de 2015

Está na hora de começar o trabalho

O resultado desta noite foi desastroso . A exibição foi medonha . Espero que Rui Vitória não esteja realmente convencido que criámos imensas oportunidades de golo. O Arouca teve tantas ou mais oportunidades de golo que nós. Foi Júlio César quem evitou o dois a zero.

Cruzamentos à maluca e remates de fora da área não podem ser vistos como oportunidades de golo. Defendemos mal e atacamos mal . 

Com isto não quero dizer que devemos mudar de treinador . Este foi o homem escolhido e é com este que vamos até ao fim . O que me parece é que neste primeiro ano devemos baixar um pouco as expectativas. Por outro lado parece-me que alguém na estrutura deve apertar com Vitória porque não se vê trabalho.

Defender melhor , desde logo . Júlio César não pode continuar a ser o melhor em campo em todos os jogos. Nenhum dos laterais consegue defender . Por essa razão não sei se num dos lados não devia estar um defesa . Samaris mostra-se incapaz de acertar um passe a dois metros de distância e isso é dramático. Mas o pior é a falta de ideias da equipa entregue apenas a iniciativas individuais. Está na hora de começar o trabalho.
 

sábado, 22 de agosto de 2015

Chegará ao Natal ?

Muito boa exibição de Pelé , hoje no estádio do Sporting , e sem vacilar aquando da marcação do penalty . Igualmente bem esteve Fábio Cardoso , na minha opinião o melhor de todos os centrais saídos da nossa formação nos últimos anos.

P.S.  Quando Jesus contratou João Pereira escrevi aqui que este homem garantiria , no mínimo, dois ou três maus resultados ao Sporting e meia dúzia de expulsões durante a época.  Mesmo sem ser grande coisa Esgaio é muito melhor do que Pereira mas afinal de contas JJ foi o treinador que achou que Bernardo Silva não cabia no plantel do Benfica. 

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Uma última contratação

Os quatro a zero ao Estoril não disfarçam a necessidade de contratar mais um  jogador. Apesar de tudo a resposta de Nelson Semedo e a presença de Sílvio e Almeida no plantel permitem que se possa pensar que o sucessor de Maxi já está encontrado . Não podemos , no entanto , esperar que um jogador ainda em formação possa ter o mesmo volume de jogo do uruguaio . E ainda por cima Salvio também está lesionado . Outro jogador que não tem substituto no plantel actual . O argentino origina mais lances de perigo num jogo do que Ola John numa época. Victor Andrade é um miúdo , apesar da excelente reposta que deu na primeira jornada e que deveria inclusivamente titular no próximo jogo , é ainda uma promessa. Carcela , uma incógnita

Nesse sentido parece fazer falta um atleta capaz de oferecer "volume de jogo" . Capaz de criar , durante cada partida , inúmeras situações de perigo para a baliza adversária. 

Na minha opinião , apesar do enorme obstáculo que deverá ser o seu salário , Fábio Coentrão seria a solução ideal. Markovic , apesar de ser um jogador que tal como Salvio , joga ou pode jogar pela direita , e ser capaz de fazer coisas fantásticas em jogos importantes , não me parece que seja um atleta tão consistente, mas era outra boa solução



terça-feira, 18 de agosto de 2015

Mais um protótipo

Depois da fantástica resposta de Nélson Semedo , não é fácil ser titular na posição de lateral direito no Benfica ,e da entrada surpreendente de Victor Andrade que na minha opinião ganhou o lugar , arrisco a dizer que há no Benfica mais um protótipo de jogador que poderá perfeitamente entrar nos dezoito e até no onze . O talento não tem idade nem pede licença a estatutos. Nesse sentido Renato Sanches pode perfeitamente ser o senhor que se segue.



segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Até pode ter sido enganadora mas foi goleada

Cheguei a ver as coisas um bocado negras . Mas quando as estavam a correr mal apareceu um guarda-redes de nível mundial : Júlio César . Fantástica exibição! 

Muito bem, também , Nelson Semedo que apesar de alguns erros fruto da juventude revelou uma personalidade impressionante. 

Gaitan , dois passes para golo e uma série de pinceladas artísticas. Muito bem ! 

Jonas , dois golos e muito trabalho. Gostei !

Excelente cabeçada de Mitroglou a salvar um ou dois lances infelizes. 

Excelente entrada de Talisca a substituir um Pizzi pouco eficaz !

Finalmente fica a sensação de que vale mais meio Victor Andrade do que dois Ola Johns. Questão de mentalidade , sobretudo .

Muito trabalho ainda para Rui Vitória.Como equipa estamos ainda longe do mínimo. 

Jogo que valeu sobretudo pelo ambiente nas bancadas e pelo facto da equipa não se ter perdido quando as coisas pareciam negras . Nesse sentido a presença de Luisão foi muito importante.

domingo, 16 de agosto de 2015

O meu onze

Convocatória alargada com vinte e um elementos . Relativamente à que foi feita para o jogo da Supertaça a grande novidade é a inclusão de Victor Andrade no lote de convocados. É importante que os melhores jogadores da B também possam cheirar este jogos.

Mas o que é mesmo importante hoje é vencer o jogo de forma clara. A pré-época correu mal ,não só em termos de resultados mas também em exibições. 

As grandes dúvidas para logo prendem-se com os laterais , Nelson ou Almeida e Sílvio ou Eliseu ; com o meio campo , Pizzi ou Talisca ; com o ataque ,Talisca ou Mitroglou e com o lado direito , John ou Talisca ou Guedes ou Pizzi .

Por mim seriam : Júlio César , Nelson Semedo , Luisão , Jardel e Eliseu , Samaris , Pizzi , Ola John e Gaitan , Jonas e Mitroglou

sábado, 15 de agosto de 2015

Liga Real

1ª Jornada - Sporting 1 pt.



E depois deste lançamento irregular também não há penalty . Até o Jorge Coroado diz que é pé em riste do jogador do Sporting.


quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Reacção à derrota

Perdemos a supertaça . Percebemos que esta época , com este plantel, poderemos ter muitas dificuldades para revalidar o título e até para conseguir a segunda posição.

A escolha do treinador está feita . Boa ou má a escolha está feita e é com este homem que é sério e competente mas que ainda tem muito para aprender que temos de ir até ao fim .

Tem vindo a ser feito nos últimos anos um desinvestimento na equipa . Isso é claro . E tem que parar sob pena da coisa vir a correr mal já este ano.

Raul Jiménez foi o primeiro nome anunciado após a derrota . Sinceramente não percebo esta contratação . Independentemente do custo o que me parece e ficou claro no último jogo é que a fraqueza da equipa não está no ataque mas em quem devia colocar lá a bola em boas condições . Mas , apesar desta opinião , subjectiva , é preciso afirmar que houve uma reacção. Mas não chega. 

Precisamos de atletas capazes de transportar jogo. Salvio está lesionado e Maxi está no Porto . Ficou Gaitan , não se sabe até quando , e o intermitente Ola John .Se Gaitan sair ficamos imediatamente liquidados se não contratarmos ninguém. Os laterais são inofensivos e no meio apenas Pizzi parece capaz de levar o jogo até aos avançados com alguma qualidade .

E isto já não vai lá com a contratação de miúdos . Tem que ser malta experimentada e com qualidade.
Coentrão e Markovic , por exemplo.


segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Não gostei nada do jogo

Não gostei nada do jogo . Até ao golo nunca tivemos iniciativa , sempre com medo, sem conseguir fazer outra coisa que não fosse correr atrás da bola. Falta trabalho e acreditar em quem está . Mitroglou fez dois ou três treinos e entrou à frente de jogadores que fizeram toda a pré-temporada. Incompreensível mas Vitória lá saberá .

Apesar de tudo gostei do Lizandro , muito forte no jogo aéreo . Gostei do Ola John . Do que não gostei nem vale a pena falar mas a aposta em Talisca falhou totalmente . Pessoalmente prefiro o Eliseu ao Sílvio mas, independentemente disso, falta-nos um lateral de grande qualidade . Apenas um que poderá ser esquerdo ou direito mas se fosse possível preferia o Coentrão.


sábado, 8 de agosto de 2015

Convocatória alargada

Júlio César e Elderson ;

André Almeida , Nélson Semedo , Eliseu , Silvio , Luisão , Jardel , Lindelof e Lisandro ;

Fejsa , Samaris , Pizzi , Gaitan ,Talisca , Ola John , Carcela , Gonçalo Guedes e Nuno Santos ;

Jonas , Mitroglou e Jonathan .

Rui Vitória convocou vinte e dois atletas , entre eles quatro laterais mais os miúdos Lindelof, Guedes e Nuno Santos e o recém-chegado Mitroglou . De fora ficaram Marçal , João Teixeira , Cristante ,Djuricic e Nélson Oliveira . 

Do que vi na pré-época percebo genericamente a convocatória embora me tenha parecido que Djuricic mostrou mais vontade do que Ola John . Aparentemente, e após o desmentido do interesse em Elabdellaoui , Vitória confia nos quatro laterais convocados. Teixeira e Cristante são médios centro com pouco espaço , pelo menos não cabem nos vinte e dois convocados para amanhã. Veremos o que o futuro lhe reserva. Sobre Oliveira já nem digo nada . Amanhã é para ganhar . Por mim, assim : Júlio César , André Almeida , Luisão , Jardel e Eliseu , Fejsa , Samaris ,Gaitan e Pizzi , Talisca e Jonas

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Matar o pai

Ontem num debate televisivo já não sei em que canal , na SIC N parece-me, dizia-se que o Benfica estava obrigado a ganhar o campeonato , a matar o pai. Aparentemente entendia-se por pai o treinador Jorge Jesus. 

Ora isto é um absurdo . Nenhum clube em Portugal ganhou tantos campeonatos como o Benfica. 

É Jesus quem está obrigado a ganhar . É ele quem tem de provar ser capaz de ganhar noutro clube que não o Benfica.

Claro que o Benfica também está obrigado a ganhar . Está sempre . Sempre esteve , mesmo quando não ganhava. Mas não por causa de Jorge Jesus que na história do clube é apenas mais um treinador destacando-se apenas pela estabilidade que lhe foi proporcionada pela direcção mesmo quando tudo perdeu.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Quem de quatro tira um

Com a chegada de Mitroglou deverá ficar fechado o plantel no que a avançados diz respeito . Resta saber se não haverá aqui um a mais. Jonas , Mitroglou , Jonathan e Nelson Oliveira são os nomes e cabe ao treinador eventualmente prescindir de um . Presumo que seja Oliveira o sacrificado , caso haja sacrifícios . Mas por mim , apesar de emprestado , seria Jonathan a sair, preferencialmente para um bom clube da primeira liga.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Comentando especulações

Agora fala-se do regresso de Siqueira . Na minha opinião não faz sentido . Mesmo dando de barato que o brasileiro é um pouco melhor do que Eliseu ou Sílvio continua a não fazer sentido . Porque na melhor das hipóteses (para ele) é mesmo apenas um pouco melhor. Alex Sandro é muito melhor do que ele. 

Se for possível ; se houver alguma hipótese ; se ele quiser ... Fábio Coentrão é neste momento o homem ideal para a esquerda. Até porque pode jogar à frente ou atrás . E porque é um grande jogador.

Procuram-se soluções

O Benfica perdeu dinâmica. O treinador é novo , os métodos e ideias serão diferentes, mas também não podemos alhear-nos da circunstância de termos perdido três jogadores fundamentais para os quais não foram encontradas alternativas credíveis.

Jonathan , primeira aposta para o lugar de Lima, não conseguiu ainda mostrar nada de especial. Talisca , primeira opção do treinador para o lugar de Salvio, está a anos-luz do argentino. Aqui tem mesmo de se encontrada outra solução. Contra tudo o que se poderia imaginar e ainda sem testes fortes parece ser Maxi quem poderá ser mais facilmente substituído pelo miúdo Nelson Semedo. A ver vamos !

Limpar a casa e começar a trabalhar

Parece evidente que não vale a pena andar a trabalhar com trinta jogadores .  Urge reduzir o grupo e começar a trabalhar duro porque o que se vê neste momento é uma equipa a perder qualidades muito rapidamente .


sexta-feira, 31 de julho de 2015

A Eusébio Cup devia ser sempre em nossa casa

Não concordo com a disputa da Eusébio Cup no México ou em qualquer outro país. Claro que Eusébio é uma figura do mundo mas a Eusébio Cup ainda não é uma competição de nível mundial. Primeiro devia promover-se um troféu com grandes clubes e só depois de consolidado o deveríamos deslocalizar. Independentemente de tudo a "Eusébio" é para trazer para casa 

terça-feira, 28 de julho de 2015

Quem era o mago antes de chegar Benfica

Noto uma grande desconfiança relativamente ao actual treinador do Benfica . Mas se olharmos com mais atenção verificamos que Rui Vitória é capaz de não ser assim tão inferior ao catedrático . Até chegar ao Benfica Jorge Jesus , então com cinquenta e cinco anos, tinha sido campeão da segunda divisão e vencedor duma obscura intertoto que levou em conta a circunstância do Braga ter chegado aos oitavos da uefa nesse ano . De resto nada . Foi o Benfica quem fez de Jorge Jesus o que ele é hoje. O BENFICA !!!

Com menos dez anos, Vitória chega ao Benfica com uma taça de Portugal no currículo . Bem melhor do que Jorge Jesus dez anos mais velho .

É preciso calma,confiança e bons jogadores.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Mais e menos

Mais um bom treino frente a uma equipa mediana mas com outro andamento. Gostei bastante do Pizzi- vai vender caro o lugar no onze . Gostei do Carcela , parece-me mesmo reforço. Gostei do Nelson Semedo , dinâmico e sem tremeliques . Gostei do Samaris , fisicamente já muito bem. Gostei do Lisandro . 

Apesar de esforçado, Jonathan precisa de perder alguma ansiedade, a rever . Ola John simplesmente horrível . Se não mudar de atitude a sua carreira vai acabar rapidamente .

sábado, 25 de julho de 2015

Antes da nota artística é preciso ganhar

Não vi nenhum dos jogos-treino efectuados até agora . Todavia , pela constituição da equipa , designadamente no jogo com a Fiorentina, parece-me que Rui Vitória vai procurar uma equipa mais forte na marcação defensiva . Escolheu André Almeida e manteve-o até final do jogo em detrimento de Sílvio e optou pela dupla Samaris-Fejsa no centro do campo . É compreensível que assim seja . Antes de correr  é preciso saber andar e antes da nota artística é preciso ganhar. Apesar disso parece-me que , pelo menos na maior parte dos jogos em casa, este onze parece pouco audacioso.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Baixa de peso

Embora se trate inegavelmente dum bom negócio - sete milhões de euros por um jogador com trinta e dois anos - não podemos deixar de reconhecer que a saída de Lima enfraquece o plantel e onze base do Benfica.

A questão que agora se coloca é a de saber se em casa há soluções ou se se torna necessário ir ao mercado. Os jogadores mais evidentes para substituir directamente Lima no onze são Nelson Oliveira e Jonathan Rodriguez mas também Talisca , Djuricic ou Gonçalo Guedes.

O desejável seria ir ao mercado . Mas só se tal se traduzir na chegada dum grande jogador . Um jogador para entrar de caras no onze. O meu preferido ? Markovic , mesmo sendo completamente diferente de Lima.

                                 

quinta-feira, 23 de julho de 2015

É a tua vez !

Da entrevista de Luís Filipe Vieira sai a certeza de que o Benfica não irá ao mercado para colmatar a saída de Maxi Pereira .

Nesse sentido julgo que a escolha recairá em André Almeida . Este assegurará uma consistência defensiva superior à de Maxi, ou de qualquer outro lateral do plantel, seja pelo chão ou pelo ar . Veremos se consegue também melhorar a dinâmica ofensiva, o seu calcanhar de Aquiles, apesar de ter começado como médio direito

terça-feira, 21 de julho de 2015

Asas para voar

Somos bicampeões nacionais e por isso faz sentido que sejam os nossos adversários a tentar reforçar os respectivos plantéis na tentativa de dar um pouco mais de luta este ano. Fazem-no da forma que fazem tudo. Esta pré-época caracteriza-os na perfeição . No caso do Sporting , a estultícia . Porque só a estupidez pode levar homens adultos a imaginar que Jorge Jesus é uma espécie de feiticeiro capaz de levar uma equipa ao sucesso independentemente dos jogadores que tenha à disposição. A única magia que fez no Benfica foram os milhões de euros gastos em contratações e uma direcção que lhe deu seis anos para trabalhar e que o manteve no posto mesmo quando perdeu tudo. Não me parece que Bruno de Carvalho faça o mesmo . Vai durar pouco a ilusão . No caso do Porto é a ilegalidade . Porque só o recurso a operações proibidas lhe permitem adquirir jogadores acima dos vinte milhões. Mas Pinto da Costa tido por um profundo conhecedor do futebol dá também indícios de senilidade na forma como compõe a equipa de forma desequilibrada.

Na minha opinião precisamos de ir ao mercado fazer duas ou três aquisições . A primeira , para ontem , é um lateral direito de grande categoria . Dos actuais, prefiro André Almeida , defensivamente até bem superior a Maxi Pereira, mas muito limitado no apoio ao ataque. Veremos o que vale ao mais alto nível Nelson Semedo , se tiver hipóteses.
Se Gaitan sair precisaremos de ir ao mercado buscar um craque . Não necessariamente um jogador como o argentino mas sempre um desequilibrador . Fábio Coentrão seria uma boa hipótese. No plantel actual nenhum jogador pode assumir o papel de joker . Ola John é inconstante , Taarabt é uma incógnita relativamente ao condicionamento físico , Talisca é capaz de ser chamado a fazer de Salvio , Gonçalo Guedes ( dezoito anos ) e Nuno Santos , se ficar no plantel são , por enquanto , jogadores para ir usando homeopaticamente e nunca para assumir o papel de maior responsabilidade.



sexta-feira, 17 de julho de 2015

Velocidade de cruzeiro

O Benfica chegou ao que se costuma designar por velocidade de cruzeiro . Constante e ideal para o percurso que nos propomos . Com a saída de Jorge Jesus, alguns atrasados mentais da nossa imprensa que o confundiam com a estrutura, assim como sempre confundiram um esquema meio amador de corrupção com organização, defenderam que o Benfica iria vacilar. Afinal quem vacila são eles reduzidos à narração de factos e fantasias sobre clubes menores.


quinta-feira, 16 de julho de 2015

Action !.. .

Rui Vitória fez a primeira convocatória . E nela incluiu Nelson Semedo , Victor Lindelof , João Teixeira , Guzzo , Nuno Santos , o sérvio Djuricic e o regressado Nelson Oliveira .

Excluídos foram, César que ao contrário do que parece ir acontecer devia ser emprestado a um clube europeu , Muhktar , Murillo entretanto emprestado ao Tondela , Derley aparentemente a caminho do Minho , entre outros .  Nesses outros está Rúben Amorim , porventura a mais polémica das decisões de RV.

Entre os trinta convocados alguns deverão sair . Gaitan poderá ser vendido o que obrigará à contratação imediata dum craque.

Depois há os casos de Ola John , Djuricic  e dos jovens turcos  , Nuno Santos , João Teixeira e Guzzo . Aparentemente Nelson Semedo e Victor Lindelof têm o lugar assegurado . 

Assim teremos os guarda-redes , Júlio César , Ederson e Paulo Lopes ;

os defesas , Sílvio , André Almeida , Nelson Semedo , Luisão , Jardel , Lisandro , Lindelof , Eliseu e Marçal ; 

os médios : Fejsa , Samaris , Cristante , João Teixeira , Pizzi , Taarabt ,Carcela,Talisca , Gonçalo Guedes , Gaitan e Salvio ;

e os avançados , Jonas , Lima , Jonathan Rodriguez e Nelson Oliveira. 

Aqui temos vinte sete jogadores . Não acredito na continuidade de John e Djuricic. Pontos fracos ? Na minha opinião ambas as laterais precisavam dum verdadeiro craque. Se Gaitan sair precisamos dum novo Joker . No ataque poderíamos tentar um jogador mais posicional ; um pinheiro mas com qualidade.


terça-feira, 14 de julho de 2015

Assunto encerrado

Agora que parece claro que Maximiliano Pereira vai assinar pelo Casillas FC resta-me desejar-lhe que tudo lhe corra o pior possível . Espero que não volte a pisar o Estádio da Luz mas, se o fizer ,vamos fazer-lhe uma recepção que não poderá esquecer. É a nossa obrigação!

Estou tranquilo e confiante . O Casillas Fc é hoje uma equipa totalmente descaracterizada e a sua maior arma logo a seguir à corrupção arbitral sempre foi ter uma certa identidade. Perderam-na e não é o Casillas que a vai encontrar. Pelo contrário . Já a contratação, pelos números que são públicos , de Maxi Pereira , deve cair bem no balneário.

O Sporting continua igual a si mesmo . Contrataram um treinador que logo a seguir chamou dois cangalheiros : Octávio e Manuel Fernandes e agora contrataram um coveiro : João Pereira . Ou muito me engano ou Jorge Jesus ainda se vai arrepender muito de não ter ido para um qualquer país árabe .


sábado, 11 de julho de 2015

Comentando especulações

Maxi Pereira deve mesmo sair do Benfica . Com essa situação em mente e tendo em conta que uma equipa que quer continuar a ser campeã não pode ter pontos fracos parece-me ser urgente reforçar a posição de lateral direito. 

Diz a comunicação social que Filipe Vieira recusa colocar Rafael da Silva no negócio Gaitan . Partindo do princípio mais ou menos verosímil de que existem negociações com o United não me parece que seja de recusar envolver o brasileiro no negócio . Assim o valor que lhe é atribuído  no negócio e o seu salário o permitam . Até porque ele é superior ao próprio Maxi Pereira . Não podemos comparar as ligas . Muitos dizem que defende mal esquecendo que aquilo é a liga inglesa e a intensidade do jogo e o valor dos jogadores é incomensuravelmente superior ao do nosso campeonato.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Ivan no Mónaco

A venda de Ivan Cavaleiro ao Mónaco por valores entre os dez e os quinze milhões só pode ser considerada um bom negócio .

Em primeiro lugar porque apesar de ser talentoso e voluntarioso Cavaleiro nunca seria um indiscutível no Benfica ;

Em segundo lugar porque a sua saída não representa um enfraquecimento do plantel ;

Finalmente porque permite um encaixe financeiro considerável tendo em conta o seu valor e rendimento . 


quinta-feira, 9 de julho de 2015

Até ao lavar dos cestos é vindima

Escreve a grande Leonor Pinhão que o Benfica é o campeão da austeridade . Parece-me cedo para tal conclusão.

Todavia , não podemos esquecer que somos campeões e que até agora só perdemos o treinador logo substituído por Rui Vitória que aos quarenta e cinco anos tem no currículo uma Taça de Portugal ao serviço dum Vitória de Guimarães voluntarioso mas muito pouco abonado. Com a mesma idade Jorge Jesus nada de parecido tinha feito.

Parece também que vamos perder Maximiliano Pereira a quem o Porto numa clara demonstração de desnorte terá oferecido 16 milhões por quatro épocas . 

Diz a comunicação social que Gaitan também está no mercado. 

São duas baixas importantes mas devemos recordar que o Porto perdeu o melhor ponta de lança do mundo e arredores : J.Martinez . E não só ! Foi-se também Danilo , até agora , na comunicação social portuguesa ,  o melhor lateral direito do mundo . Perdeu Casemiro , tão bom que os obrigou a contratar um obscuro francês por vinte milhões mais o Danilo Pereira. Segundo se diz irá também perder o Quaresma. E quanto a Óliver , o Messi de Contumil , parece que também já não volta . Vão começar do zero.

Quanto ao Sporting perdeu  Nani , de longe o melhor jogador do plantel , Cedric e provavelmente Adrien  ,William Carvalho e Slimani, tudo malta titular.

Mas como o que importa é o Benfica parece-me que a ida ao mercado deverá ser cirúrgica. Na minha opinião precisaremos dum lateral direito titular de caras .Mas tem que ser craque porque ao invés vale mais apostar em Sílvio , Almeida ou Lindelof . Infelizmente Nelson Semedo não me convence e gostava de o ver emprestado a uma equipa de primeira liga para ver como se adapta.

Saindo Gaitan precisamos dum novo Joker .Um artista .Alguém que entusiasme e desequilibre realmente os jogos a nosso favor. Coentrão, apesar de se ter tornado lateral ,serviria muito bem , caso fosse possível .No nosso campeonato seria um rei capaz de produzir inúmeras possibilidades de golo. Markovic também seria muito bom . Enfim terá de ser um craque , um jogador regular e já com alguma experiência.

Hoje fala-se na hipótese Chicharito, no âmbito do negócio Gaitan . Apesar de ser um avançado o que obrigaria à saída dum dos atacantes actualmente no plantel seria também uma excelente contratação. No entanto não me parece que possa concretizar-se. 









A única contratação dos adversários verdadeiramente preocupante

Proença une Sporting e FC Porto

por Carlos Nogueira06 julho 201513 comentários
Proença une Sporting e FC Porto
Fotografia © Jorge Amaral / Global Imagens
O ex- juiz tem estado próximo dos leões para questões de arbitragem e nesse sentido reuniu-se com o presidente portista, Pinto da Costa, para lhe apresentar o projeto do sorteio dos árbitros proposto pelos sportinguistas.
Os dragões, que votaram contra na Assembleia Geral da Liga a 19 de julho, mas defenderam a medida que foi aprovada dez dias depois na continuação da reunião magna. A aliança entre os dois clubes é encarada pelos altos responsáveis pela arbitragem como uma tentativa de destituição de Vítor Pereira, responsável máximo pelas nomeações
O antigo árbitro Pedro Proença foi quem fez a ponte para um entendimento entre Sporting e FC Porto para que o projeto relativo ao sorteio dos árbitros para a nova época fosse aprovado na Assembleia Geral da Liga.
Ao que o DN apurou, Pedro Proença, antigo colega de curso de Bruno de Carvalho, tem estado próximo do Sporting para aspetos relacionados com a arbitragem e foi nessa condição que apresentou o projeto numa reunião com Pinto da Costa, presidente do FC Porto, já depois da primeira Assembleia Geral da Liga, a 19 de junho, em que os dragões votaram contra as nomeações por sorteio.


Fonte : Diário de Notícias

terça-feira, 7 de julho de 2015

Para quem critica Vieira

Relembro que Pinto da Costa contratou André André e Danilo Pereira para a chamada posição de médio defensivo. E como estes e Rúben Neves não chegavam contratou um mais ou menos obscuro médio defensivo francês. Este por vinte milhões de euros . Claro que todo este dinheiro dispendido por um clube mais ou menos falido cheira mal mas nem é isso que me interessa agora . É que para além de cheirar mal cheira a senilidade . Chama-se prodigalidade e se não me engano dá direito a interdição . Têm a palavra os sócios e accionistas do Porto. E é aproveitar agora que a malta da segurança tem mais com que se preocupar.

Esta pré-temporada é paradigmática . Deixámos definitivamente o título da pré-época para outros. E se olharmos para a história concluímos que isso nos deixa mais perto do verdadeiro título . Cheira a tri .

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Foi pressionado

Pode ter sido pressionado . Mas não foi o suficiente . De que raio se queixa Marco Ferreira. Em vez de se calar , envergonhado pela incompetência SUSPEITA que revelou em alguns jogos, vem dizer-se injustiçado. A única injustiça foi não ter sido irradiado. Tudo isto revela que o polvo não está morto e parece sentir-se no ar uma aliança implícita entre os corruptos que continuam à frente do Porto e os frustrados do Lumiar.

domingo, 5 de julho de 2015

Premiados.

Merecidos os prémios de Melhor guarda-redes , melhor jogador , e de revelação da 2ª liga para Júlio César , Jonas e Gonçalo Guedes, respectivamente.

É necessário recordar que as contratações de César e Jonas não entusiasmavam praticamente ninguém. Especialmente uma comunicação social que olhava para segundas linhas do futebol  , espanhol , contratadas pelo Porto, como para o Sol .

Apesar de dispensado por Nuno , Jonas não chegou a Portugal como um zé-ninguém da bola. Já tinha feito 135 jogos em Espanha tendo marcado 44 golos , já tinha sido atacante do ano no Brasileirão , já tinha sido internacional brasileiro.Não era um desconhecido. Era um grande jogador a precisar de jogar num grande clube. E por isso tudo lhe correu bem.

Sobre Júlio César dizia-se que estava acabado . Tinha sido o melhor do mundo mas agora era apenas um entrevado . Mais uma vez se esqueceram que o Benfica não é o Chievo ou o Toronto. Que os grandes clubes motivam os grandes jogadores. Foi o que aconteceu.

Gonçalo Guedes é a maior promessa sub-20 do futebol português . Com trabalho e cabeça vai dar-nos muitas alegrias ... e muitos milhões .

quarta-feira, 1 de julho de 2015

A verdade desportiva

Voltámos ao sorteio dos árbitros. Dum momento para o outro os defensores da verdade desportiva do Lumiar uniram-se aos corruptos de Contumil e conseguiram fazer passar uma proposta absurda e inédita em toda a Europa. Esta união mostra bem quem são uns e outros.

Em comentários na SIC , Rui Santos deu a entender que esta alteração é uma mudança no poder instituído e, numa mistificação criminosa, comparou Benfica e Porto e respectivas actuações fora de campo dando a entender que são iguais . Estas afirmações feitas num canal de televisão não podem passar em claro.

domingo, 28 de junho de 2015

Selo de qualidade

Na final do Euro sub-21 vão estar diversos atletas formados no Benfica. Entre eles o melhor jogador do torneio : Bernardo Silva. Mais do que condenar Jorge Jesus que desaproveitou totalmente a formação mas ganhou muitas competições importa perceber que também nós formamos grandes jogadores. E tendo em conta que estamos em tempo de vacas anorécticas é altura de tirar partido do que de melhor sai da nossa formação. Lindelof , na imagem , fará parte do plantel principal e com ele , espero , Guedes e João Teixeira . 

 
Foto retirada do site SerBenfiquista , user Almeida92

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Só precisa de ter sorte

Sílvio aparentemente continuará no Benfica . Na minha opinião é uma excelente notícia assim o jogador tenha alguma sorte e não se lesione gravemente .Em forma , Sílvio , é uma alternativa válida para os dois lados da defesa.



Ver a coisa pelo lado positivo

Vejo hoje muitos Benfiquistas a falar de Bernardo Silva . Neste momento já não me interessa para nada . Sobre ele fiz inúmeros posts enquanto ainda era nosso jogador . Era evidente para qualquer pessoa que Bernardo estava no limiar da genialidade e que o seu empréstimo e posterior venda foram um crime de lesa-Benfica pelo qual não só Jorge Jesus deve ser responsabilizado. Filipe Vieira, Rui Costa e etc. devem assumir também as suas responsabilidades.

Mas agora vale mais ver a coisa pelo lado positivo . Bernardo Silva foi criado nas nossas escolas. Fomos capazes , tantos anos depois , de fazer um grande jogador. Este já se foi mas há outro que ainda lá está. E desta vez não me vou referir a Nelson Oliveira mas sim a Gonçalo Guedes. 

Não é igual nem parecido com o Bernardo mas , se tiver cabeça , vai ser um jogador de nível internacional . Ajudá-lo a chegar lá é ajudar-nos a chegar mais longe.

P.S. A contratação de Bilal Ould-Chikh é a prova de que o Benfica está  atento ao mercado . Este miúdo é um dos maiores talentos jovens do futebol europeu. 

terça-feira, 23 de junho de 2015

Apenas aldrabices

Jonas e Lima vendidos, Talisca idem . Maxi ora renova ora vai para o Porto ou para o Sporting. Mitrovic é nosso , já não. Zivkovic igual. Passámos as bombas Nani e Coentrão que aparentemente nunca chegarão a explodir e em seguida virão outras . Os jornais desportivos fazem-me lembrar o Tretas , o maior mentiroso da minha rua, na infância. A diferença é que o Tretas só tinha oito ou nove anos e não escrevia em jornais nem aparecia na televisão.

No meio de tanta confusão e de tantos nomes o que espero é que tudo fique como está. Jonas , Lima, Jonathan Rodriguez e Nelson Oliveira no ataque. 

Maxi na direita . A propósito de Maxi um dos desportivos aponta três candidatos à sucessão e coloca entre eles um jogador brasileiro contratado na época passada por 15 milhões de euros pelo CSKA , clube em que é titular. Alternativa ao uruguaio , na minha opinião , Almeida e Lindelof .

E se desse para manter Gaitan ...

sábado, 20 de junho de 2015

São profissionais

Há muitos muitos anos atrás um jogador mítico do Benfica despediu-se dos adeptos após inúmeros campeonatos ganhos e uma Taça dos Campeões Europeus . A dado passo o herói levanta o filho mais novo , único rapaz , nos braços e mostra-o aos adeptos enlouquecidos . O sucessor logo ali teve a sua primeira ovação. Não se enganou o pai na sua profecia e o filho haveria de jogar no Benfica , ainda que sem o brilhantismo , quase impossível de atingir de José Aguas. Mas ainda conseguiu fazer isto e guiar-nos juntamente com o genial Diamantino a uma final dos Campeões Europeus 


Mas a verdade é que até este homem , filho duma das maiores glórias do Benfica, trocou de clube , depois de vinte e oito anos de vida e de Benfiquismo foi Porto na época seguinte .




quinta-feira, 18 de junho de 2015

Ainda estás a tempo

Há coisas que nunca mudam . Uma delas é a minha insistência em Nelson Oliveira .Isto a propósito dumas declarações do seu pai, segundo as quais Nelson pretende continuar no Benfica.

Do ponto de vista meramente futebolístico, "stricto sensu", Oliveira é um jogador fabuloso. Falta-lhe apenas capacidade para não se deslumbrar depois dum primeiro bom jogo. Rui Vitória , que o conhece , pode ser o homem certo para que finalmente este tipo seja tudo o que prometeu ser - um dos melhores do mundo.