domingo, 31 de janeiro de 2016

Benfica é futebol

Mais um jogo muito bom do Benfica . Hoje, também nós , podíamos queixar-nos da arbitragem ( habilidosa a empurrar o Benfica para trás ). Mas , felizmente , não partilhamos a histeria lagarta de Octávios ( ver um tipo como Octávio Machado , ex-funcionário durante mais de dez anos duma equipa de criminosos armado em virgem ofendida é de fazer rir as pedras da calçada )  e quejandos. O Benfica é futebol 

Grandes golos , destaco o de Mitroglou , iniciado em magnifica abertura de Sanches a pedir lateral esquerdo a que Eliseu correspondeu com sprint seguido de centro de primeira que encontrou o fantástico pé esquerdo de Mitroglou que finalizou sem preparação . 

Relativamente aos jogadores não consigo destacar nenhum - todos estiveram muito bem mas vou referir Lisandro de quem comecei por desconfiar mas a quem estou rendido pela sua inteligência , velocidade , técnica , jogo aéreo , enfim por ser um óptimo central que espero se recomponha brevemente.

A quem igualmente tiro o chapéu é a Rui Vitória . Já perdemos , este ano , até de forma humilhante , mas a equipa reergueu-se e está claramente na luta pelo título e a fazer grandes jogos ( temos mais onze golos marcados do que o Sporting ) e isso é tudo o que podemos exigir . 


Para vencer

Jogo muito importante o desta tarde até porque Sporting e Porto já jogaram e venceram .

 A equipa do Moreirense está ferida e vai entrar com a "faca nos dentes" , nesta partida . A equipa do Benfica  deverá sofrer alterações pontuais com Jonas , Mitroglou e Gaitan a entrarem no onze principal em detrimento de Jimenez , Talisca e Carcela ou Pizzi. Acho difícil Rui Vitória deixar Gaitan no banco tendo em conta o seu estatuto e a última exibição que fez . Outra hipótese será colocar os três em simultâneo com Pizzi no lugar ultimamente feito por Sanches .Importante são os três pontos , de preferência com uma grande exibição.


sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Comentando especulações

Carrillo seria uma fantástica contratação . Mesmo com prémio de assinatura e um salário elevado não deixaria de ser uma pechincha . Ainda para mais Gaitan deverá sair no final desta época . A concretizar-se seria um exemplo de gestão desportiva. Quanto a qualidades desportivas nem é preciso dizer nada . Era , depois de Nani , o segundo melhor jogador do Sporting, na época passada . Inteligente , muito forte no um contra um , excelente no último passe e capaz de defender , o peruano é realmente um craque a precisar dum grande clube.

Parece que Jovic vai ser contratado . Insere-se na política de contratação de talentos emergentes ainda antes de serem apanhados pelos tubarões. Pelo que se vê nos vídeos que circulam na net é craque . Presumo que faça o tirocínio na"B" que bem precisa de qualidade atacante. 

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Arquivamento que não apaga a mistificação

Um dos piores serviços de Bruno de Carvalho ao futebol foi a denúncia, ora arquivada , relativa à oferta do "Kit Eusébio" , mais vouchers aos árbitros .

A queixa e a decisão são públicas e podem ser consultadas online. 

O que salta aos olhos de qualquer pessoa minimamente sensata e inteligente é que não se compram juízes, que podem influenciar resultados que valem muitos milhões, com um ou dois jantares.

O que este processo faz é equiparar, aos olhos do público , agora e especialmente no futuro, a teia montada pelo Porto, a partir de finais do anos setenta , e o Benfica . Afinal de contas, Pinto da Costa também acabou ilibado. Quando daqui a uns anos se falar em "Apito Dourado" ,para identificar um período negro e corrupto do desporto português, eles já nem precisarão de falar em Calabote , passarão a responder com o "Kit Eusébio". E assim , Bruno de Carvalho , ajuda a limpar a imagem dum dos seus heróis : Pinto da Costa.

Convém que o Benfica e os Benfiquistas façam tudo para que tal não suceda . Os que , como eu , são um pouco mais velhos sabem que nos anos oitenta valia tudo , mas mesmo tudo, para beneficiar o Porto.

Poder de fogo

Foi um Benfica demasiado forte para este Moreirense .Tão ou mais importante do que os belos golos e jogadas foi a constatação de que Gaitan e Nelson Semedo já estão em forma e de que os habitualmente suplentes Gonçalo Guedes e Talisca contarão para os jogos difíceis que aí vêm . Também Lindelof se mostrou à altura do clube. No Domingo não precisamos de seis golos mas não podemos deixar de trazer os três pontos.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Bom apetite !

Uma convocatória para a Taça da Liga não seria especialmente importante se não se tratasse dum jogo do Benfica . Todos os jogos do Benfica são igualmente importantes . Mas nem todos precisam dos melhores jogadores . Amanhã , em Moreira de Cónegos , terra em que se bebe bem e se come ainda melhor ( recomendo o restaurante São Gião , não muito barato mas realmente bom) o Benfica tem mais um jogo para a Taça da Liga.

A convocatória foi normal ; Faltou apenas Dawidowicz que se tivesse sido incluído na convocatória poderia fazer parte do seguinte onze : 

Ederson ( miúdo com futuro ) ,
Nelson Semedo ( precisa de minutos );
Lindelof ;
Jardel ;
Grimaldo ( enorme curiosidade );
Dawidowicz  ;
Samaris ( na posição 8 que tantos dizem ser a sua apesar de eu não concordar) ;
Guedes ( a precisar de um bom jogo ) ;
Gaitan ( para ganhar ritmo , mas só 45 minutos ) ;
Talisca ;
Raúl Jimenez.

Sem o polaco, quem figurará no onze ?

Bom apetite !!!

domingo, 24 de janeiro de 2016

Um clube lutador

Mais um jogo entusiasmante , com mais de cinquenta mil pessoas nas bancadas, com resultado  a condizer. 
Como sempre ou quase sempre Jonas em grande ; técnica e inteligência únicas no nosso campeonato e mais um golo e uma assistência ; muito bom jogo de Pizzi , mais um para mostrar que vai vender bem caro o seu lugar no onze agora que o indiscutível Gaitan regressou. Pizzi , Carcela e Gaitan , três craques para dois lugares. Apesar do desacerto, em alguns lances, continuo a achar Mitroglou incomensuravelmente superior a Jimenez e acabou por fazer mais um bom golo. Bom jogo, hoje, de Renato Sanches . Bem também a dupla Lisandro-Jardel , excepção feita ao lance do golo. Eliseu não esteve mal mas o melhor lateral foi o direito : André Almeida, muito bem hoje à tarde .

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Má notícia

A lesão de Fejsa é uma péssima notícia . Infelizmente o sérvio não consegue por força de lesões sucessivas dar continuidade ao seu excelente futebol . Esta notícia é ainda pior porque Samaris passa por um período de forma terrível . Que este jogo funcione como uma oportunidade para o grego encontrar o seu melhor futebol é o que espero . Esta lesão poderia ainda servir como oportunidade para Dawidowicz sentir o que é a primeira equipa . Não digo que fosse titular mas a convocatória não escandalizaria . Até porque há jogadores que não se distinguem muito a jogar em níveis baixos mas ,por terem qualidade , conseguem jogar bem e destacar-se em níveis mais elevados.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Vitaminar um pouco a equipa B

A equipa B passa por dificuldades que convém ultrapassar rapidamente para que os miúdos possam voltar a jogar tranquilamente .

Penso que durante dois ou três jogos será bom dar um pouco de experiência à equipa . Nesse sentido, parece-me que temporariamente a baliza deveria ser entregue a Paulo Lopes ; amanhã gostava de ver Nelson Semedo na lateral direita , a equipa secundária também serve para os jogadores que vêm de lesão recuperar o ritmo ; um dos centrais deveria ser Lindelof e no ataque Saponjic.

Há na equipa B dois ou três jogadores que podem vir a ter futuro no clube . Neste momento destacaria Dawidowicz , João Carvalho e eventualmente Victor Andrade e Rebocho

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Para vencer

O meu onze para amanhã : Ederson , Nelson Semedo , Lisandro , Jardel e Grimaldo , Samaris , Djuricic , Gonçalo Guedes e Carcela , Talisca e Mitroglou

Banco : Paulo Lopes , Lindelof , Sílvio , Renato Sanches , Pizzi  , Carcela e Raul

domingo, 17 de janeiro de 2016

Do susto à alegria

Começou com um susto . Má cobertura à esquerda e pouca capacidade de reacção ,designadamente de Lisandro, permitiram ao Estoril inaugurar o marcador sem saber muito bem como. A partir daí continuou o jogo de sentido único mas sem sucesso até ao intervalo.

Continuo sem perceber porque razão Rui Vitória aposta em Jimenez , que se limita a correrias estéreis  pelo relvado fazendo lembrar mais um praticante de atletismo do que um futebolista. Ao intervalo o treinador corrigiu e as coisas aconteceram . Jonas começou a jogar mais ; Pizzi e Carcela também e Mitroglou igualou o marcador.

Destaco estes quatro jogadores sem esquecer também mais uma boa exibição de Fejsa . A este propósito convém dizer que o sérvio é "against all odds" tecnicamente superior a Mitroglou que apesar de ser fisicamente muito forte e de saber conduzir a bola tem um grave problema na hora de passar o que é terrível , ainda para mais num médio centro. Agora que a poeira assentou começa a perceber-se que Renato Sanches não consegue disfarçar a inexperiência, conforme ficou comprovado pelas perdas de bola e faltas perigosas e desnecessárias que fez na parte final do jogo. Bom jogo de André Almeida . Júlio César ,seguro como sempre . Jardel regular e Eliseu a ser o mais fraco.

Ambiente incrível !

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Ganhou o direito de lutar pelo lugar

Ao que parece o grande Luisão estará clinicamente recuperado e em breve será opção para o onze. Luisão é um dos grandes centrais a jogar na Europa, nos últimos dez anos e um dos melhores da história Benfiquista . Todavia , neste momento , não me parece ser do interesse do clube retirar de imediato Lisandro do onze. Dor de cabeça para Rui Vitória , mas esta é das boas . Mas tem que ser bem administrada . A lesão de Luisão demonstrou que o Benfica tem três bons centrais.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Balanço da primeira volta e um regresso ao passado

Sejamos francos , depois daquela pré-época ninguém esperava grande coisa esta temporada . 

Treinador novo , sem provas dadas e aparentemente sem pulso nem ideias para um clube como o Benfica . A isso juntavam-se as saídas de Lima e Maxi e a lesão de Salvio . 

Mesmo considerado por muitos Benfiquistas um destreinador Vitória conseguiu , apesar das derrotas , humilhantes , com o Sporting manter a equipa unida e competitiva. Entretanto foi capaz de integrar Lisandro , lançar Gonçalo Guedes e Renato Sanches e perceber o talento de Carcela. Tudo isto mantendo Jonas e Gaitan em grande.

Acabamos a primeira volta a quatro pontos do primeiro classificado , com o maior número de golos marcados e a melhor relação marcados-sofridos. 

Temos razões para sonhar ... Da última vez que um Benfiquista sonhou ( José Torres) outro ( Carlos Manuel) fez isto :


Não tem nada a ver com a época actual , foi um jogo de selecção mas teve a ver com um jogador mítico , José Torres ,seleccionador nacional na altura e um dos mais extraordinários pontas de lança da história do futebol mundial e igualmente uma muleta fantástica de Eusébio. Imaginem o que seria nos anos sessenta em que os centrais mediam , quando eram altos , um metro e oitenta , enfrentar um avançado com um metro e noventa e dois e óptimo jogo de cabeça . Quanto ao homem que marcou o golo ( Carlos Manuel) tenho apenas a dizer que é um dos melhores jogadores que alguma vez vi jogar pela simples razão que juntava a uma fantástica qualidade técnica a uma alma verdadeiramente à Benfica ; com Carlos Manuel em campo havia sempre a possibilidade de virar um resultado negativo ou ver um grande golo .




segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Fibra de bicampeão

Este era um jogo que tinha tudo para correr mal . Difícil por natureza ainda pior se tornou depois dum adiamento devido às más condições atmosféricas, recorrentes no Funchal . Hoje ,ao meio dia, estava apreensivo . Mas esta não é uma equipa qualquer . É o Benfica bicampeão !

Dominámos totalmente o jogo , conforme reconheceu o próprio Manuel Machado . Num relvado em mau estado a pedir um futebol directo foi Jonas quem ,  mais uma vez , mostrou quem é o melhor jogador do nosso campeonato , quaisquer que sejam as condições do campo. Quando criticamos 
( incluo-me ) certos negócios devemos lembrar-nos de que este extraordinário jogador chegou ao nosso clube a custo zero e relativizar algumas más opções . Outro atleta em grande é Fejsa , enorme a recuperar e com "saída" de bola superior a Samaris, o sérvio é neste momento indiscutível no onze inicial . Muito positivo, outrossim , o jogo de Carcela. Tecnicamente ao nível dos melhores e a revelar uma capacidade de decisão e uma disciplina insuspeitas o marroquino mostra-se um jogador capaz de disputar um lugar no onze mesmo quando Gaitan estiver "au point ".

Nem todos estiveram bem mas hoje não apetece falar disso . Acabamos a primeira volta com o melhor ataque , de longe , do campeonato e também a melhor relação entre golos marcados e sofridos. Para o Sporting "o Inverno está a chegar".

sábado, 9 de janeiro de 2016

Sinais de alarme na "B"

Mais uma derrota da equipa "B" . Independentemente das arbitragens há que reconhecer que a nossa segunda equipa não joga nada e vai somando maus resultados que a podem levar à terceira divisão.

A liderança da equipa é nula ou está desgastada. Em qualquer dos casos deveria ser afastada . O que há mais é treinadores Benfiquistas capazes de dar a volta a isto entre eles , Paneira , Mozer , Valdo , sei lá , muitos que poderiam fazer melhor trabalho do que Hélder Cristóvão.

A equipa tem muitos jogadores sem qualidade para hoje ou no futuro jogar no Benfica . Tenho , aliás  , dificuldades para imaginar algum destes atletas na primeira equipa . Talvez João Carvalho e , mais remotamente , Dawidowicz e Sarkic . Jogadores como Victor Andrade , Sancidino  e outros já nem deviam fazer parte dos nossos quadros

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Flop que nunca o foi

Uma das boas surpresas da equipa tem sido Carcela , jogador criticado e perseguido por certa comunicação social mas inegavelmente talentoso . Até ao momento , na liga , fez dois golos e uma assistência a coroar um toque de bola único e um compromisso com a equipa cada vez maior. Carcela foi reforço

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Hora da verdade

Vitória justa , que ainda podia ter sido mais expressiva . Mesmo para aqueles que como eu desconfiam do treinado é impossível não reconhecer que hoje fizemos uma boa exibição colectiva .

Os que iniciaram o jogo estiveram todos muito bem. Os que entraram também . Destaco , todavia ,entre todos , Carcela e Talisca , dois mal-amados que são muito bons jogadores


terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Fazer o nosso trabalho

Amanhã não podemos falhar . É nestes jogos , aparentemente , mais fáceis que muitas vezes se perdem ou ganham campeonatos. Não nos enganemos , o jogo de amanhã de fácil não terá nada . Desde logo porque o árbitro vai estar condicionado pelo circo montado pelo Sporting e pela "sua comunicação social" . Depois porque o Marítimo é uma boa equipa e ainda por cima estamos em semana de três jogos .

Para amanhã, parece-me que a melhor equipa seria esta : Júlio César , Sílvio , Lisandro , Jardel e Eliseu , Samaris , Renato , Pizzi e Guedes , Jonas e Mitroglou .

Num jogo em que a palavra de ordem será atacar sem parar Sílvio será melhor opção do que Almeida . Numa fase com vários jogos em curto espaço de tempo faz sentido alternar entre dois jogadores de valia equivalente e identificados com a equipa . Por isso optaria por Samaris . Apesar da aparente má forma optaria por Guedes , mais robusto , em detrimento de Carcela. No ataque , Mitroglou por ser melhor jogador do que Jimenez.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

O elo mais fraco

Os nossos adversários amedrontados por uma espécie de renascer das cinzas, na tabela classificativa , da nossa equipa  e por terem ( especialmente os lagartos ) um terrível complexo de inferioridade procuram atacar-nos agora com o que sempre serviu de arma de arremesso de todos os clubes :  a arbitragem . Esta argumentação é absurda e perigosa , especialmente porque coloca no mesmo saco a actuação criminosa de Pinto da Costa e demais comparsas e eventuais erros de arbitragem que sempre aconteceram e continuarão a acontecer . 

Entretanto presumem ter identificado o nosso elo mais fraco - o treinador Rui Vitória . É evidente que Vitória está aquém dos mínimos exigidos , especialmente no que diz respeito às exibições e precisa urgentemente de melhorar , caramba não estamos a falar de física nem de mecânica quântica , estamos apenas a falar de futebol . 

Dito isto quero afirmar que apoio totalmente Rui Vitória . Ele é o treinador do Benfica e o presidente do clube afirmou peremptoriamente que irá continuar a sê-lo . Confio nele , na sua vontade e espero que mostre maior capacidade.No Benfica não pode haver um elo mais fraco.

E PLURIBUS UNUM 

domingo, 3 de janeiro de 2016

Apenas a quatro pontos

Apesar de mais uma exibição fraca , relativizada apenas por termos jogado num campo difícil , estamos a quatro pontos do primeiro lugar , longe da hecatombe anunciada .

Mas isso não poderá impedir-nos de ver as fracas exibições que vamos fazendo . Precisamos muito de Nelson Semedo e Salvio . Jimenez corre muito mas ainda não me convenceu . Mitroglou é melhor jogador .

Grande golo que valeu a vitória marcado por um miúdo de dezoito anos que tem tudo para vir a ser um jogador de nível internacional. 

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

O único paradigma é ganhar

Na boa entrevista que deu ao jornal A Bola , Filipe Vieira voltou a falar da mudança de paradigma e um pouco mais à frente afirmou que eventuais contratações passarão sempre por jogadores jovens que venham oferecer o que não existe na academia do Seixal.

Desde sempre defendo a presença de jogadores portugueses , preferencialmente formados no clube , na equipa principal do Benfica . A identidade traduz-se em suplemento de alma e aproxima da vitória .

Mas a juventude deve ser temperada com jogadores experientes de qualidade indiscutível .O que aliás acontece neste momento com a presença na equipa de Júlio César , Luisão , Gaitan e Salvio . Mas quando estes saírem tem que haver quem os substitua . Não podem ser miúdos . Nem podem ser jogadores experientes mas apenas de nível médio ou médio-alto como Jardel, Eliseu , Fejsa , Samaris ou Pizzi . Estes têm lugar mas temos de manter sempre dois ou três "pesos-pesados" na equipa .E progressivamente devem entrar miúdos de qualidade indiscutível como Nelson Semedo , Gonçalo Guedes ou Renato Sanches .