quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

E assim termina

Último dia do mercado de transferências , dia de assinatura do nosso mais recente reforço, Gianluca Prestianni.

O mercado de Janeiro foi ,na minha opinião, bem aproveitado por nós para dar mais qualidade à equipa. 

O primeiro reforço , Marcos Leonardo , é aquilo que se esperava que fosse , um craque. Às vezes temos a ideia de que os jogadores oriundos do Brasileirão podem não ter a qualidade que desejamos. É evidente que isso pode acontecer mas estamos sempre mais próximos de contratar um grande jogador no Brasil do que na Europa. Ainda por cima este é um atleta que todos os comentadores brasileiros indicam como jogador de escrete. A sua movimentação em campo , a forma como finaliza, não engana, foi uma grande contratação.

O segundo reforço foi Álvaro Carreras, vinte anos , titular da seleção sub-21 espanhola, jogador com um perfil distinto de Morato, o actual titular do lado esquerdo da nossa defesa, o espanhol é um jogador com habilidade e um pé esquerdo muito bom , não podemos esquecer que joga como lateral e também como extremo. 

O terceiro foi Rollheiser , um jovem que é um dos craques emergentes do futebol argentino e grande figura do Estudiantes , forte no um contra um e com golo podemos ter aqui um bom reforço.

Finalmente , o quarto reforço , igualmente argentino,Gianluca Prestianni, um miúdo com apenas dezoito anos , grande promessa do futebol argentino, um jogador desconcertante que procura sempre partir para cima do adversário com drible curto , velocidade e visão de jogo. Vamos ver como se adapta mas a expectativa, até pela idade do jogador, é aqui muito elevada.

Aos que saíram desejo boa sorte , um deles é um grande jogador , Gonçalo Guedes, a quem desejo particulares felicidades

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Picanha Premium

Quando pouco depois dos 30 minutos o Estrela marcou o primeiro golo temi o pior , não estávamos a jogar nada. Depois tiveram a oportunidade de marcar o segundo mas aí Trubin revelou-se decisivo. Na primeira parte perdemos demasiadas bolas em construção, Otamendi muito mal mas também Morato e João Neves ; Kokçu completamente alheado do jogo limitou-se a bater bem um livre e por isso não surpreendeu nada a sua saída ao intervalo. A pressão muito mal feita , muito cada um por si e por isso muitas vezes ineficaz.Todavia, antes do intervalo, ainda conseguimos marcar dois golos , o primeiro, uma obra de arte de Arthur Cabral, a passe de Di Maria e o segundo por Rafa , assistência de Cabral. Na segunda parte Roger Schmidt colocou Florentino e o Estrela deixou de ter capacidade para criar perigo nas transições. Florentino recupera muitas bolas e recupera-as em terrenos avançados, no jogo de ontem chegou a fazê-lo na meia lua da formação adversária. Isto dá mais confiança a toda a equipa , designadamente à linha defensiva que sente confiança para subir , equipa mais compacta , menos exposta , mais próxima da baliza adversária e mais eficaz a recuperar a bola.

Boas notícias , Bah e Neres entraram bem e passam a ser alternativa; Marcos Leonardo marcou mais um , o terceiro na Liga.

Destaco ainda a exibição de Trubin e Di Maria , sucessivamente solicitado pelos companheiros, perde bolas mas coloca muitas vezes os colegas na "cara do golo", infelizmente estes nem sempre conseguem concretizar essas assistências. No entanto para mim o homem do jogo foi Arthur Cabral , é caso para dizer : temos picanha premium.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Teimosia e oportunidades perdidas

Hoje nem vou comentar as opções de Roger Schmidt , limito-me a afirmar que a qualidade individual dos jogadores não está a ser bem aproveitada. Claro que tivemos oportunidades mais do que suficientes para vencer o jogo mas precisamos de melhorar , o treinador precisa de perceber o que qualquer pessoa que veja os nossos jogos já entendeu mas ele persiste na sua teimosia. Vamos ver os resultados finais, para já a Taça da Liga já foi.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

A caminho da oitava

O Estoril não é um papão mas é uma boa equipa e não pode e , acredito, nem vai ser menosprezada pelo Benfica que sabe bem que em causa está disputar mais uma final.

Tendo em conta a importância do encontro não acredito que Roger Schmidt promova alterações na defesa pelo que Morato deverá manter-se no lado esquerdo. No meio campo o regresso de João Neves deverá remeter Florentino Luís para o banco de suplentes o que me parece injusto, até tendo em conta a exibição dele no último jogo. Também eu acho que Kokçu deveria ocupar o lugar de João Mário, libertando uma vaga no centro do meio campo. No ataque Rafa , Di Maria e Cabral serão os titulares, Schmidt já disse que Leonardo continuará a jogar apenas meia hora até estar em plena condição. Arthur Cabral dá um sinal de profissionalismo muito apreciável, socorrendo-se inclusivamente de uma equipa própria de preparação física e avaliação de desempenho. É um atleta que está a sentir dificuldades mas não atira a toalha ao chão e procura ultrapassá-las, um bom exemplo e uma atitude que está a dar frutos.


segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

O absurdo e os "diferentes"

Mais do que o Benfica é a modalidade que fica manchada quando numa final um jogador sai do banco para impedir uma jogada do clube adversário e vê apenas um amarelo. Mais , o jogador que fez isto foi eleito homem do jogo. Está tudo dito. 

O Sporting julga-se um clube diferente por virtude da origem aristocrática dos seus fundadores. Isso é em si mesmo uma coisa negativa e portanto nunca esperei nada da suposta diferença do Sporting.

O que é chocante, por isso, não é o silêncio do Sporting. O que choca é o comportamento da arbitragem e da Federação Portuguesa de Futebol.8 Abriu-se aqui um precedente gravíssimo, se a partir de agora qualquer jogador que esteja no banco ou a aquecer puder entrar para cortar jogadas de perigo para a sua equipa sem consequências de maior então o melhor é, por exemplo, no futebol de onze estarem sempre alguns suplentes atrás das balizas em caso de necessidade.

sábado, 20 de janeiro de 2024

Uma vénia a Di Maria e um menino que mostra serviço

Vénia ao mais talentoso dos nossos jogadores mesmo que nem sempre tenha estado bem no jogo de ontem. Estamos a viver muito do rasgo individual dos melhores , dos desequilibradores , a propósito grande notícia a recuperação de David Neres.

Veremos , espero que sim , se este tipo de futebol chega para sermos campeões.

Roger Schmidt saberá melhor mas há certas opções do treinador que não consigo entender, o defeito deve ser meu mas o futebol é um desporto simples . Adiante.

Marcos Leonardo marcou mais um e começa a revelar-se um goleador profícuo . Mas não é só isso , a sua ginga e toque não enganam , o menino tem tudo para dar certo.


quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Queremos bons e baratos

As entradas já concretizadas e as que estão em concretização demonstram um esforço no sentido de equilibrar o plantel.

Marcos Leonardo curiosamente era o meu avançado preferido, ainda no no principio da época, espero não me enganar. A minha avaliação de jogadores não é das melhores, reconheço.

Há um jogador em que acertei há muitos , muitos anos : Luís Figo , quando o vi jogar , pela primeira vez, aos dezasseis anos, disse a toda a gente: este tipo vai ser dos melhores do mundo, os meu amigos , muitos sportinguistas,riam-se , apostavam em Emílio Peixe. E eu não sou muito mais velho do que ele. Infelizmente houve outro em que meti a pata na poça. Neste blog, em 2011 , escrevi que Nelson Oliveira ia ser um dos melhores do mundo , escrevi-o diversas vezes . Sinceramente ainda hoje estou para saber como é que um jogador com aquelas características físicas e técnicas não conseguiu ser um dos melhores do mundo. Acertei em Cancelo que sempre disse que is ser um dos melhores do mundo e acertei em Bernardo Silva, mas aí toda a gente acertava.

Mas isto não e sobre mim mas sobre a arrumação da casa que Rui Costa está a fazer. O novo defesa esquerdo é um miúdo, mas poderá ser uma boa aposta, vai depender da adaptação ao clube e também da personalidade dele. Fala-se ainda de dois extremos argentinos e de um jogador para o meio campo. Relativamente a esse tema diria que reforçar o meio campo com mais um jogador, capaz de lutar pela titularidade, me parece importante. Veremos o que vai acontecer



segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Sem períodos de adaptação : entrar e faturar

Excelente resultado, jogo muito difícil . O Rio Ave percebeu muito bem como nos atingir e poderia ter-nos causado danos bem maiores. Os treinadores adversários percebem as nossas fragilidades e até ao intervalo o jogo foi extremamente complicado para nós. Muito espaço entre o meio campo e a defesa , faixas laterais permeáveis , felizmente nem tudo o que poderia ter corrido mal correu efetivamente mal. E tudo o que poderia correr bem correu mesmo bem, um adversário justamente expulso e capacidade para aproveitar a superioridade numérica.

Individualmente destaco Rafa que parece querer deixar saudades e , claro , um miúdo que não precisou de períodos de adaptação para fazer o primeiro.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Mais vale tarde do que nunca

Seria injusto da minha parte não mencionar Arthur Cabral, agora que ele voltou a ser decisivo e mais uma vez num jogo de alto grau de dificuldade . O seu golo, trabalho individual sobre o central contrário seguido de remate forte foi de craque, a desmarcação de calcanhar para o golo de Aursnes foi de jogador de nível internacional. Cheira-me que ainda nos vai dar mais alegrias.

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Dia de Taça

As finais no Jamor são sempre especiais e já tenho saudades do velho Estádio Nacional e de toda a envolvente . Vi nesse estádio um dos melhores jogos que vi o Benfica fazer e que culminou numa goleada sobre o Boavista muito por conta dum super jogo desse jogador genial chamado Paulo Futre.

Hoje não há Futre mas temos outros jogadores, seguramente motivados, e acredito na nossa vitória até porque jogamos em casa e somos melhores.

Gostaria de ver esta equipa : Trubin , Aursnes, António Silva e Otamendi, Morato , Florentino , João Neves e Kokçu , Di Maria , Rafa e Arthur Cabral

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Saída de Gonçalo Guedes será oportunidade para outros

A saída de Gonçalo Guedes ( tenho pena ) significa que Schmidt tem alguma confiança em Tiago Gouveia. Guedes é um grande jogador mas as lesões têm impedido a sua completa afirmação nesta passagem por empréstimo pelo Benfica. O jovem Tiago Gouveia é um bom jogador e alguém que sente o clube, pode vir a revelar-se uma surpresa até porque também é alguém que sai bem do banco.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Rafa e Companhia

O Bicho Papão que iria ser o jogo contra o Arouca acabou por se transformar numa quase goleada. 

Super jogo de Rafa a aproveitar uma defesa algo subida da equipa adversária.

A equipa do Benfica tem tudo para crescer, ainda não vimos o verdadeiro Kokçu, que irá começar a aparecer, a concorrência no ataque irá melhorar a equipa , Bah vai regressar e fala-se ainda da contratação de um lateral o que será positivo.


quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Marcos Leonardo é craque

 No dia 5 de Agosto do ano passado defendi a contratação de Marcos Leonardo , o mais jovem e igualmente o mais talentoso dos alvos do Benfica para substituir Gonçalo Ramos. Na altura não se falava de Arthur Cabral. Presumo que a escolha de Cabral tenha sido motivada pela sua experiência europeia.

A sua inadaptação vem demonstrar que a circunstância de se jogar na Europa não é garantia de fácil adaptação. Assim como vir diretamente da América do Sul e ser jovem não significa necessariamente que a adaptação seja mais difícil como bem demonstrou Enzo Fernandéz.

Caso se confirme o Benfica contrata um jogador com potencial de craque mundial e isso é sempre bom.

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Pequeno balanço da primeira parte da época

Muitos de nós tínhamos expectativas muito elevadas para esta época expectativas que a debacle europeia veio defraudar. 

Todavia não podemos afirmar que a época esteja a ser negativa. 

Vencemos a Supertaça e estamos na luta por todas as competições nacionais

Fala-se das fracas exibições mas o que vai contar são os pontos.

 Percebe-se que a comunicação social quer empurrar o Sporting para o título e por isso se enfatizam as más exibições e as contratações falhadas.

As contas e as contratações fazem-se e avaliam-se no fim.