quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Sou dum clube lutador

Este verso do hino do Benfica já não é bem verdade . Esse suplemento de alma que fazia parte da identidade do Benfica tem que se recuperar. Com o tempo, acabada a geração de sessenta , obviamente inigualável, o futebol do Benfica aburguesou-se , engordou ,sentado numa hegemonia que acabou por perder ,também por factores exógenos ao próprio jogo.
Ontem , mais uma vez , faltou superação . E por isso fomos afastados duma competição tão importante para a nossa auto-estima e para a nossa tesouraria , relegados para uma Liga Europa , este ano , especialmente difícil .
Está na altura de começar a ganhar . Isso só se conseguirá se voltarmos a ter uma identidade própria . E essa identidade só se conseguirá , por um lado, trazendo para a estrutura do futebol os grandes Benfiquistas que por cá passaram  e, por outro , tendo  cada vez mais, uma equipa em que os jogadores se conheçam bem , se identifiquem e sintam que pertencem a um clube único. É também nessa diferença relativamente aos outros clubes que se constrói a identidade.No Benfica não pode haver lugar para vedetas que afinal de contas nada ganham a não ser muito dinheiro.
Vencer o Sporting para continuar na frente do campeonato é o mínimo que se pode exigir  a este plantel e um treinador que vai no quarto ano de Benfica. Mas vencer o Sporting só é importante porque significa um sinal de revolta perante o fracasso na Champions e porque é mais um passo no objectivo traçado no início de época e que na minha opinião é uma condição sine qua non para a manutenção da actual equipa técnica e restante staff.


2 comentários :