quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Dia 25 de Janeiro

Talvez nenhum outro dia tenha a importância deste na história do Benfica. Muitos de nós , mesmo Benfiquistas, olhamos para Eusébio e vemos apenas um tipo simpático que lá vai dizendo umas coisas , embora sem grande jeito para falar .

Os que são um pouco mais velhos sabem que Eusébio é um mais do que isso. Eusébio é o melhor jogador de todos os tempos , de longe . Depois dele apareceram grandes jogadores : Chalana , Oliveira , Futre , Figo , Rui Costa , João Pinto , mas nenhum deles se aproxima do que, durante anos e anos, foi Eusébio.Agora temos no activo Cristiano Ronaldo o que mais se aproxima da genialidade de Eusébio mas que mesmo assim ainda não fez o suficiente para estar lado a lado com o pantera. O futuro dirá se Ronaldo chegará ou não ao patamar de Eusébio, pessoalmente não acredito mas nunca se sabe.

Foi também o dia do nascimento de Fernando Martins , o homem que fez da Luz o maior estádio da Europa.Quem é mais velho recordar-se-á da atmosfera impressionante daquele estádio . Recordo um jogo entre alguns : Benfica - Marselha , o famoso jogo que nos levou a uma final da Taça dos Campeões Europeus
 ( Champions).
Antes de tudo dizer que o Marselha tinha melhor equipa que o Benfica. Em Marselha podíamos ter levado meia dúzia , sei do que falo , estive lá.
Mas também estive cá . Fui sem esperança , pensando que, se empatássemos já não era mau mas a verdade é que a atmosfera , mais de 120.000 pessoas completamente loucas de paixão pelo Benfica fizeram do super Marselha uma equipa vulgar. Ganhámos com o famoso golo de Vata mas merecemos ganhar. Especialmente ,nós,os adeptos que envolvemos o jogo numa atmosférica de tal forma mágica que só aquele desafio deixou de ser uma partida de futebol , ali era mais do que isso , era uma emoção , um amor puro e positivo que tinha que dar certo. E deu.

É também a data que muitos recordam pela morte súbita dum jogador . E enquanto Benfiquistas esta é também uma data para reflectir sobre o que é importante na vida e para homenagear um jovem que morreu com a nossa camisola e com um sorriso nos lábios, para homenagear Feher 

Sem comentários :

Enviar um comentário