Depois dum título destes é melhor começar com uma palavra cara hoje muito em moda : paradigma . Em Portugal e por todo o mundo deu-se uma mudança de paradigma . Noções de honra e honestidade estão actualmente fora de moda . Eu , que nem sou assim tão velho , ainda sou do tempo em que ser desonesto , enganar, roubar eram , desde logo , uma vergonha para o próprio e para toda a sua família independentemente de se ser ou não descoberto na prevaricação . As pessoas eram educadas na ideia de que as coisas se obtinham com um esforço honesto e só assim valia a pena obtê-las. Isto nem sequer tem a ver com política , stricto sensu , trata-se duma mudança interior , uma mudança que ocorreu dentro de nós ,evidentemente condicionada por meios de comunicação social e etc.
Evidentemente não foi Proença quem ganhou o campeonato para o Porto . Antes dele culpo a desastrosa gestão de plantel de JJ e o erro " à la Queiroz" que cometeu no jogou com o Porto . Mas a verdade é que nesse jogo , decisivo . Proença validou um golo ilegal ao FCP. Como já antes , num jogo igualmente decisivo marcou um penalty inexistente a favor dos mesmos e etc. , etc , etc.
Mas a verdade é que Proença arbitrou a final da Champions e do Euro 2012 e por isso passou a ser o melhor do mundo . Passou a a falar grosso , a mentir , a deturpar e , inclusivamente, ataca indirectamente o Benfica. E ,claro , tem o beneplácito da comunicação social e até duma parte da opinião pública , até Benfiquista que passa a tratar aqueles que , não sendo cegos , vêm que Proença inclinou nos últimos anos os campos a favor do Porto como lunáticos defensores de teorias da conspiração.Foi esta a mudança de paradigma . Hoje , se tivermos sucesso , como Proença, não interessa nada saber como chegámos lá. Arbitrou as finais , é o maior . O Porto ganha é porque é melhor. Como ganhou ? Isso nada interessa .Ora , isto não pode ser assim !
E o Benfica e a sua televisão tem a obrigação de contribuir para a colocação das coisas nos seus lugares , designadamente mostrando as arbitragens vergonhosas que esse senhor fez sempre que apitou o Benfica.
Não interessa apenas ganhar e ter sucesso. É igualmente importante o caminho que se trilha para lá chegar. Pelo menos para mim .