terça-feira, 10 de julho de 2012

Ladrão que não é apanhado deixa de ser ladrão ?

Depois dum título destes é melhor começar com uma palavra cara  hoje muito em moda : paradigma . Em Portugal e por todo o mundo deu-se uma mudança de paradigma . Noções de honra e honestidade estão actualmente fora de moda . Eu , que nem sou assim tão velho , ainda sou do tempo em que ser desonesto , enganar, roubar eram , desde logo , uma vergonha para o próprio e para toda a sua família independentemente de se ser ou não descoberto na prevaricação . As pessoas eram educadas na ideia de que as coisas se obtinham com um esforço honesto e só assim valia a pena obtê-las. Isto nem sequer tem a ver com política , stricto sensu , trata-se duma mudança interior , uma mudança que ocorreu dentro de nós  ,evidentemente condicionada por meios de comunicação social e etc.

Evidentemente não foi Proença quem ganhou o campeonato para o Porto . Antes dele culpo a desastrosa gestão de plantel de JJ e o erro " à la Queiroz" que cometeu no jogou com o Porto . Mas a verdade é que nesse jogo , decisivo . Proença validou um golo ilegal ao FCP. Como já antes , num jogo igualmente decisivo marcou um penalty inexistente a favor dos mesmos  e etc. , etc , etc.
Mas a verdade é que Proença  arbitrou a final  da Champions e do Euro 2012 e por isso passou a ser o melhor do mundo . Passou a a falar grosso , a mentir , a deturpar e , inclusivamente, ataca indirectamente o Benfica. E ,claro , tem o beneplácito da comunicação social e até duma parte da opinião pública , até Benfiquista  que passa a tratar aqueles que , não sendo cegos , vêm que Proença inclinou nos últimos anos os campos a favor do Porto como lunáticos defensores de teorias da conspiração.Foi esta a mudança de paradigma . Hoje , se tivermos sucesso , como Proença, não interessa nada saber como chegámos lá. Arbitrou as finais , é o maior . O Porto ganha é porque é melhor. Como ganhou ? Isso nada interessa .Ora , isto não pode ser assim !

 E o Benfica e a sua televisão tem a obrigação de contribuir para a colocação das coisas nos seus lugares , designadamente mostrando as arbitragens vergonhosas que esse senhor fez sempre que apitou o Benfica.

Não interessa apenas ganhar e ter sucesso. É igualmente importante o caminho que se trilha para lá chegar. Pelo menos para mim .

3 comentários :

  1. E a Benfica tem feito isso, até contra tudo e contra todos, ou você não vê o vídeo que passa quase a toda a hora na Benfica TV sobre a vergonha das arbitragens da época passada?

    Esse vídeo já originou várias queixas para várias instâncias por vários iluminados deste país.

    ResponderEliminar
  2. É preciso mazé comprar tempi de antena nos 4 canais abertos e mostrar a vergonha. Eu contribuo com uns euros!

    ResponderEliminar
  3. Os árbitros só querem ficar bem classificados para poderem ganhar mais. Por isso têm que atuar de forma a que agrade o poder instituído. Os que são melhores a cumprirem com todas as regras (no campo e da "secretaria") ficam bem classificados (há exceções). Os árbitros são até muito bons neste Sistema. Mais honestos não podem ser, se não ficam mal classificados e assim já não chegam ao topo e não podem ser árbitros internacionais. Antes de virar-mos contra eles, deveríamos apontar o dedo a quem os controla, ao Sistema.

    ResponderEliminar