domingo, 31 de julho de 2011

Jogadores portugueses ou os melhores jogadores

Ainda sou do tempo em que no Benfica os jogadores eram todos portugueses. Foi em 79/80 que entrou o primeiro estrangeiro , Jorge Gomes , brasileiro que até então tinha brilhado em Braga. Não era nenhum craque e não teve grande sucesso entre nós. Lembro-me bem de Stromberg e Maniche , nórdicos gigantes que davam ao Benfica uma dimensão atlética que até então lhe faltava. Estamos muito longe desses tempos, o onze ideal ,esta época terá , no máximo, um português. 
Actualmente os limites referentes à nacionalidade dos atletas são largos. Evidentemente num mundo ideal a equipa seria toda formada por portugueses, preferencialmente oriundos das camadas  jovens do clube. Todavia, os próprios jogadores , à primeira oportunidade  , forçam a saída , vejam-se os casos de Coentrão , Miguel , Hugo Leal, Edgar , etc.
Evidentemente , enquanto a regulamentação o permitir, a preferência tem que ser dada aos  melhores , independentemente da nacionalidade.Mas é bom estar atento porque as regras estão a mudar no sentido de restringir a quantidade de estrangeiros e temos que estar preparados. Isso faz-se com uma boa formação/prospecção. 

Sem comentários :

Enviar um comentário