quinta-feira, 14 de julho de 2011

Benfica versus Porto. Este ano temos que ganhar

Em primeiro lugar acredito que contratemos um lateral esquerdo mais ou menos, também não há génios a esta altura do campeonato. Tem que vir um jogador bom, com alguma tarimba e que queira jogar no Benfica.O meu preferido é Drenthe mas o JJ já disse que não. Ansaldi é falado mas até agora nada. Fala-se de Emerson , um lateral que defende bem e sabe jogar, também não seria má opção e o JJ parece que gosta dele.

Mas, antes disso, penso que na baliza estamos melhor com Artur, é um guarda redes completo, experiente e seguro.Se Roberto for o número dois , tudo bem .
O lado direito da defesa está bem entregue a Maxi Pereira, em Portugal não há melhor. Os centrais dão garantias. Aqui põe-se a eterna questão de início de época; Luisão fica ou não. Se não ficar é uma chatice porque tem muitos anos de Benfica , sempre a titular e é o nosso melhor central, sendo particularmente importante nas bolas altas, defensivas e ofensivas. Dos que se falam só Dédé o poderia substituir , mas tinha que vir já.
O Porto deve manter a defesa : Sapunaru ou Fucile à direita , Rolando e Otamendi  com Maicon para as faltas ou impedimentos. Rolando é um jogador em crescimento, adaptou-se bem ao clube , está mais forte psicologicamente , em suma é um central que não compromete. Otamendi é um excelente jogador. À esquerda têm Pereira , excelente jogador , agressivo a defender e incisivo a atacar. Maicon é um excelente terceiro central, na minha opinião superior a Rolando ou aos nossos Jardel e Miguel Vítor . Penso que na defesa ninguém leva vantagem.

Os meio campistas defensivos, o nosso Javi e Fernando do Porto são também jogadores equivalentes . Javi é atleticamente superior e melhor no espaço aéreo mas Fernando tem uma excelente leitura de jogo e ocupa os espaços de forma a ser um óptimo recuperador de bolas.
Depois temos que nos bater com Moutinho e Guarin ou Belluschi. Infelizmente tenho que dizer que Moutinho, para mim ,é um jogador único ; a entrega deste jogador, em bandeja de prata ,ao Porto é um acto incompreensível do Sporting. Trata-se de um jogador que faz tudo bem e joga sempre, vale muitos , muitos pontos. Guarin teve uma boa época, mas pode ser que lhe passe e Belluschi sendo um jogador de grande talento é irregular.
Nós temos mais soluções. Vi entretanto uns vídeos de jogos completos de Witsel e fiquei rendido. Se custou o que dizem é pechincha . Alto e forte , agressivo e com excelente técnica pode vir a ser a grande revelação do nosso campeonato. Revelação , entre aspas, trata-se de um titular da selecção belga.Por isso temos Javi+ Witsel. Faltam dois jogadores no meio campo para completar o famoso 4-1-3-2, aqui , na esquerda, tenho   cinco nomes e vou escolher o menos consensual. Os nomes : Gáitan, Matic, Bruno César , David Simão e Nolito.Este último é um extremo e , até hoje, friso , até hoje não me convenceu. Gáitan é um grande jogador , rápido e tecnicista. Bruno César é um jogador que vi ao vivo,é fabuloso mas no sistema de JJ só lá mais para a frente. Matic é um grande jogador e não me chocava que o trio à frente de Javi contasse com ele pela esquerda, para já ganhávamos altura no meio campo, sempre importante nos jogos internacionais, mas também capacidade de segurar e passar bem a bola, é que apesar de 1, 94 cm ele joga muito bem pelo chão.  Todavia , opto por David Simão. É uma cisma , parece-me que está sempre a crescer, quando era junior dizia-se que era bom mas não tinha intensidade e por isso dificilmente singraria nos seniores, no entanto , em Fátima e no Paços foi sempre indiscutível. Vê-se que tem ambição, é inteligente e por isso evolui, tecnicamente é tão bom como os melhores e remata bem. No último jogo treino inventou um golo à maneira dos predestinados. Por isso fazia : Javi+Witsel+David Simão. Para 10, Aimar .É dos melhores do mundo . 
O Porto ataca com Varela +Falcão+Hulk. Presumo que Falcão esteja vendido, afinal são só 30 milhões .Será uma grande baixa, o Porto ganhou com a sua entrada para o lugar de Lizandro. Falcão é um super atacante e se o Porto não o conseguir vender é porque ele é mesmo colombiano, se é que me faço entender.Varela é bom jogador mas deverá perder o lugar para James Rodriguez, daqui não vem mal ao mundo, apesar de Rodriguez prometer muito. Hulk foi de facto um achado mas acredito que com a proximidade do mundial ele perceba que se não for para um grande clube europeu não vai a lado nenhum e comece a mostrar alguns sinais de fadiga e stress, já demonstrou que não é muito forte psicologicamente.
O nosso melhor ataque é ... Cardozo e Saviola. Atenção que Saviola é mesmo um grande jogador , daqueles em quem as jogadas não param nem se perdem por más recepções de bola ou maus passes. Em Portugal nenhum jogador é superior a Saviola mesmo que às vezes não pareça.

1 comentário :

  1. É oficial, falcão renova contrato até 2015 e aumenta a cláusula de rescisão do seu contrato para os 45 milhões de euros.

    ResponderEliminar