Muitas pessoas entendem que a saída de Nuno Gomes e Moreira, jogadores com muitos anos de casa constitui uma perda para o Benfica ao nível da sua identidade. Mal estaria uma instituição centenária se assim fosse.
O Benfica há muito que deixou de ter uma base de jogadores portugueses. Mas isso acontece com quase todas as grandes equipas do mundo.
Se analisarmos o caso português teremos grande dificuldade em encontrar as referências no Fc Porto. A equipa deles é basicamente estrangeira e os portugueses são todos oriundos de outros clubes ( Moutinho, Varela , Rolando,Micael) os jogadores formados lá não têm hipótese, vejam-se os casos de Castro e Ukra.
Penso que essa ideia de que o Benfica está a perder a sua identidade, a famosa mística,é uma invenção de alguma comunicação social . Quem nos dá a identidade são as nossas cores, o emblema e , claro está alguns jogadores que pela sua qualidade se transformaram em símbolos do clube. Nuno Gomes e Moreira nunca poderiam estar entre eles. Bandeira são Eusébio , Coluna , Simões , José Augusto , Chalana , Diamantino, Alvaro, Humberto Coelho, Rui Costa e outros grandes jogadores.
O plantel é constituído por um determinado número de atletas e , pessoalmente, prefiro dar uma oportunidade a Nelson Oliveira ou David Simão do que manter Nuno Gomes.
O mais importante é que os jogadores que em cada momento fazem parte do plantel dêem tudo dentro do campo como se fossem benfiquistas desde pequeninos quer fossem quer não.
Estou 100% de acordo com o teu ponto de vista!
ResponderEliminar