segunda-feira, 4 de julho de 2011

Finalmente

Tendo ficado em Lisboa , presumo que Fábio Coentrão já esteja transferido. Seja o Madrid ou o Chelsea, não sei nem me interessa. O que , de facto, interessa são os termos do negócio. Coentrão tem uma clausula de rescisão de 30 milhões de euros, isso é publico. Para muitos será um valor exagerado, pessoalmente acho um valor justo tendo em conta o rendimento do atleta no nosso clube.Já escrevi várias vezes neste blog , e volto a fazê-lo, que Coentrão é daqueles jogadores cujo valor não é facilmente mensurável. Nesse sentido faz lembrar João Vieira Pinto , também ele foi um jogador que, no nosso clube, tinha um valor difícil de determinar. São aqueles jogadores que , para além , de terem um rendimento desportivo elevadíssimo, têm um carisma que permite que os adeptos, especialmente os mais jovens, se identifiquem com eles. Trazem mais gente ao estádio, mais sócios ao clube , mais camisas vendidas, mais gente à frente da TV, aqueles que o miúdo diz quando marca um golo numa brincadeira - Golo do Coentrão.

Romantismos à parte o jogador vale os 25 milhões ou um pouco menos se o negócio envolver  , por troca, um jogador de qualidade que seja útil no nosso plantel. Ou seja, um central ou um defesa esquerdo.Nesse sentido o Madrid tem Garay que é um jogador internacional argentino , presentemente na Copa América .Tendo em conta que Coentrão não foi à Suiça e que o JJ levou os proscritos Faria e Miguel Vítor arrisco-me a dizer que é este o jogador que serve de moeda de troca.Como não poderá estar na Pré da Champions o treinador vê-se obrigado a apostar em jogadores em que não confia, apesar de serem bons ( MV).
O futuro dirá se é ele ou não. Se for espero que não seja um negócio de 15 milhões mais Garay.Isso seria um péssimo negócio e uma grave manifestação de fraqueza.Outro negócio possível para o Madrid seria envolver Drenthe como moeda de troca. Sobre este jogador já escrevi muitas vezes;  na minha opinião tem um potencial imenso e ,se ele quisesse e estivesse motivado, e só nesse caso, seria um fantástico jogador para o Benfica. O Chelsea costuma pagar a pronto , contudo a comunicação social avança com Rajkovic como moeda de troca. Trata-se de um nobody e nesse caso a clausula pouco poderia descer.Eles têm , no entanto o homem ideal para este negócio ; o brasileiro Alex( aparentemente a caminho do Bayern) é um central do meu ponto de vista superior a Luisão e  a jogar na Europa há muitos anos. Nesse caso admitiria 20 milhões mais Alex.

Quanto ao comportamento de Coentrão durante este processo, prefiro recordá-lo dentro do campo. Todavia, nunca responsabilizaria o jogador , penso que o clube tem mais culpa do que ele. Digo isto porque presumindo que os homens são iguais em todo lado, só vejo isto acontecer com frequência no nosso clube, sinal de que alguma coisa tem de mudar no relacionamento com os atletas por parte da Direcção.

Sem comentários :

Enviar um comentário