segunda-feira, 9 de outubro de 2023

De derrota em derrota

A equipa B perdeu em casa contra um dos conjuntos mais fracos da segunda liga. Um dos lances é absolutamente caricato. É caricato no futebol profissional mas o mais triste é que seria igualmente caricato entre amadores ou entre miúdos. É verdade que só falha quem lá está mas aquilo foi um lance de apanhados, parecia uma "prank" protagonizada por um profissional que já tem 22 anos e que nunca será guarda-redes para a primeira equipa, Trubin e Samuel Soares são mais novos do que ele. 

Mas não foi o único, Gustavo Marques , um central também com 22 anos, escorregou no relvado e abriu caminho para um dos golos adversários. Estes jogadores, com esta idade , não têm qualidade para jogar no Benfica e nem acrescentam nada à equipa B. Porque também não têm maturidade.

Parece-me que nos jogos em casa , já que o resultado não interessa, os atletas da primeira equipa que não jogassem na respetiva jornada, poderiam atuar na B, desde que tivessem condições para isso. Jogadores como Tomás Araújo, João Vítor, Tiago Gouveia ou Artur Cabral poderiam ter jogado ontem.

4 comentários :

  1. Boa tarde João, já defendo isso há muito tempo. Houveram momentos em que alguns jogadores vindos de lesão ou c/ pouco ritmo de jogo, lá jogaram, como o Jardel, Tarahat, e outros. No sábado muitos dos que entraram de início, e que possuem poucos minutos de jogo, denotaram muita falta de ritmo de competição, exemplo o Florentino, Chiquinho, e em Milão o Morato e o Tomás Araujo.

    ResponderEliminar
  2. para alem dos defeitos já identificados doutros anos este ano ainda existe um que se veio acrescentar, e que já no ano passado se notava um pouco, a falta de qualidade desta geração.

    mas a política que o clube segue nos guarda redes é um política completamente diferente da que segue para o jogadores de campo, nestes quando os jogadores chegam a um limite de tempo na equipa b ou sobe para a principal ou são emprestados para um nível diferentes ou se libertam jogadores sem qualidade.
    nos guarda redes ou sobem para a equipa principal ou são libertados nunca são emprestados.

    depois tem casos como o kokubo, o zlobin e até mesmo o svilar, que já não fazem nada na equipa b já não vão evoluir naquele espaço claramente nenhum deles tinha qualidade para a equipa principal e a não jogarem também nunca evoluíam e nunca foram emprestados, para poderem jogar, para o sim ou sopas.

    e o pior disto tudo é que a estratégia não esta claramente a funcionar e já tivemos vários jogadores que tinham muito potencial e que foi desaproveitado, em índices muito superiores ao normal e ao esperado.

    ResponderEliminar
  3. O que se passa na "B" é um problema de bases. De liderança, falta dela, de objectivos e de comando. Há já muito tempo que digo isto : A Equipa "B" está imediatamente abaixo da equipa principal, salvo muito raras excepções. É um trampolim para a "A". É uma equipa de preparação de jogadores para que o Clube se possa "auto abastecer". Existe uma vontade e uma pressa desmesurada em formar "jogadores de aviário" , mostrar serviço na formação para ganhar prémios. O maior prémio será sempre a subida de jogadores da Equipa "B" á turma principal.
    Há demasiadas etapas queimadas por jovens jogadores.
    A partir do 2º ano de junior, salvo algumas excepções, deveria ser feito logo uma escolha de jogadores, por posição, com potencialidades de evolução, tendo em vista a sua inclusão na Equipa "B" e depois na "A". Para as posições em défice haveriam contratações , em Poprtugal ou no estrangeiro, mas com a menção que os atletas estão a ser contratados para a equipa "B", para poderem evoluir e serem preparados a dar o salto.
    A equipa "B" está a funcionar como porto de abrigo. Ao Benfica não serve qualquer um. Existem lá jogadores que nem nas equipas da Liga 3 conseguiam ter lugar.
    A falta de qualidade geracional, não é motivo, nem explicação, para sermos humilhados constantemente com exibições ridiculas e mediocres.
    Entre a equipa da Liga Revelação e a equipa "B", fazendo uma escolha por posição, para um plantel de 22+3, conseguia-se fazer uma equipa "B" muito forte. Os que não jogassem ou jogassem menos rodariam precisamente na Revelação.
    Essa equipa deveria ter um ou dois jogadores mais velhos, já com experiencia para permitir potencializar os outros. Muito importante, talvez o mais imortante : Os treinos e sistemas utilizados deveriam ser iguais aos da Equipa principal.

    Só mais uma pequena observação, temos nas equipas "B" e Revelação, muitos Médios, centro, defensivo, ofensivos. Muitos Extremos. Jogadores que podem fazer 2º avançado.
    São numeros exagerados. Esta situação não permite a evolução dos jogadores.
    Alguns deles, pelo que já vi, podem chegar á Equipa principal, mas com parece que têm de jogar todos...Temo que fiquem pelo caminho os que demonstram mais potencialidades de evolução para a Equipa "A".

    Peço desculpa pelo longo comentário, mas sigo com muita atenção a equipa "B"do Benfica, e faz-me muita impressão certas coisinhas, das quais o Clube não tira quaisquer vantagens...só gastos.

    ResponderEliminar