quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Olhe que não

A propósito de Miguel Sousa Tavares e do título do seu artigo escarrapachado na capa do jornal "A Bola": "O futebol de Javi Garcia é o mais sujo da Liga"

Confesso que não sou apreciador do estilo , feito de verdades que só a ele foram reveladas, de Sousa Tavares. Mas faz-me confusão que alguém que se declara impoluto e defensor de uma sociedade limpa perca a cabeça no que toca à bola. 

Relativamente ao apito dourado e aos comportamentos ilícitos chegou a defender a demissão de Pinto da Costa mas logo meteu a viola no saco. E ainda assim quando defendeu timidamente o afastamento de PC não o fez pela gravidade em si mesma de actos de corrupção mas sim porque o FC Porto poderia ser prejudicado.

Mas como não houve prejuízo para o Porto já são todos amigos.

Relativamente à higiene do futebol de cada um parece-me bem mais sujo o comportamento de Fucile , desesperadamente à procura da expulsão de adversários, ainda por cima através de simulações patéticas .

Javi Garcia não me parece um jogador maldoso. É um duro , como o são outros. No Porto muita gente recorre sistematicamente à fala para recuperar a bola. Fernando , Fucile , o próprio Moutinho o faz com muita frequência,etc, etc. Não vou dizer que eles são violentos ou fazem jogo sujo.

O jogo violento faz parte, aliás, da escola do Porto. O caso mais famoso na actualidade é Pepe, jogador violento e maldoso. Também da actualidade e da mesma escola Bruno Alves e Ricardo Costa.Para aqueles que são um pouco mais velhos que dizer do futebol de Fernando Couto e Jorge Costa , conhecidos internacionalmente como jogadores violentos.E Aloísio que assim que chegou a Portugal deu uma cabeçada num jogador do Belenenses , virou as costas e nada lhe aconteceu. Que dizer do futebol , esse sim, mesmo muito sujo de Paulinho Santos. E antes dele de André. No Benfica apenas Mozer pôde ombrear com eles neste tipo de futebol. Mas Mozer sofria as consequências. É que nos anos 80 e 90 as coisas eram mesmo escandalosas . A ideia que dava é que um arbitro quando queria mostrar amarelo tinha que pedir autorização a João Pinto , capitão do Porto.

Muito sinceramente o que me parece é que Sousa Tavares gostava de contar com o futebol "sujo" de Javi no seu clube.

Sem comentários :

Enviar um comentário