sábado, 11 de junho de 2011

Eusébio ou Pinto da Costa... convém nunca esquecer !

O nosso maior símbolo , aquele que elevou ,de maneira definitiva, o nosso nome acima de todos os outros tornando o Benfica um clube mítico , conhecido e respeitado no mundo inteiro foi, sobretudo, um jogador de futebol chamado Eusébio da Silva Ferreira, o Pantera Negra.

Eusébio era um jogador espantoso , tinha um remate potente e colocado como até hoje não apareceu outro no futebol mundial. Juntava a isso uma enorme vontade de vencer, velocidade, poder físico , um enorme coração e muito fair-play. Este é o nosso maior.

Outros clubes , que entretanto, têm somado troféus nacional e internacionalmente têm outros símbolos. Quem é a grande figura do FC Porto? O seu grande jogador? O seu Eusébio, o seu Pélé , o seu Cruiff, ou até ,para voarmos mais baixinho , quem são os seus cinco violinos?

Não, no Porto não há Eusébios ,nem Pélés, nem sequer violinos.

O seu grande jogador chama-se Pinto da Costa, nome invulgar para um futebolista dirão.Mas aí é que está o segredo, Pinto da Costa não é um futebolista. Não remata forte, não tem técnica apurada nem um jogo aéreo letal.

As suas características são outras ,mas igualmente temíveis. Capacidade invulgar de nomear amigos para lugares importantes na estrutura do futebol tecendo uma teia de interesses que lhe permita controlá-lo de cima a baixo, designadamente as arbitragens.Mas depois junta a isto uma bondade impressionante, qualquer arbitro aflito( de dinheiros) pode ir a sua casa e contar com a sua compreensão e generosidade.
 E mais , estes impolutos juízes ,nunca entram em jogo com a barriguinha a dar horas. A frutinha já está sempre comida. Um autêntico bom pai de família.

Enfim...cada um ganha como pode!

1 comentário :