quinta-feira, 23 de junho de 2011

Portugueses no plantel

Quando se olha para o que poderá vir a ser o plantel do Benfica na próxima época, uma coisa salta à vista. Na próxima, como nas anteriores temporadas a presença de jogadores portugueses é quase residual.

Espero que não se veja aqui uma posição xenófoba . Penso, ao contrario, que só no contacto com o que é diferente se pode evoluir, em tudo como no futebol.

O treinador , Jorge Jesus, em entrevista recente enunciou o que será uma política de aquisição de jogadores na América do Sul, mais propriamente nos países de língua castelhana . Como se por uma osmose de idioma todos os latino americanos se transformassem em Maradonas.

O problema é que muitos desses jogadores são, claramente , de segunda linha. De modo geral são jogadores que fazem um ou dois jogos pelas respectivas selecções. Não são maus mas não são grandes jogadores.

O problema é que, devido à imensa quantidade, designadamente no nosso plantel, acabam por ocupar o lugar dos melhores jovens jogadores portugueses . E os melhores jovens jogadores portugueses são , potencialmente, superiores a estes jogadores estrangeiros de segunda linha. E uma grande equipa é feita de grandes jogadores.

Claro que não me refiro aqui a jogadores como Maxi, Luisão, Javi , Gaitan, Aimar, Saviola ou Cardozo, estes são realmente grandes jogadores e fazem-nos falta.

1 comentário :

  1. patriarca disse:


    Que ganhem, que se esforcem, que nos dêm Vitórias, que no final nos mostrem algo positivo, o Titulo Campeão, a taça portugal, a taça da liga, Excelente prestação na Champions league e quero lá saber se a Equipa tem muitos ou poucos portugueses, QUERO É TITULOS e não quero ser ENXOVALHADO em Campo ou fora dele, Quero lá saber se os Nossos jogadores são estrangeiros ou portugueses, são Jogadores do Benfica e como tal GANHEM, ARRECADEM TITULOS e Toda a gente Adepta se esquece das Nacionalidades.
    E NÓS SÓCIOS temos é que APOIAR sejam Eles portugueses ou estrangeiros, VESTEM o Manto Sagrado, são Jogadores do Glorioso e isso é que é importante.
    Ganhem, Ganhem, DERROTEM O SISTEMA !!!!

    ResponderEliminar