segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Uma equipa B sem confiança

Com a derrota em casa no fim de semana passado a equipa B passou para o antepenúltimo lugar da classificação, lugar muito perigoso. Há que reagir de imediato. Claro que não se exigem títulos de segunda liga mas uma coisa é evoluir numa conjuntura profissional de segunda liga e outra e descer para a divisão inferior.

Quando se olha com atenção para a equipa até se consegue perceber algum talento mas a falta de calo, arbitragens tendenciosas e um treinador pouco capaz consomem o talento e fica a aflição de perder mais do que ganhar.

Em cinco jornadas a equipa sofreu nove golos, defende mal e isso é trabalho de treinador mesmo aceitando que os centrais, sempre os primeiros culpados , são fracos. Mas como se sabe defender é um trabalho de toda a equipa e como disse atrás tem muito o dedo do treinador. No ataque fizemos apenas cinco golos, três do Gilson Benchimol e dois do Maestro, ambos de grande penalidade. Também muito pouco

E o problema é que estes miúdos, muito jovens, vão perdendo a confiança o que é muito mau para a equipa e para eles individualmente.

Parece-me que seria importante perceber quem são os jogadores que verdadeiramente poderão vir a jogar na equipa principal e dar-lhes desde já a responsabilidade de jogar. Não entendo porque não joga Hugo Félix, um dos que tem algumas qualidades especiais, na marcação de livres e cantos está ao nível dos melhores. É apenas um exemplo. 

Dos jogos que tenho visto há três jogadores que me parecem acima da média, os centrocampistas Maestro e Rafael Luís e o avançado Gilson Benchimol. Dos três parece-me que o Rafael Luís será o que poderá subir mais rapidamente, se Chiquinho tivesse saído este jogador poderia substitui-lo no plantel


4 comentários :

  1. Na mediocridade, é facil alguem com mais jeitinho para a coisa sobressair...Desculpem-me a frieza.
    A equipa B, pura e simplesmente NÃO TEM MATURIDADE suficiente para competir de igual na Segunda Liga.
    Dão uns toques, há jogadores com futuro, mas perdem-se assim que falha algo. Não há quem equilibre a Equipa.
    O Departamento de formação do Benfica, trabalha mal a equipa B.
    É a minha opinião. Posso fundamentá-la se necessário....
    Digo só que na Segunda Liga existem jogadores na faixa etária 18/21 anos com experiencia competitiva de primeira divisão e mesmo da segunda, que poderia elevar bastante o nosso nivel. Além de que poderiamos ter um jogador mais velho que "orientasse" os mais jovens dentro de campo, que não os deixasse ir abaixo ou adormecer.

    Ter uma prospeção bastante activa nos Países Nórdicos e Africanos. Olhar para o nosso adversário de 4ª feira na Champions...e quiserem, por curiosidade, façam a média de idades da equipa que jogou este fim de semana contra o adversário do sporting na próxima quinta feira . Ou a média do plantel e vão ver o que quero dizer.... Os jogadores disponiveis devem rondar uma média de 21 anos, não chega aos 22 !!!!

    Lembrar por ultimo que só deveria treinar a equipa B, quem acetasse colaborar com o plantel principal, incutindo-lhe os mesmos métodos e sistemas de jogo...só asssim a equipa secundária podera ser a incubadora da equipa principal.

    ResponderEliminar
  2. acho que este ano é um pouco de tudo começando com a falta de qualidade nesta fornada de jogadores que vem somar ao vários problemas que já vem de outros anos, vários identificados aqui por muitos de nós, e que continuam sem ser resolvidos.
    e terminando no nelson que ainda não consegui formar uma equipa de modo a assim disfarçar algumas dessas debilidades.

    ResponderEliminar
  3. Há jogadores do plantel da A, que caso não joguem ao Sábado, deveriam jogar na B, p/ ganhar ritmo. Exemplo: Tomás Araujo ou Morato, Casper T. , Tiago Gouveia...

    ResponderEliminar