quinta-feira, 9 de novembro de 2023

É a hora de Roger Schmidt mostrar o que vale

Depois de uma época de sonho , especialmente a primeira parte, beneficiando de contratações que trouxeram outra dimensão ao jogo do Benfica como , sobretudo, Enzo mas também Bah , Neres e Aursnes e encontrando um estilo de jogo adequado às características de jogadores como Gonçalo, eis que este ano tudo mudou. Em abono da verdade a equipa caiu muito , ainda na época passada, com a saída de Enzo, mas continuava lá a capacidade goleadora e pressionante de Ramos e a inteligência e qualidade de Grimaldo, que na Bundesliga já marcou cinco golos.

Nenhum destes três jogadores teve um substituto à altura. Jurasek parece ter dificuldades técnicas graves. Bernat não tem confiança limitando-se a jogar para os lados, ambos defendem mal. Kokçu ainda não conseguiu adaptar-se, percebe-se que tem enorme qualidade de passe mas não mostrou mais do que isso, contudo ele é um dos jogadores em quem ainda acredito. O avançado contratado é Cabral que até ao momento nada fez.

Depois temos a contratação da super estrela, Di Maria, que tem sido o melhor jogador do Benfica mas que, contra grandes equipas, sem um coletivo forte que o apoie, também não consegue  resolver tudo.

Dois jogadores que na época passada estiveram bem e este ano estão medonhos são João Mário e Rafa. O primeiro , pelas suas características, precisa de um enquadramento especial, tecnicamente é muito bom jogador mas na posição em que jogou ontem não dá. Rafa parece contagiado pelo mau momento da equipa, esse é um dos motivos pelos quais nunca conseguiu fazer a carreira que poderia ter feito se tivesse uma personalidade mais forte, ele é um craque , como diz a canção ele deveria ser aquele "que nada teme, o homem do leme" pela qualidade e pelos anos de Benfica ( oitava época) , mais de duzentos jogos e, no entanto , às vezes parece que chegou ontem.

Junta-se a tudo isto o azar da lesão de Bah . Não se percebe como foi possível não ter um segundo lateral direito.

Há . portanto , muitos problemas com jogadores a que se junta o desnorte do treinador que parece ter perdido a identidade, ele que é um homem experiente. Ontem, a colocação de Neves a lateral direito, foi um crime de lesa Benfica. Aursnes igualmente sempre mal colocado, Mário perdido e Florentino a fazer uma assistência para golo adversário.

O Sporting não é a Real Sociedad mas tem um estilo de jogo consolidado e jogadores que nos podem ferir. Não podemos deixá-los alargar distâncias. Em casa temos que ser nós a mandar. Seja com dois ou com três centrais. É preciso foco, concentração , é preciso que António Silva volte a ter a concentração que demonstrou na época passada.

Mas sobretudo é preciso que Schmidt tenha uma ideia clara do que é preciso fazer e que ponha os jogadores a acreditar nessa ideia.



2 comentários :

  1. não existe azar nenhum na lesão do bah, alias o mais natural em jogadores de um qualquer desporto são as lesões, e esta então com tantas recaídas e por tanto tempo só existe porque só existe ele para a posição e por isso tem de jogar sempre mesmo que condicionado como aconteceu em grande parte dos jogos este ano.
    bah que ainda assim tem ele próprio alguma debilidades.

    rafa sempre foi isto muita irregularidade basta ir ver o que aconteceu neste anos todos ele tem períodos brilhantes, normalmente de seis meses, e depois desaparece nos outros seis.
    mesmo o ano passado entre dezembro e março teve um completo apagamento.

    sobre o antonio silva já o disse varias vezes ele não tem a qualidade que se lhe apregoa, o ano passado já mostrava estes erros, agora como a equipa defendia melhor não os cometia tantas vezes porque não estava tão exposto.
    e depois a malta tem esperança que apareça um novo humberto e depois quer acreditar tanto que parece que que isso os cega impedindo de ver a realidade.

    ResponderEliminar
  2. malempregado as os adeptos serem muito exifgentes se fossem exigentes sonnsigo mesmo ok agora com os outros epa me poupem o benfica tem tudo pa ganhar e ainda pode tanta coisa ainda ir a liga europa mas mesmo aassim o benfica pode ganhar tudo a nivel interno talvez dois ou tres reforços no mercado de inverno escolhidos a dedo podiam fazer a diferença mas mesmo assim da pas competiçoes internas

    ResponderEliminar