sexta-feira, 10 de novembro de 2023

É também por isto que não conseguimos manter os melhores jogadores

Grimaldo foi convocado pela primeira vez para a seleção espanhola, depois de anos a jogar no Benfica , a ser campeão e até a jogar Champions, bastaram menos de seis meses na Alemanha para merecer uma convocatória. 

O problema não é o Benfica , indubitavelmente um clube gigantesco, o problema é a exiguidade do próprio país que não é reconhecida pelos dirigentes e por isso temos uma liga em que se joga miseravelmente. Fará sentido termos 18 clubes na Primeira Liga , menos 2 do que em Espanha e Inglaterra , o mesmo número do que na Alemanha?

Não poderemos ultrapassar a dimensão do país a , não ser que jogássemos a liga espanhola , mas poderíamos alterar a arquitetura das competições para termos uma liga mais competitiva e atrativa para os próprios jogadores. 

10 comentários :

  1. já há mais de trinta anos que digo que o nosso campeonato não pode ter nunca mais de dezasseis clubes e muito provavelmente o numero ideal seriam catorze.

    mas em termos de qualidade do futebol praticado o numero excessivo de clubes é só parte do problema.
    outro é só termos treinadores portugueses que tem todos a mesma mentalidade e jogam todos da mesma maneira e por isso os clubes ditos não grandes nunca vão evoluir.
    e é muito por isso que os clubes pequenos que vão à europa agora nem contra equipa de quinta categoria de países ultra periféricos tem resultados de jeito quando antigamente quando existiam muitos treinadores estrangeiros volta não volta até se faziam umas flores contra equipas dos cinco campeonatos principais da europa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A partir de certa altura começou a vender-se a ideia de que o treinador português é o supra-sumo da tática o que só é verdade se entendermos que a perfeição tática é fazer anti-jogo e passar o tempo todo com onze jogadores no próprio meio campo

      Eliminar
    2. exatamente e os treinadores tem um forte apoio dos jornalistas que passaram a ser caixa de ressonância dessa ideia, só ainda não percebi se por um nacionalismo bacoco muito próprio da imprensa se porque lhes toca algum.

      mas mesmo se essa maravilha tática fosse verdade, e não é, por todos usarem os mesmos modelos as mesmas táticas e os mesmos sistemas iria acontecer sempre uma estagnação.
      o que temos é um modelo mau e estagnado.

      Eliminar
  2. O ideal seriam 10 clubes, 4 voltas, e 3 despromovidos em função das classificações das últimas 3 épocas. Ou seja, teríamos um clube muito restrito e selectivo, mas também garantíamos que não iam haver equipas a subir numa época e a descer na época seguinte, o que permitiria alguma estabilidade aos clubes mais fracos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa ideia das últimas três épocas é interessante, nunca tinha pensado nisso. Quanto aos dez clubes acho um bom número, aglutinava os melhores jogadores nesses dez clubes e a liga seria bem mais competitiva e bem jogada.

      Eliminar
    2. entrando na discussão esse modelo com dez clubes tem para mim dois problemas por um lado ainda aumentas mais o numero de jogos, e o que temos é de diminuir os jogos principalmente das equipas que jogam as competições europeias.
      e por outro os jogos grandes eram banalizados e isso a longo prazo ia diminuir o valor dos mesmos.

      e num quadro de apenas dez clube apenas poderia existir uma subida e uma descida.

      Eliminar
    3. Com 10 clubes faria três voltas , ver-se-ia o critério para decidir quem jogava em casa no terceiro jogo. Dez clubes aglutinaria os melhores jogadores que agora se espalham por 18 clubes o que faria esses 10 muito mais fortes do que os melhores 10 da atualidade. Mais jogos entre grandes clubes não me parece que banalizasse os mesmos desde que bem jogados.
      Honestamente acho que em Portugal não há espaço para mais do que 12 ou 14 clubes na primeira liga

      Eliminar
    4. a tres volta o terceiro teria de ser em campo neutro.

      mas os jogos entre os grande a maioria deles são mal jogados.

      passar de dezoito para dez acho muito radical e também por isso teria tudo para correr mal, o sensato era baixar para catorze clubes fazer experiência durante cinco seis anos ver o que resultava e ou se mantinha nos catorze ou se reduzia ainda mais.

      Eliminar
  3. O Grimaldo ser convocado para a seleção de Espanha não tem nada a ver com a Liga Portuguesa. Até o Abel Ruiz e o Djalo do Braga o são. Tem a ver sim com a posição em que agora joga. Num sistema de tres centais com ele no meio campo. Sempre o disse, dissemos, que ataca melhor que defende. Agora, finalmente, tem um treinador que percebeu isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Djaló não foi convocado e o Ruiz é sub-21. A nossa liga é vista lá fora como medíocre o que não é mentira nenhuma

      Eliminar