terça-feira, 21 de novembro de 2023

Um alerta para que não se voltem a cometer os mesmos erros

 Não sei qual terá sido a intenção de Bernardo Silva ao dizer que se  um grupo de quatro ou cinco pessoas percebessem de futebol ele não teria saído prematuramente do clube.

Para mim mais importante do que lavar roupa suja é entender as palavras dele, que é benfiquista, como uma alerta para que não se voltem a cometer os mesmos erros com outros jogadores. Eu próprio fico espantado com o descaso a que Bernardo e Cancelo foram votados por Jesus. 

Também não vale a pena esconder , Rui Costa estava lá mas parece-me que seria uma figura decorativa. 

O que está feito está feito mas é reconhecendo os erros do passado que se faz diferente no presente e futuro.

Apesar de serem casos diferentes, porque António Silva e João Neves são já reconhecidos como craques e estão consolidados na primeira equipa e até na seleção, não me parece que vender qualquer um deles no final desta época seja uma boa ideia.

Penso que o presidente do Benfica precisa de ter um pensamento desportivo a médio prazo , nem que seja em ciclos de três anos.

 Não basta dizer que quer ganhar a Champions. Para ter uma equipa competitiva ele precisa de manter os melhores jogadores durante alguns anos. Nem sequer gosto muito de falar nisto mas o Porto ganhou a Champions em 03/04, dessa equipa fazia parte um grande jogador chamado Deco que tinha 26 para 27 anos e estava no Porto há meia dúzia de anos. Nada me agrada menos do que mencionar um clube capturado por gente que simboliza tudo o que está errado no desporto mas a verdade é que eles seguraram durante anos o jogador e tiveram os frutos dessa política 

Porque razão não poderão António Silva e João Neves ficar até ao mundial 2026, faltam três anos , nessa altura um terá 23 anos e o outro 22. Há outros jogadores menos importantes que poderão ser rentabilizados e estou convencido que mesmo estes sairiam mais valorizados se ficassem mais tempo inseridos num projeto de sucesso. Mas tem mesmo que haver um projeto em que todos acreditem.

E entretanto é preciso identificar os miúdos mais talentosos para não ficarmos sem jogadores como Bernardo Silva.

3 comentários :

  1. Caro Companheiro João Vicente,

    Sendo um teu assíduo leitor, quase sempre de acordo com as opiniões que defendes, não posso deixar de te alertar para duas coisas: (i) a imperiosa necessidade de realizar mais valias (Operações com Passes de Atletas) de cerca de 70M€/ano e (i), a partir da próxima época, a redução quase total dessa necessidade, contando com as receitas do novo formato da Champions.
    Mas, ainda assim, nunca o Nosso Clube poderá praticar os salários dos clubes mais poderosos, pelo que eles irão continuar a ser atraídos, os melhores, por esses clubes que podem, no limite, pagar as cláusulas de rescisão.

    Quanto ao Nosso Companheiro Bernardo Silva, gostava muito de o ver ultrapassar aquela mágoa que o enferniza, logo a ele que tem tudo para, com a ajuda do Clube, ser um homem feliz.

    Acertar no euromilhões depois da extração dos números, é ... muito fácil, ahahah.

    Viva o Benfica!
    José Albuquerque

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Albuquerque
      Agradeço as tuas palavras. Também acompanhava os teus posts no blog Guachos Vermelhos e tenho pena que tenhas deixado de escrever porque eram sempre bastante elucidativos.
      Espero bem que venham essas receitas da Champions que permitirão não necessitar de vender jogadores de forma que às vezes parece precipitada.
      Viva o Benfica!

      Eliminar
  2. não me parece que o antonio silva tenha assim tantos interessados, pelo pelo para já e por propostas irrecusáveis.
    já o caso do joão neves é muito, mas muito, diferente.

    temos de vender, isso é certo, mas porque com muita frequência contratamos mal aumentamos a necessidade de vender mais cedo.

    e depois existe outra coisa que a maior parte das pessoas não sabem é que jogadores da formação tem o dobro, se não mais, de probabilidade de sair ao fim de poucos anos do que jogadores contratados.
    é que a venda de jogadores formados dá sempre mais valias, em percentagem do valor da venda, do que jogadores contratados.

    ResponderEliminar