Todavia, na defesa a conversa é outra : à direita Veloso, em certo sentido faz lembrar Maxi Pereira, jogadores raçudos , que sabem disfarçar alguma falta de velocidade com um bom posicionamento, tecnicamente razoáveis, ambos capazes de jogar à frente. Entre os dois escolho Veloso porque me parece que, defensivamente este era melhor, foi talvez dos jogadores mais difíceis de ultrapassar que vi e enfrentou grandes adversários .
A dupla de centrais da época também me parece superior à actual ; Mozer foi o central mais impressionante que vi jogar no Benfica pelo ar e formava com Ricardo Gomes uma dupla impressionante, ambos muito altos e excelentes cabeçeadores eram também jogadores tecnicamente muito evoluídos daqueles a quem a bola está sempre bem entregue, desse ponto de vista qualquer deles era muito superior a Luisão, por exemplo.Ricardo Gomes era ainda um jogador com capacidade de leituras dos lances fantástica , disfarçava com isso a sua falta de velocidade. Resta dizer que Mozer foi também um dos jogadores mais agressivos que passou pelo Benfica.Na defesa , se bem me recordo assistiu-se , essa época à entrada de Fonseca , um lateral , na minha opinião, fraco quer a defender , quer a atacar. À esquerda, estamos agora mais bem servidos.
O meio campo era formado por Elzo , um médio defensivo de boa capacidade física e técnica, internacional brasileiro, era um jogador que não enchia o olho mas cuja qualidade se fazia notar ,era sobretudo um homem que sabia do ofício , a falta feita na altura certa, a compensação aos colegas que subiam, o atacar apenas quando tal devia ser feito.Pela direita actuava um dos grandes extremos da história do Benfica, Vítor Paneira, driblador extraordinário. Ao centro a pensar o jogo Valdo um jogador ao nível dos melhores, para mim nada inferior a Aimar.
No ataque a grande figura era Magnusson, atacante canhoto, bom cabeçeador, muito poderoso fisicamente mas também muito forte tecnicamente. Apagava-se um pouco nos grandes jogos.
Igualmente importantes eram : Samuel, central de excelente técnica e muito rápido mas fisicamente algo frágil , Diamantino um super futebolista que podia jogar à direita , como 10, ou a ponta de lança . Um grande jogador.Chalana no ocaso da carreira; Pacheco extremo esquerdo velocíssimo, Vata , Abel Campos, César Brito , Lima e um brasileiro chamado Ademir , um caracol , alto e magro de excelente técnica.
Era um plantel de excelência e que dava prazer ver jogar
Prazer ver jogar!? A memória não está grande coisa... :-) É verdade que foi um plantel campeão e sim concordo tinhamos uma excelente defesa, agora ofensivamente era Valdo e Paneira...Magnusson...e fomos campeões graças aos muitos golos nos últimos minutos dos jogos do salvador Angolano Vata!
ResponderEliminarAlguns desses jogadores jogaram duas finais dos campeões europeus pelo Benfica. Quantos jogadores do Benfica actual jogaram 2 finais europeias, talvez o Aimar e o Saviola mas foi ao serviço de outros clubes. Por exemplo o Aimar é um jogador fantástico, mas o Valdo era muito melhor. E o Veloso, porra o homem era pau para toda a obra na defesa jogou quase até aos 40 anos, muito melhor que o Super Maxi. Mozer e o Ricardo imperiais e o que posso dizer do Diamantino, do Chalana, do Vitor Paneira e do Magnusson simplesmente eram grandes jogadores que nos quadros actuais não estariam mais do que uma época ou duas no Benfica, sendo apanhados pelos tubarões do futebol europeu. Um aparte para o pequeno génio o Chalana era um jogador de outro mundo e o Diamantino é um dos melhores avançados que passou pelo Benfica ao longo destes cento e tal anos de escola.
ResponderEliminarSAUDAÇÕES GLORIOSAS
Upss enganei-me queria-me referir à história do Benfica e não á escola.
ResponderEliminarEstes jogos eram fantásticos porque a equipa atacava imenso mas em muitos jogos só marcava o golo da vitória mesmo no final geralmente na sequência dum canto. Eram filmes sempre com final feliz, mas só no final é que se sabia. Valia a pena ir aos jogos e ficar mesmo até ao fim
ResponderEliminar