domingo, 21 de agosto de 2011

Vice - campeões do mundo : Nelson Oliveira e a restante geração Benfica 91

Portugal sagrou-se ontem vice-campeão mundial de futebol , num jogo que foi uma excelente final e em que o resultado foi sempre incerto. Estivemos a perder , demos a volta e acabámos por perder 3-2. A equipa adversária, o Brasil tem jogadores como Coutinho , Danilo , Óscar , Henrique , etc. Tudo jogadores do Brasileirão . Coutinho já está no Inter de Milão e como se sabe Danilo custou ao Porto 13 milhões de euros.

O Brasil é uma equipa talentosa e experimentada que tinha ganho todas as competições. Mas a sua vitória foi feliz.O grande herói da final foi Óscar , jogador que mais ano menos ano veremos num grande clube europeu.

Mas o mais talentoso de todos quantos estiveram em campo é português e foi eleito o segundo melhor jogador do mundial. Chama-se Nelson Oliveira. E independentemente de tudo o que fez neste mundial é capaz de ser o maior talento jovem do futebol mundial. Claro que para a comunicação social portuguesa os melhores são Iturbe , suplente da selecção argentina, mas que por cá é considerado o novo Messi , ou James , colombiano do Porto , ou até Danilo , também do Porto.

Mas de facto não é assim . Oliveira é o melhor , só precisa de oportunidades. E será um crime se JJ não lhas der.O talento tem que jogar , independentemente da idade.  

Mas o Benfica , acerca de quem se enche a boca para dizer que não tem portugueses no onze, formou ainda  outros grandes talentos.Na defesa Roderick , sobejamente conhecido e discutido. Os laterais esquerdos Mário Rui e Luis Martins . O médio Danilo , considerado o terceiro melhor jogador do torneio. E Sana .

A escola do Benfica formou o segundo e o terceiro melhores jogadores deste mundial. Podemos não ter portugueses no onze titular mas estamos a formar jogadores ao nível dos melhores.

Sou fã há muitos anos de Nelson , Danilo e Saná . São diferentes e tiveram evoluções diferentes. Saná  joga este futebol desde os quinze anos e por isso quando o vi pela primeira vez pensei que tínhamos ali um diamante; depois estagnou e no ano passado pouco jogou mas neste jogo deu um cheirinho do seu futebol feito de magia e visão de jogo.Danilo é diferente, é um jogador que ganhou personalidade com o passar dos anos. O seu futebol nos juniores era algo tímido. No entanto sempre foi um jogador muito disciplinado tacticamente . Cresceu fisicamente ao longo dos anos, no Benfica ; não se podem colocar questões relativamente à sua idade ,como já vi  fazer. Tem tudo para ser um grande jogador e devia ter sido agarrado mais cedo.

Nelson Oliveira tem tudo para ser um jogador de nível internacional.

Deixo para o fim Roderick. Esta época vai ser crucial para ele. Quando o comecei a ver jogar era médio defensivo, razoável sem deslumbrar. Depois passou a central e agarrou um lugar na selecção . A seu favor tem a estatura ( mais de 1, 90 cm ) e a técnica, sabe jogar , tem bons pés e passa bem . Contra ele, apenas questões fisicas: pouca agilidade , pouca força , pouca velocidade. Se for capaz de melhorar fisicamente torna-se um dos melhores do mundo, se não for capaz nunca terá lugar no Benfica.

Não são da geração de 91 mas têm um grande talento : André Carvalhas de 89 , um dos melhores jogadores jovens que vi e que já não está ligado ao Benfica e Coelho de 90, emprestado ao Atlético, custa ver semelhantes talentos desaproveitados

Sem comentários :

Enviar um comentário