domingo, 21 de agosto de 2011

Porque sofremos tantos golos

E mais importante , poderemos ser campeões sofrendo tantos golos . Em 2009/2010 fomos campeões , marcámos 78 golos e sofremos 20 . Na época passada marcámos 61 golos e sofremos 31. Isto é , o problema não esteve só na defesa mas também no ataque. A nossa equipa tipo campeã jogava assim :

Sport Lisboa e Benfica - SAD 4-2-1-3 football formation

Contámos em 2009/2010 com Ramires ,actualmente no Chelsea para equilibrar a equipa. O Benfica 2009/2010 era uma máquina ofensiva pela esquerda , Di Maria, Coentrão formaram uma dupla absolutamente mortífera , que contava ainda com a colaboração do central David Luiz que ataca como poucos centrais. Nestas alturas Javi cobria o lado esquerdo e Ramires o centro. Ramires é um jogador especial, tem técnica  e escola mas não faz alarde de habilidades, joga prático e simples , é rápido e joga bem de cabeça, é inteligente e faz as faltas no momento certo. Ataca e defende muito bem . Era ele o equilíbrio defensivo da equipa. Discretamente recuperava bolas e entregava-as jogáveis na frente. 

Mais do que a venda de Di Maria foi a venda de Ramires que desequilibrou o Benfica na época passada. 

Claro que a saída de Di Maria jogador que arrastava dois e três adversários veio prejudicar o futebol de Saviola e Cardozo  isso traduziu-se em menos 17 golos marcados na Liga.

Mas foi a saída de Ramires que desequilibrou a equipa que passou a jogar assim :

Sport Lisboa e Benfica - SAD 4-2-1-3 football formation

Não obstante a enorme qualidade de Salvio e a classe e técnica de Gaitan nenhum dos dois é especialmente forte a defender.
Por isso  a defesa do Benfica foi apanhada em situações de igualdade ou inferioridade numérica inúmeras vezes , daí resultaram golos.Obviamente que não pode se esquecida aqui a fraca época de Roberto a potenciar estas fragilidades

Para sermos campeões não podemos sofrer tantos golos . Só conseguiremos isso reforçando o meio campo. Por isso Javi Garcia tem que ter a companhia , não só de Aimar, como também de Witsel.

Depois um ataque com três homens : Nolito , Cardozo e Gaitan ( Urreta , Perez , etc)

Sem comentários :

Enviar um comentário