A selecção portuguesa está de parabéns. Conseguimos chegar aos quartos de final. Claro que não jogamos grande coisa mas vamos passando.
Lembro-me que em 89 a selecção espantou o mundo. Essa equipa também não tinha grandes jogadores.A equipa era mais ou menos isto : Bizarro, Abel Silva, Paulo Madeira , Valido, Fernando Couto, Morgado, Tózé, Hélio, Amaral, Paulo Sousa,Filipe, João Vieira Pinto , Jorge Couto e Paulo Alves. Outros foram jogando mas acabaram por se perder.As figuras eram Abel Silva, Fernando Couto, Amaral e João Pinto. Destes , só Couto e Pinto vieram a ser grandes jogadores. Paulo Sousa era extremo direito e veio a fazer uma grande carreira como médio centro.
Comparando com a equipa actual diria que Mika me parece superior a Bizarro, embora este tivesse estado muito bem em Riad. Na defesa Cédric não é inferior a Abel . Mas os centrais são inferiores aos de 89. Entre Nuno Reis, Roderick e Tiago Ferreira não se consegue arranjar nada de parecido com a segurança e agressividade de Couto. Estarão , na melhor das hipóteses ao nível de Madeira. Já Mario Rui e Luis Martins não me parecem inferiores a Morgado.No meio campo Hélio era melhor jogador do que qualquer dos actuais centrocampistas, não tinha o poder físico de Péle ou Danilo mas tinha excelentes pés. Tózé tinha uma humildade e abnegação que também não vejo nesta equipa.Na equipa actual Pélé é uma decepção, Danilo é um grande jogador em embrião, coloca-se bem e recupera muitas bolas , é alto e joga bem de cabeça mas o seu jogo pára aí. Sergio Oliveira é decepcionante, não consegue temporizar o jogo, perde-se em tentativas de drible inconsequentes, não consegue alimentar o ataque, vê-se que tem talento mas tem que perceber melhor o jogo.Em 89 tínhamos Jorge Couto, um baixinho de muita habilidade e Filipe , um esquerdino , rápido , tecnicista e muito agressivo. No ataque a equipa actual aposta em Caetano , Alex e Nelson Oliveira. Caetano é o jogador típico de equipa de contra ataque,muito rápido e habilidoso,vai dar jogador mas não jogador de equipa grande . Alex é um esquerdino de qualidade , habilidoso e rápido mas igual a tantos outros. É jogador de primeira liga mas não de clube grande. Nelson Oliveira é um futuro jogador de selecção , se tudo correr normalmente. Em 89 havia João Vieira Pinto , um dos maiores jogadores dos últimos trinta anos ; Amaral , um exremo da escola do Sporting que prometia imenso mas que acabou por não fazer grande coisa; finalmente Paulo Alves , jogador alto e muito bom cabeçeador.
Se fizesse uma equipa a partir das duas seria assim :
Sem comentários :
Enviar um comentário