segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Um Benfica de novo campeão

Para este desiderato uma das condições é ter um guarda redes seguro. E isso já temos nas pessoas de Artur e Eduardo. Nenhum do dois "faz chover" mas ambos são mais capazes do que Roberto

Defensivamente também estamos melhor. Mesmo tendo em conta que saíram David Luiz e Coentrão. David Luiz esteve pouco na época passada mas quando saiu o título já estava entregue. Por isso incluo-o.David e Fábio são melhores que os seus substitutos.Mas não são melhores para o Benfica. No Benfica prefiro Garay  que passa a bola  em vez de caminhar com ela em cavalgadas loucas. David Luiz é um super central. Porque sabe sair com bola  e é rápido e corajoso . Mas perdeu muitas bolas que deram golo. É melhor jogador do que Luisão mas não é mais eficaz defensivamente, nem mais seguro. Por isso Garay, em quem se percebe uma excelente relação com a bola, mas talvez menor velocidade conseguirá fazer esquecer Luiz, revelando-se ate melhor do que ele para o Benfica. Porque não é tão audacioso não sairá a jogar com a bola , correndo o risco de a perder. Como não é tão rápido resguardar-se -á  e, com isso resguardará a equipa. Por isso entendo que Garay é superior a David Luiz. À esquerda perdemos um jogador absolutamente fantástico: Coentrão. Mas também aí saímos a ganhar. Emerson é muito melhor defensivamente. E será um obstáculo mais complicado para Hulk , por exemplo. Até porque para atacar temos Capdevila.

O meio campo do Benfica também vai mudar. Desde logo porque Witsel se mostra um jogador extraordinário . De tal forma assim é que JJ equaciona uma táctica diferente . Nessa táctica Javi Garcia continua a ser o elemento mais recuado do meio campo se bem quem Matic seja uma alternativa muito válida. Mas à frente aparecerá Witsel , um médio box-to-box de grande categoria. Em "diálogo" com este estará um rejuvenescido Aimar, no apoio ao jogador mais avançado. 

Tendo estes três homens no meio campo JJ não jogará com dois avançados . E nesta táctica sacrifica o mais posicional, Cardozo. Saviola  assume-se como a referência no centro, sendo que tanto Rodrigo como NOliveira se sentirão confortáveis neste esquema. Nas alas dois jogadores talhados para este esquema: Nolito à esquerda e Gaitan à direita. Nolito conhece este esquema do Barça e apesar de  ser um  tecnicista vê-se que sabe pressionar alto. Gaitan não gosta de defender e , colocado na direita, contará com o apoio de Witsel, mas ofensivamente é um jogador letal.Presumo que JJ abrirá a Liga com este onze : Artur, Amorim, Luisão, Garay e Emerson, Javi , Witsel, Aimar e Nolito, Gaitan e Saviola. 
Isto não significa que Cardozo perca importância, apenas que as soluções são mais e melhores.

1 comentário :