Depois de uma época de sonho , especialmente a primeira parte, beneficiando de contratações que trouxeram outra dimensão ao jogo do Benfica como , sobretudo, Enzo mas também Bah , Neres e Aursnes e encontrando um estilo de jogo adequado às características de jogadores como Gonçalo, eis que este ano tudo mudou. Em abono da verdade a equipa caiu muito , ainda na época passada, com a saída de Enzo, mas continuava lá a capacidade goleadora e pressionante de Ramos e a inteligência e qualidade de Grimaldo, que na Bundesliga já marcou cinco golos.
Nenhum destes três jogadores teve um substituto à altura. Jurasek parece ter dificuldades técnicas graves. Bernat não tem confiança limitando-se a jogar para os lados, ambos defendem mal. Kokçu ainda não conseguiu adaptar-se, percebe-se que tem enorme qualidade de passe mas não mostrou mais do que isso, contudo ele é um dos jogadores em quem ainda acredito. O avançado contratado é Cabral que até ao momento nada fez.
Depois temos a contratação da super estrela, Di Maria, que tem sido o melhor jogador do Benfica mas que, contra grandes equipas, sem um coletivo forte que o apoie, também não consegue resolver tudo.
Dois jogadores que na época passada estiveram bem e este ano estão medonhos são João Mário e Rafa. O primeiro , pelas suas características, precisa de um enquadramento especial, tecnicamente é muito bom jogador mas na posição em que jogou ontem não dá. Rafa parece contagiado pelo mau momento da equipa, esse é um dos motivos pelos quais nunca conseguiu fazer a carreira que poderia ter feito se tivesse uma personalidade mais forte, ele é um craque , como diz a canção ele deveria ser aquele "que nada teme, o homem do leme" pela qualidade e pelos anos de Benfica ( oitava época) , mais de duzentos jogos e, no entanto , às vezes parece que chegou ontem.
Junta-se a tudo isto o azar da lesão de Bah . Não se percebe como foi possível não ter um segundo lateral direito.
Há . portanto , muitos problemas com jogadores a que se junta o desnorte do treinador que parece ter perdido a identidade, ele que é um homem experiente. Ontem, a colocação de Neves a lateral direito, foi um crime de lesa Benfica. Aursnes igualmente sempre mal colocado, Mário perdido e Florentino a fazer uma assistência para golo adversário.
O Sporting não é a Real Sociedad mas tem um estilo de jogo consolidado e jogadores que nos podem ferir. Não podemos deixá-los alargar distâncias. Em casa temos que ser nós a mandar. Seja com dois ou com três centrais. É preciso foco, concentração , é preciso que António Silva volte a ter a concentração que demonstrou na época passada.
Mas sobretudo é preciso que Schmidt tenha uma ideia clara do que é preciso fazer e que ponha os jogadores a acreditar nessa ideia.