quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Parece-me ser um bom jogo para ver alguns jogadores menos utilizados

 Este jogo deve ser encarado de forma séria ,evidentemente, mas só faltava que algumas das segundas figuras não pudessem ser titulares contra o AVS ou que isso colocasse em causa o nosso favoritismo.

Dito isto gostaria de ver o seguinte onze : Samuel Soares , Aursnes ( João Vítor já não é opção) António Silva ou Morato , Tomás Araújo e Jurasek, Florentino , Kokçu, Tiago Gouveia e João Mário, Gonçalo Guedes e Cabral.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Excelente vitória

Contra o Braga , especialmente em Braga, não conto dar banhos de bola , vencer por meio a zero já me chega mas nem foi o caso e se alguém esteve mais perto de marcar um segundo golo foi o Benfica. É que para além das bolas nos postes o João Mário perde , já na segunda parte, o que alguns chamam, um golo cantado. Mas é verdade que quando foi preciso Trubin conseguiu resolver. Fala-se muito das contratações falhadas é preciso que se diga também alguma coisa sobre as bem sucedidas e Trubin foi uma delas, é um guarda-redes muito bom e esteve muito bem Roger Schmidt quando o pediu. Outra contratação muito bem sucedida foi a de Tengstedt, que marcou mais um golo à Tengstedt, que é como quem diz um golo muito importante.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Surpresa só para quem não o conhecia

 A segurança e qualidade de Tomás Araújo só surpreenderam quem não conhecia o jogador que há muitos anos prometia vir a ser um central de topo. Não é perfeito , nenhum jogador o é e muito menos um ainda tão jovem, mas é um central que sabe jogar e isso é o mais importante, ainda que lhe possa faltar alguma agressividade e tenha momentos de menor concentração. Atenção, isto não significa que eu esteja a defender a saída de António Silva, na minha opinião outro grande talento que só ganharia em ficar mais uma época no Benfica.

Estes jovens formados no clube acabam por ser um suplemento de alma que ajuda a operar resultados como o de Sábado passado ou o do jogo contra o Sporting. Ter no plantel Samuel Soares, António Silva, Tomás Araújo , Morato, Florentino, João Neves, Tiago Gouveia e Gonçalo Guedes é uma mais valia mesmo que nem todos tenham a mesma qualidade.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Mostrar o dedo do meio à crise

O futebol tem destas coisas : de quem já nada se espera recebemos o melhor . Já tinha sido assim com Tengstedt e agora com Arthur Cabral, que fez o golo que nos mantém na Europa.

Esta equipa tem uma alma enorme e uma grande qualidade com bola mas como não se pode ter tudo tem sido fraquita na pressão alta que tão bem fazia na época passada. 

Veremos se este golo transformou o Picanha em Hércules e se , mesmo com Di Maria, Rafa e Kokçu  a jogar em simultâneo continuaremos a ser capazes de pressionar melhor. Eu acredito que sim.

Alma e qualidade

Estamos na Liga Europa. Este ano esta é a nossa competição. Começou mal a Champions mas independentemente do mau início os dois clubes que se qualificaram jogam mais do que nós.

Este jogo vem , mais uma vez, demonstrar a alma da equipa e permite-nos continuar a sonhar com conquistas internas.

Continuo a pensar que podemos crescer ainda mais.


segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Rui Costa respondeu bem

Como se exigia Rui Costa não ficou calado . Falou , e falou bem . Assumiu a responsabilidade nas contratações e apoiou o treinador . Posso ou não concordar com as opções de Schmidt mas tenho sempre que o respeitar enquanto treinador do Benfica, o que se passou no jogo de Sábado envergonha-me enquanto benfiquista. Ainda para mais sabe-se que o apoio à equipa e não a este ou aquele jogador ganha títulos. Não foi há muitos anis que o benfica perdeu em casa o deby por três a zero , foi em 2015 . E o que fez o estádio nesse jogo? Apoiou incrivelmente a acabamos a festejar o título. 


sábado, 9 de dezembro de 2023

Coragem

Tenho feito enormes críticas a Schmidt , falhou nas contratações de Jurasek e Bernat , falhou na contratação de Arthur  Cabral e estes falhanços fragilizaram o futebol do Benfica. 

Todavia não posso esquecer que este treinador é o atual campeão nacional e já venceu , este ano a Supertaça contra uma equipa que é muito difícil de bater. Não posso igualmente esquecer que este treinador demonstra enorme respeito pelo Benfica, sempre que fala sobre o clube, designadamente a publicações do seu país.

Compreendo os sócios e adeptos e a sua frustração mas há limites, não se podem atacar os nossos daquela maneira em casa.

Rui Costa não pode ter medo, neste momento. Ele é o presidente , o campeonato ainda não chegou a meio , precisamos de um líder firme nas suas convicções. Ele , melhor do que ninguém, sabe o que é o futebol. 

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Ecos preocupantes

Como não vi o jogo não posso fazer quaisquer comentários. Depois de saber o resultado também não me interessou estar a ver em diferido.

Todavia chegou-me a informação de que as arbitragens continuam manhosas.

Este vai ser um ano muito duro para nós em virtude da importância da classificação para a Champions, isto porque o Sporting está mais forte e o Porto , completamente desesperado pela situação financeira em que se encontra está a fazer o que faz melhor: jogar fora do campo.

Há por isso duas coisas muito importantes a fazer, em primeiro lugar melhorar a qualidade do nosso futebol e , em segundo lugar, vigiar o que está a ser feito fora de campo e atuar sem medos e aqui Rui Costa precisa de mostrar fibra de líder 


quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Vou com ele até ao fim

Ninguém vive do passado mas Roger Schmidt é campeão nacional e neste momento estamos em primeiro lugar na liga. Na época passada fizemos 87 pontos , nas duas anteriores 74 e 76 . Neste momento, à 11ª jornada, estamos com 28 pontos , a continuar assim terminaríamos com 87 pontos.

Claro que a Champions foi um falhanço completo, o primeiro jogo foi uma hecatombe e contra a Real Sociedad fomos esfrangalhados.As exibições não têm sido grande coisa e as contratações ainda não surtiram efeito. 

Na construção do plantel os grandes erros foram a não contratação de um lateral direito e o falhanço nas contratações dos laterais esquerdos e do avançado. Bernat ( um grande jogador) não consegue ultrapassar as lesões, Jurasek perdeu a confiança e , no ataque Arthur Cabral tem sido uma enorme desilusão.

Claro que a própria contratação de Di Maria parecia impor uma alteração na forma de jogar do Benfica que , contra equipas fortes acaba por sofrer em virtude do argentino não ajudar defensivamente. Tal ainda não foi feito e o lateral do seu lado acaba por sofrer e com ele toda a equipa.

Apesar disso internamente já vencemos a supertaça e nos confrontos com os chamados grandes temos três vitórias em três.

A comunicação social não para de bater no treinador do Benfica, numa atitude que revela alguma xenofobia, o treinador do Porto que num dia mau os trata abaixo de tudo é sempre "o Sérgio" e um génio tático ; o Rúben que gozou os adeptos do Sporting durante toda a época passada ( nomeadamente com a estória do ponta de lança) é um visionário . Já o treinador do Benfica faz tudo mal,quando convém criticar as opções e substituições dizem que temos um plantel de sonho quando querem contratar a política de contratações dizem que afinal o plantel é desequilibrado.

Estamos a meio da época e critico muitas vezes as opções de Roger Schmidt mas ele é o meu treinador e é com ele que vou até ao fim porque é o melhor.

 

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Não me interessa a Liga Europa para nada

Grande primeira parte do Benfica e excelente reação do Inter na segunda parte. Pelo meio uma arbitragem vergonhosa e que já começa a ser habitual contra o Inter.

Roubalheira e incapacidade de reagir ao crescimento do Inter ditaram este resultado.

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Tengstedt vai ser titular

Acho que Tengstedt vai ser titular contra o Inter. Roger Schmidt ainda anda á procura das melhores soluções e o jogo contra o Famalicão deverá ter sido um teste para o avançado. Presumo que o próprio treinador não espere grandes façanhas do dinamarquês mas a verdade é que , pouco a pouco, ele vai evoluindo e mostrando um pouco mais. Claro que para o Benfica é pouco mas os seus concorrentes não têm dado mais.

Outra tarefa urgente para o nosso treinador passa por arranjar maneira de suprir a incapacidade de Di Maria para defender. Contra uma equipa como o Inter poderá ser mortal e por isso de alguma forma ele precisa arranjar ali um equilíbrio.  

domingo, 26 de novembro de 2023

Covardes e incompetentes

A cobardia é uma forma de auto-preservação o que não deixa de ser natural e compreensível.

A mim não me fazem falta as conferências de imprensa até porque a maior parte das perguntas não fazem qualquer sentido.

Não deixo de notar, contudo, que os jornalistas estão muito ofendidos porque o treinador do Benfica não foi à conferência de imprensa. E como de sérios e de jornalistas têm muito pouco logo deturparam a situação dizendo que o Benfica não admite que em Portugal se façam perguntas em Português.

Ora o que aconteceu foi que numa atitude corporativa reagiram a uma resposta torta de Roger Schmidt a um colega deixando de falar inglês. E como não são profissionais nada disseram ao clube que não tinha ali um tradutor. O próprio funcionário do clube lhes disse que se quisessem falar em português tudo bem mas tinham que avisar para estar presente um tradutor como acontece nos jogos da Champions.

Comecei por falar em cobardia porque está consciência só acontece a sul. Lá em cima ouvem tudo e caladinhos

sábado, 25 de novembro de 2023

Uma vitória em esforço ( mas justa )

Fazemos tudo em esforço, pouca coisa sai naturalmente. O que não espanta , hoje jogamos sem qualquer lateral e todos nós vimos a importância dos  laterais no nosso jogo na época passada.

Vamos trocando lentamente a bola mas sem criar muitas situações de perigo , há , portanto muito trabalho a fazer.

Hoje gostei de ver Tengstedt, João Mário, Rafa e Florentino

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Jornalismo de sarjeta do Record

 Roger Schmidt fala da formação do Benfica nestes termos :


"O departamento goza da mais alta reputação. Cada equipa não tem 20 jogadores, mas o dobro. Assim há sempre duas equipas completas por ano. Os jogadores mudam constantemente de equipa, posição e tarefa. Não há aqui nenhuma situação em que um jogador tenha pouco tempo de jogo"


"Os melhores jovens jogadores têm a oportunidade de treinar connosco. O leque de escolha é impressionante. É claro que, especialmente durante a pausa internacional, muitos jogadores do meu plantel profissional viajaram para as suas seleções. Às vezes, eu só tinha nove jogadores. Organizámos um jogo-treino de onze contra onze uma tarde. Estava lotado de jovens. Havia alguns lá que eu nunca tinha visto antes. Mas o nível deste jogo foi muito forte. Nível realmente alto”


Notícia do Record


Palavras de Schmidt caem mal no Seixal

Elementos da formação consideram que alemão desvalorizou trabalho de anos com os jovens

• Foto: Luís Manuel Neves

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Um alerta para que não se voltem a cometer os mesmos erros

 Não sei qual terá sido a intenção de Bernardo Silva ao dizer que se  um grupo de quatro ou cinco pessoas percebessem de futebol ele não teria saído prematuramente do clube.

Para mim mais importante do que lavar roupa suja é entender as palavras dele, que é benfiquista, como uma alerta para que não se voltem a cometer os mesmos erros com outros jogadores. Eu próprio fico espantado com o descaso a que Bernardo e Cancelo foram votados por Jesus. 

Também não vale a pena esconder , Rui Costa estava lá mas parece-me que seria uma figura decorativa. 

O que está feito está feito mas é reconhecendo os erros do passado que se faz diferente no presente e futuro.

Apesar de serem casos diferentes, porque António Silva e João Neves são já reconhecidos como craques e estão consolidados na primeira equipa e até na seleção, não me parece que vender qualquer um deles no final desta época seja uma boa ideia.

Penso que o presidente do Benfica precisa de ter um pensamento desportivo a médio prazo , nem que seja em ciclos de três anos.

 Não basta dizer que quer ganhar a Champions. Para ter uma equipa competitiva ele precisa de manter os melhores jogadores durante alguns anos. Nem sequer gosto muito de falar nisto mas o Porto ganhou a Champions em 03/04, dessa equipa fazia parte um grande jogador chamado Deco que tinha 26 para 27 anos e estava no Porto há meia dúzia de anos. Nada me agrada menos do que mencionar um clube capturado por gente que simboliza tudo o que está errado no desporto mas a verdade é que eles seguraram durante anos o jogador e tiveram os frutos dessa política 

Porque razão não poderão António Silva e João Neves ficar até ao mundial 2026, faltam três anos , nessa altura um terá 23 anos e o outro 22. Há outros jogadores menos importantes que poderão ser rentabilizados e estou convencido que mesmo estes sairiam mais valorizados se ficassem mais tempo inseridos num projeto de sucesso. Mas tem mesmo que haver um projeto em que todos acreditem.

E entretanto é preciso identificar os miúdos mais talentosos para não ficarmos sem jogadores como Bernardo Silva.

sábado, 18 de novembro de 2023

A mim não me incomoda nada

O que me incomodaria seriam as vitórias morais.

É engraçado que a questão de saber se ganhou quem jogou melhor só se coloca quando é o Benfica a ganhar. E refiro-me sobretudo à comunicação social e comentadores , mais do que ao presidente do Sporting.

Se o Benfica jogar bem e perder ninguém diz que jogou bem ou que merecia ganhar, se for prejudicado, não interessa nada. Nessas ocasiões fala-se dos problemas do Benfica e não de uma putativa superioridade em campo que não é plasmada no resultado.

Outra coisa é a referência ao jogamos contra dez , onze contra onze seria diferente. Claro que seria. Especialmente se os adversários pudessem dar pancada à vontade sem quaisquer sanções. Jogamos contra dez porque os adversários foram expulsos de forma justa. Ou será que só o Musa é que foi bem expulso. 

O que conta no jogo contra o Sporting é uma vitória épica e muito saborosa. Os jogos só acabam quando o árbitro  apita para o seu final.

Uma vitória que me surpreendeu porque não adivinhava aquela alma na equipa, alma de campeã.

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

O talento é sempre bem-vindo

Diz-se que o Benfica tem um pré-acordo com o Vélez Sarsfield para a contratação do extremo Prestianni, uma das grandes promessas do futebol argentino.

Independentemente de ser uma das posições em que temos mais jogadores e até me parece que ele atua mais pela direita , lugar atualmente ocupado por Di Maria, o que digo é que os jogadores talentosos são sempre bem-vindos.

Todavia, mesmo que venha já em Janeiro, não podemos esperar que um miúdo com 18 anos tenha um impacto imediato num campeonato estrangeiro, há que dar tempo para que possa adaptar-se.

Não posso, entretanto, deixar de salientar que talvez precismos de reforçar outras posições

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Caso vouchers nunca passou de uma palhaçada

Como não podia deixar de ser foi arquivado o denominado caso dos vouchers.

Tratou-se de uma manobra dos nossos adversários que contou com a cumplicidade de uma comunicação social que não faz qualquer reflexão sobre os factos. E não a faz porque não quer fazer . Finalmente contou durante muito tempo com o populismo judiciário da justiça portuguesa.

Que tentativa de corromper árbitros poderia haver na oferta do "Kit Eusébio" feita a todos os árbitros, sempre depois dos jogos , independentemente do resultado e da atuação dos mesmos e à frente de toda a gente. Tratava-se de um gesto de cortesia que, foi amplamente explicado, era habitual por essa Europa fora.

O que é grave nestes casos é a mistificação que é feita. Meus caros o Apito Dourado foi outra coisa o o Cashball também 

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Que volte ainda melhor

 David Neres vai fazer-nos falta. É um jogador imprevisível que no final da época passada tinha 12 golos e 15 assistências e este ano ia com 1 golo e 4 assistências. Teve uma lesão complicada que obriga a intervenção cirúrgica e paragem de cerca de 4 meses.Não joga numa posição em que o Benfica não tenha soluções mas um jogador com a sua qualidade faz sempre falta. Que recupere bem e volte ainda mais forte.

terça-feira, 14 de novembro de 2023

Junto-me a todos os que lhe fazem vénias

Depois de Renato Sanches voltamos a formar um médio muito carismático e muito bom jogador , mesmo muito bom jogador até tendo em conta que João Neves tem apenas 19 anos feito há pouco mais de um mês.

A confiança deste jogador , o seu futebol positivo , a sua garra e alegria são contagiantes . Mas também a sua qualidade é inegável. Com a vantagem de que á um jogador de grandes e de pequenos jogos.

Espero que mantenha a cabeça na gestão da sua carreira e que nós lhe proporcionemos um ambiente vencedor, os grandes jogadores só sobressaem inseridos numa grande equipa. E este miúdo merece uma grande equipa.

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Vitória à campeão

Independentemente de como se joga estas vitórias são as mais saborosas. 

Porque são vitórias que vêm da alma , são vitórias que alimentam a mistica , daqui a uns anos ninguém vai saber se jogamos assim ou assado mas toda a gente vai recordar esta remontada que se pode considerar mítica.

Remontada que se inicia com o golo de um miúdo da casa e com outro miúdo a pedir a todos para recomeçar o jogo porque a dois minutos do fim ainda acreditava ser possível virar o jogo. E o Benfica virou mesmo o jogo. Há muitos anos que digo que é muito importante manter alguns jogadores da casa no plantel, especialmente se forem, além de grandes jogadores e competitivos,  pessoas bem formadas como parece ser o caso.

E no final o toque dramático , um dos patinhos feios, Tengstedt voltou a ser decisivo. Tenho sido um dos que diz não ver qual a utilidade desta contratação mas já me calou , este golo foi decisivo e pode valer um título.


domingo, 12 de novembro de 2023

É jogo para ele

Uma das nossas armas principais para o jogo de logo à noite é Di Maria, um jogador talhado para os grandes momentos. Eu

Encaro o jogo com confiança, o que já está feito agora não interessa. Estamos na luta pelo título e uma vitória hoje coloca-nos nosso lugar.

sábado, 11 de novembro de 2023

Três incógnitas para amanhã

Uma das dúvidas para o jogo de amanhã é a de saber quem jogará à direita porque à esquerda vai jogar Aursnes , diz-se que João Neves irá para o meio campo. Em princípio João Victor é uma carta fora do baralho o que me leva a pensar que num esquema de três centrais a solução óbvia será colocar um jogador rápido, robusto e bom tecnicamente, no caso, colocar Tiago Gouveia parece-me a solução.

Se João Neves vai para o meio campo quem o acompanhará: João Mário ou Florentino ? Nenhum dos dois parece em grande forma mas um deles é capaz de recuperar muitas bolas e esta será um jogo de elevado grau de dificuldade, gostaria de ver Florentino no onze inicial.

Quem jogará como ponta de lança ? Guedes, Cabral ou Musa ? Neste caso preferiria começar com Cabral e deixar Musa, que entra sempre bem, para a segunda parte. Gonçalo Guedes é outra opção mas nesta fase ainda e só para agitar o jogo a partir do banco.

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

É também por isto que não conseguimos manter os melhores jogadores

Grimaldo foi convocado pela primeira vez para a seleção espanhola, depois de anos a jogar no Benfica , a ser campeão e até a jogar Champions, bastaram menos de seis meses na Alemanha para merecer uma convocatória. 

O problema não é o Benfica , indubitavelmente um clube gigantesco, o problema é a exiguidade do próprio país que não é reconhecida pelos dirigentes e por isso temos uma liga em que se joga miseravelmente. Fará sentido termos 18 clubes na Primeira Liga , menos 2 do que em Espanha e Inglaterra , o mesmo número do que na Alemanha?

Não poderemos ultrapassar a dimensão do país a , não ser que jogássemos a liga espanhola , mas poderíamos alterar a arquitetura das competições para termos uma liga mais competitiva e atrativa para os próprios jogadores. 

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

É a hora de Roger Schmidt mostrar o que vale

Depois de uma época de sonho , especialmente a primeira parte, beneficiando de contratações que trouxeram outra dimensão ao jogo do Benfica como , sobretudo, Enzo mas também Bah , Neres e Aursnes e encontrando um estilo de jogo adequado às características de jogadores como Gonçalo, eis que este ano tudo mudou. Em abono da verdade a equipa caiu muito , ainda na época passada, com a saída de Enzo, mas continuava lá a capacidade goleadora e pressionante de Ramos e a inteligência e qualidade de Grimaldo, que na Bundesliga já marcou cinco golos.

Nenhum destes três jogadores teve um substituto à altura. Jurasek parece ter dificuldades técnicas graves. Bernat não tem confiança limitando-se a jogar para os lados, ambos defendem mal. Kokçu ainda não conseguiu adaptar-se, percebe-se que tem enorme qualidade de passe mas não mostrou mais do que isso, contudo ele é um dos jogadores em quem ainda acredito. O avançado contratado é Cabral que até ao momento nada fez.

Depois temos a contratação da super estrela, Di Maria, que tem sido o melhor jogador do Benfica mas que, contra grandes equipas, sem um coletivo forte que o apoie, também não consegue  resolver tudo.

Dois jogadores que na época passada estiveram bem e este ano estão medonhos são João Mário e Rafa. O primeiro , pelas suas características, precisa de um enquadramento especial, tecnicamente é muito bom jogador mas na posição em que jogou ontem não dá. Rafa parece contagiado pelo mau momento da equipa, esse é um dos motivos pelos quais nunca conseguiu fazer a carreira que poderia ter feito se tivesse uma personalidade mais forte, ele é um craque , como diz a canção ele deveria ser aquele "que nada teme, o homem do leme" pela qualidade e pelos anos de Benfica ( oitava época) , mais de duzentos jogos e, no entanto , às vezes parece que chegou ontem.

Junta-se a tudo isto o azar da lesão de Bah . Não se percebe como foi possível não ter um segundo lateral direito.

Há . portanto , muitos problemas com jogadores a que se junta o desnorte do treinador que parece ter perdido a identidade, ele que é um homem experiente. Ontem, a colocação de Neves a lateral direito, foi um crime de lesa Benfica. Aursnes igualmente sempre mal colocado, Mário perdido e Florentino a fazer uma assistência para golo adversário.

O Sporting não é a Real Sociedad mas tem um estilo de jogo consolidado e jogadores que nos podem ferir. Não podemos deixá-los alargar distâncias. Em casa temos que ser nós a mandar. Seja com dois ou com três centrais. É preciso foco, concentração , é preciso que António Silva volte a ter a concentração que demonstrou na época passada.

Mas sobretudo é preciso que Schmidt tenha uma ideia clara do que é preciso fazer e que ponha os jogadores a acreditar nessa ideia.



quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Já nem consegui ver a segunda parte

Vi os primeiro quarenta e cinco minutos e foi tão mau que nem quis ver a segunda parte. Uma equipa sem fazer o que fazer dentro do campo , mal arrumada , sem garra , jogadores sem qualidade técnica , sem velocidade , sem andamento , a diferença entre esta equipa do Benfica e a da primeira parte da época passada é incomensurável. 

Os reforços têm sido um flop. Os laterais esquerdos são medonhos, Kokçu é um jogador normal , Cabral não passa daquilo e até Di Maria parece querer jogar sozinho. Os que já cá estavam estão numa forma horrível , Rafa é indescritível , Aursnes muito mal e António Silva começa a ser demasiado regular nos erros e más exibições.

Aquela primeira parte foi má demais.

É preciso velocidade

Arthur Cabral é o eleito para a frente de ataque para o jogo de hoje. De resto é a equipa que tem jogado os últimos jogos.

Faz sentido , neste sistema, jogar com um ponta de lança fixo. E será muito importante que continue a evoluir favoravelmente.

Para ganhar hoje precisamos de jogar com uma velocidade que este ano ainda não se viu. Rafa tem jogado miseravelmente e ele é um dos nossos jogadores mais importantes e um dos que mais acelera o jogo. Passar apenas apenas para o lado não chega para marcar golos e muito menos na Champions.


terça-feira, 7 de novembro de 2023

Não temos nada a perder

No jogo de amanhã nada temos a perder . Por isso um bom resultado neste jogo poderá ser muito importante para que a equipa acredite cada vez mais nela própria.

O onze deverá ser muito parecido com o do último jogo com a única diferença de que Guedes deverá começar no banco e Musa ou Arthur Cabral estarão na equipa inicial.


sábado, 4 de novembro de 2023

João Neves em grande

 Primeira parte pachorrenta com posse de bola esmagadora da nossa parte mas sem grandes oportunidades de golo. Precisamos de maior velocidade no último terço do terreno senão vamos andar o jogo todo a passar a bola para o lado. Guedes sai muito da posição mas na maior parte da vezes foi inconsequente,faltou alguma presença na área . De resto na primeira parte tudo tranquilo do ponto de vista defensivo.

Na segunda parte Cabral entrou para o lugar de Guedes mas foi João Neves quem decidiu o jogo , primeiro com uma grande jogada concluída aos tropelões finalmente por Aursnes e depois ganhou o penalty absolutamente claro e só o ganhou porque não desistiu de perseguir o adversário. Este foi , portanto, o jogo de João Neves.

Continua a faltar velocidade , Rafa está muito mal mas como nota de rodapé fica a paulatina subida de forma de Arthur Cabral

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Os três centrais são para manter . E os restantes ?

Roger Schmidt vai manter este esquema nos próximos jogos . Parece-me acertado, nomeadamente nos jogos contra a Real Sociedad e  Sporting , uma equipa muito alta e com dois ou três jogadores muito fortes no jogo aéreo.

Resta saber quem jogará no meio campo e ataque mas parece-me que o onze se manterá inalterado.

Não me parece má ideia , eventualmente para dar mais energia à equipa não me chocaria colocar Jurasek à esquerda e Aursnes à direita puxando Neves para o meio campo mas não me parece até porque esse boost energético , na minha cabeça, implicaria a saída de João Mário e a consequente perda do seu futebol mais cerebral. 

Outro jogador que poderia começar no banco é Rafa , eventualmente , substituído por Tiago Gouveia. ou até mesmo colocando outro avançado e deslocando Guedes para a direita-

O Porto acabou de perder em casa e temos aqui uma oportunidade para voltar a ganhar avanço sem perder de vista o Sporting, equipa contra a qual jogaremos daqui a pouco mais de uma semana e que está muito forte.

Agora é preciso ganhar em Chaves para não perder o comboio.

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Mudança que surtiu efeito

Independentemente de resultados ou exibições gostei de ver que Roger Schmidt foi capaz de reagir e tentar alterar e também gostei de ver que os jogadores aceitaram essa mudança e acabaram por fazer um jogo bem conseguido num terreno em mau estado.


domingo, 29 de outubro de 2023

O melhor é fingir que não houve jogo

Acho que o melhor é fingir que ainda não houve jogo. Não acredito que o Benfica, depois de ter sido vulgarizado na sua própria casa perante a Real Sociedad, não foi capaz de ganhar ao Casa Pia, no Estadio da Luz ,perante quase sessenta mil espectadores. 

sábado, 28 de outubro de 2023

Comentário ao onze inicial

Musa e Kokçu indisponíveis e substituídos por Arthur Cabral e Florentino. Sinceramente não vejo coerência nesta opção, supostamente este será um jogo de sentido único e , nesse sentido, estranho a opção por Florentino que ficou de fora num jogo em que, se calhar, fez mais falta. Compreendo a opção por Cabral . Tengstedt que me perdoe mas penso que mesmo na equipa B não seria titular. Dito isto preferiria ver em campo Gonçalo Guedes mas ainda dou o beneficio da dúvida a Arthur Cabral. Bah está lesionado e foi substituído por Aursnes, percebe-se que João Victor não conta e nem me parece que, assim sendo, faça qualquer sentido a sua manutenção no plantel a partir de Janeiro. Agora é vencer e tentar convencer.

Hoje é para mostrar o lado bom

Hoje será importante vencer e convencer. Mostrar que há brio e qualidade para mudar as coisas e voltar a jogar um futebol que dê gosto ver.

A nível individual diz-se que Di Maria está de volta, regresso que se saúda porque é um dos jogadores que poderá alterar as coisas.

De resto não me atrevo a especular sobre titulares e suplentes . Posso, no entanto, dizer que gostaria de ver uma equipa ofensiva com Trubin , Bah , António Silva , Otamendi , Bernat, Neves , Kokçu, Di Maria , Guedes , Rafa e Musa. 


quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Este treinador é campeão

É verdade que o futebol é uma atividade em que a memória é curta e o sucesso conquista-se em cada jogo. Não ostante há que dizer que Roger Schmidt é o treinador que nos levou à conquista do campeonato e a uma brilhante jornada europeia, na época passada e , já este ano , conquistou a Supertaça. 

Claro que o jogo com a Real Sociedad foi uma vergonha , não jogamos nada . 

As expectativas este ano eram muito altas tendo especialmente em conta a contratação de Di Maria e de Kokçu. 

Mas não podemos esquecer a perda de Ramos e Grimaldo que não foi devidamente compensada, o que é normal , não podemos vender um jogador por 80 milhões e pretender contratar um melhor ou igual por 20. O próprio Kokçu vem substituir um jogador vendido por 120 milhões. Ainda tenho esperança em Bernat , já o vi fazer jogos fantásticos e tem apenas trinta anos. Mas neste momento é preciso reencontrar o fio de prumo que nos permita vencer o campeonato até porque a Champions já era. Mas não é a despedir treinadores a meio da época que se conquista o que quer que seja.


terça-feira, 24 de outubro de 2023

Somos o Bombo da festa

A Champions acabou hoje e a Liga Europa também não está fácil. O resultado do jogo desta noite foi justo, não jogamos nada e a Real Sociedad é melhor equipa e merece passar à próxima fase da competição. 

O nosso forte da época passada é hoje a nossa fraqueza. Não conseguimos ter a bola , não conseguimos recuperar, não somos capazes de pressionar.

A pressão que se iniciava com Ramos é hoje inexistente, eventualmente Guedes, se vier a ser opção, poderá fazê-la ; o meio campo é um buraco , o próprio Neves corre muito porque está invariavelmente mal posicionado ; os defesas laterais são fracos , Bah é o que é e os laterais esquerdos juntos neste momento não valem meio Grimaldo.

Agora é esquecer a Europa e perceber que o campeonato não pode falhar.

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

DECISIVO

O próximo jogo poderá decidir o nosso futuro na Europa este ano. Uma derrota em casa colocar-nos-ia fora da Champions e provavelmente fora da Liga Europa. O empate dar-nos-ia esperanças de ir à Liga Europa mas a Champions acabaria nesse momento. Por isso é obrigatório vencer para continuar nesta competição tão importante financeiramente e tão prestigiada.

O problema é que a Real Sociedad é uma boa equipa , tendo vencido o Red Bull fora e empatado em casa com o Inter, uma equipa habituada a um contexto competitivo muito superior ao nosso e com um plantel que se consultarmos o transfermarkt ( vale o que vale ) é mais valioso do que o nosso. 

A derrota em casa com o Red Bull foi trágica e só poderia ser apagada se tivéssemos pontuado em Milão o que não aconteceu.

Acresce que não estamos no nosso melhor : Di Maria, Kokcu e Bah vêm de lesão e poderão não estar ao melhor nível . A pesar das duas vitórias contra o Porto ( como lembrou Roger Schmidt ) o jogo com o Red Bull e o jogo em Milão evidenciaram algumas fragilidades.

O lado esquerdo da defesa continua órfão, o meio campo revela dificuldades defensivas, a dupla Neves/Kokcu ainda não se entende, e no ataque sentimos a falta de Ramos que trabalhava muito.

Estou convencido que amanhã Aursnes volta para a esquerda e que na sua frente jogará João Mário, veremos se funciona. Na frente não há alternativa a Musa ; Di Maria se estiver minimamente bem será titular e no meio campo o mesmo acontecerá com Kokcu 

sábado, 21 de outubro de 2023

Regresso à chuva

Roger Schmidt acabou por não fazer grande rotação , há jogadores com os quais não pode contar e acabou por substitui-los pelos mai evidentes. Concedo que Aursnes é um jogador muito importante mas tendo em conta que fez dois jogos pela Noruega talvez fosse prudente deixá-lo hoje no banco.

Primeira parte morna com um grande golo de calcanhar de João Mário assistido por Aursnes e uma excelente desmarcação de Rafa a passe de Chiquinho para fazer o segundo ; o Lusitânia reduziu de grande penalidade cometida por aquele que estava a ser o melhor em campo : Aursnes.  

Bernat , que saiu ao intervalo,  continua longe do seu melhor e nós precisamos muito dele no seu melhor. Tengstedt, que também saiu ao intervalo, continua sem convencer.

O que é facto é que ao intervalo estava tudo em aberto o que tendo em conta a enorme diferença entre as duas equipas não se pode considerar muito positivo.

Na segunda parte entraram Gonçalo Guedes e Jurasek e a entrada de Gonçalo alterou radicalmente o jogo. Ainda conseguimos marcar dois golos , Cabral estreou-se e Tiago Gouveia também num golo de tecnica e força.


segunda-feira, 9 de outubro de 2023

De derrota em derrota

A equipa B perdeu em casa contra um dos conjuntos mais fracos da segunda liga. Um dos lances é absolutamente caricato. É caricato no futebol profissional mas o mais triste é que seria igualmente caricato entre amadores ou entre miúdos. É verdade que só falha quem lá está mas aquilo foi um lance de apanhados, parecia uma "prank" protagonizada por um profissional que já tem 22 anos e que nunca será guarda-redes para a primeira equipa, Trubin e Samuel Soares são mais novos do que ele. 

Mas não foi o único, Gustavo Marques , um central também com 22 anos, escorregou no relvado e abriu caminho para um dos golos adversários. Estes jogadores, com esta idade , não têm qualidade para jogar no Benfica e nem acrescentam nada à equipa B. Porque também não têm maturidade.

Parece-me que nos jogos em casa , já que o resultado não interessa, os atletas da primeira equipa que não jogassem na respetiva jornada, poderiam atuar na B, desde que tivessem condições para isso. Jogadores como Tomás Araújo, João Vítor, Tiago Gouveia ou Artur Cabral poderiam ter jogado ontem.

É tudo uma questão de como se olha para as coisas

Depois de termos levado um banho de bola do Estoril , de acordo com os diversos comentadores e órgãos de comunicação social, foi a vez de Sporting e Porto golearem os respetivos adversários vencendo os jogos por um golo de diferença... como nós. 

Mas eles remataram muito mais , o Sporting fez 12 remates e o Porto 18 , nós ficámos por uns miseráveis 21. E tivemos apenas 66% de posse de bola , muito menos que os 66% do Porto ou os 57% do Sporting, isso sim são equipas que dá gosto ver jogar.

A nossa comunicação social desportiva é um absurdo. Junta as preferências clubísticas à inveja mas o que genericamente a caracteriza é a estupidez. Nenhuma racionalidade existe ali e também não existe qualquer verdade.

Claro que não estamos como na época passada mas estamos na luta pelo título e já vencemos um troféu e isso também não pode deixar de ser dito.

domingo, 8 de outubro de 2023

Santo António em Outubro

Uma constituição de equipa absolutamente surpreendente e uma exibição fraquinha.

A paragem vai fazer-nos bem até porque mal não poderá fazer, estamos a jogar pouco.

Schmidt passou de alguém que jogava sempre com o mesmo onze a um treinador que faz alterações radicais de um jogo para outro

Não percebo porque jogou Chiquinho assim como também me parece que Tengsted não é jogador para o Benfica. 

Que a paragem sirva para melhorar porque bem precisamos

sábado, 7 de outubro de 2023

Parece que perdemos com o mija na escada

Tenho assistido divertido aos comentários sobre as vitórias morais de Porto e Sporting contra os respectivos adversários, duas equipas do melhor que há no mundo. Já nós podíamos ter sido goleados por uma equipazeca de terceira que só por acaso lidera o campeonato italiano e foi finalista da Champions.

Os comentadores dizem que o Benfica podia ter sido goleado, já Porto e Sporting só não venceram por azar.

Esquecem-se de que para golear é preciso marcar quatro ou cinco e que eu saiba não se passa do um para o quatro. Para marcar o terceiro tem que se marcar antes o segundo, acho eu.

E para ganhar é preciso primeiro empatar . Mesmo os super Porto e Sporting não podem com um único golo passar da derrota para a vitória.

Hoje o jogo é outro. E claro que é obrigatório vencer e se possível convencer.

Sem Bah e Di Maria. Estou convencido de que Aursnes jogará à direita e João Mário jogará à esquerda no meio campo. O lateral esquerdo deverá ser Bernat e no meio campo deverá manter-se a dupla Kokcu-Neves. O ponta de lança será seguramente Musa.

Agora é invadir a Costa do Sol


quarta-feira, 4 de outubro de 2023

O problema foi o primeiro jogo

Roger Schmidt disse e bem que nada está decidido. O maior obstáculo para a qualificação foi a derrota em casa contra o adversário mais fraco

Contudo para termos algumas hipóteses é necessário jogar de outra forma.

Falta garra . Este adversário tem melhores jogadores , só jogando com sangue nos olhos poderemos equilibrar estes duelos. Na nossa equipa apenas Otamendi, João Neves e Aursnes são excepção. 

Também está a faltar equilíbrio tático. Contra estes adversários um jogador como Florentino ajuda muito, se não estou em erro , na época passada foi o jogador com mais recuperações de bola na Champions.

Estas duas derrotas evidenciam um Benfica mais frágil . Kokcu ainda não está completamente identificado com a equipa e ele é um jogador muito importante para elevar o nosso nível de jogo. A saída de Grimaldo ainda se faz sentir e Gonçalo Ramos foi também muito importante nestes jogos .

Entretanto com a recuperação de Gonçalo Guedes e Bernat teremos mais soluções de qualidade e ficaremos mais fortes. Espero !

terça-feira, 3 de outubro de 2023

Precisamos de melhorar muito

Fizemos uma exibição pobre em Milão e se não fosse Trubin podíamos ter saído desta jornada goleados.

Agora é preciso começar a pontuar. Grande exibição de Trubin e uma estreia regular de Bernat

Mas há que reconhecer que o Inter foi mais forte individual e coletivamente

Cento e quarenta milhões de diferença que não se podem notar

De acordo com o que temos experienciado nos últimos jogos europeus vamos ter uma arbitragem caseira.Tudo bem, faz parte, somos um país periférico... em tudo

Do outro lado vai estar uma grande equipa, o Inter é lider do Serie A e foi finalista da Liga dos Campeões na época passada.

Segundo o Transfermarkt há uma diferença de cerca de 140 milhões entre o valor do plantel dos dois clubes.

Todavia, acredito que ninguém vai notar essa diferença.

Não arrisco, desta vez, um onze inicial mas não me parece que vá ser igual ao que jogou contra o Porto ( não estou a falar de António S. e Morato).

Neres acaba de ser convocado para a canarinha, não é de somenos importância. Di Maria é campeão do mundo e ainda um dos melhores do mundo . Rafa ... bem Rafa é Rafa e Musa entra bem a partir do banco.

E por aqui me fico...

domingo, 1 de outubro de 2023

Onze contra onze talvez o resultado tivesse sido outro.

A frase acima é título de artigo de Tiago Fernandes, mister de A Bola.

Sinceramente não entendo estes exercícios.

Então e onze contra nove, o resultado não teria sido outro ?

Claro que se os infractores não forem punidos a balança penderá para o seu lado.

A questão é saber porque Cardoso foi obrigado a travar Neres e porque razão Carmo precisou de fazer o mesmo com Rafa.

A ideia de que Conceição dá sempre grandes banhos táticos e estratégicos a Schmidt é absurda em si mesma. E os resultados provam-no.

Cardoso foi expulso porque precisou de fazer falta sobre Neres e Carmo deveria tê-lo sido porque Rafa iria, como é evidente, ficar cara a cara com o guarda -redes do Porto. A ideia de que ele não estava na direção da baliza não colhe falamos de um jogador muito rápido sem qualquer adversário à ilharga.

Por isso a questão é saber qual teria sido o resultado se em vez de onze contra dez , tivessem ficado a jogar onze contra nove conforme deveria ter sido.

sábado, 30 de setembro de 2023

Ainda faltou expulsar mais um ou dois

 Não percebo a dúvida relativamente à expulsão de Fábio Cardoso. São as regras.

O que me espanta é o David Carmo não ter ido também para a rua, é evidente que o Rafa seguiria isolado para a baliza.

E o José Pedro também poderia ter visto o vermelho.

Também não me preocupa termos vencido apenas contra dez. Por alguma razão o jogador foi expulso.

Se tivesse sido ao contrário ninguém falaria no assunto.

É profundamente desonesto comparar o lance da expulsão com o lance do Trubin como fez Conceição.

Apesar de perceber que o Florentino é mais eficaz na ocupação de espaços e recuperação de bolas parece-me que bem trabalhada a dupla Kokcu-Neves tem maior potencial.

Schmidt corajoso e vitória justa

Roger Schmidt colocou em campo um onze muito ofensivo com Di Maria, Neres e Rafa. E no meio campo Kokcu e João Neves. Foi muito corajoso.

A primeira parte foi fraca, antes e depois da expulsão mas a segunda foi completamente diferente, impulsionados pela energia incrível de João Neves os desequilibradores não se esconderam e é David Neres quem faz a assistência para o golo de Di Maria.

Muito bom jogo de Trubin, destaco igualmente António Silva , David Neres e Di Maria mas o melhor de todos foi João Neves.

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

A roer as unhas mas confiante

Vai estar um belo fim de tarde em Lisboa. Demasiado quente , talvez, para finais de Setembro mas às oito e meia já estará mais fresquinho.

Este é um dos meus jogos preferidos, um daqueles em que dá gosto ver os "peregrinos" a caminho da Catedral . E , sobretudo , dá gosto ser também um deles.

O resultado logo se vê mas é sempre um jogo de emoções contra um clube que por muitas razões, umas boas, outras más , é sempre um adversário muito complicado.

O último jogo terminou com uma vitória sem espinhas por duas bolas a zero.

Este não será igual, não há dois jogos iguais, mas estou confiante na nossa vitória. Acho que somos melhores e se tudo correr normalmente venceremos.

É mais um jogo para Trubin perceber o que é o campeonato português e espero que não trema até porque não tem razões para isso.

Uma das dúvidas que Schmidt não nos tirou foi quem acompanhará Otamendi no centro da defesa. Eu aposto em António Silva.

No meio campo acredito que Florentino poderá jogar mas...

Di Maria regressará e Neres regressará ao banco, o próprio treinador diz que precisa de power no banco .


quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Jogue quem jogar o que interessa é ganhar

Todos somos um pouco treinadores e cada um faz a sua equipa. Eu prefiro o António Silva ao Morato mas se jogar o brasileiro só espero é que faça um jogo à patrão.

Di Maria vai voltar ao onze e David Neres deverá começar no banco.Nada contra, precisamos de equilíbrio e mesmo com Florentino no onze é arriscado começar logo com Neres e Di Maria.

Acredito na vitória mesmo reconhecendo que a equipa ainda está em crescimento e no crescimento há sempre dores.

domingo, 24 de setembro de 2023

Excelente resposta e inteligência de Roger Schmidt

Roger Schmidt promoveu alterações na constituição da equipa, umas forçadas, outras estratégicas e não se arrependeu.

Com o castigo de António Silva que não poderá jogar contra o Inter faz todo o sentido dar minutos a Morato que infelizmente continua a a ter um problema de foco, talvez melhor com o decorrer dos jogos.

No meio campo Florentino regressou e na ala David Neres a substituir o lesionado Di Maria.

Grande jogo de David Neres. Florentino bem a permitir que Kokcu se liberte mais. Rafa não pode falhar tantas oportunidades. Belo golo de Bah. Musa mais um golo , Arthur Cabral precisa de marcar um golo, hoje mostrou mais qualquer coisa. Trubin defendeu um penalty, muito bem.

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Vamos a Portimão

O próximo jogo será decisivo. Um resultado menos conseguido poderá comprometer fatalmente o moral das tropas. 

O que de alguma forma me deixa mais descansado é que a equipa é muito experiente. E será muito importante que jogadores como Otamendi , Rafa,  Di Maria, João Mário e outros possam resgatar jovens como Trubin, Jurasek, António Silva, Morato e outros igualmente inexperientes.

É muito importante recuperar a dinâmica que nos deu tão bons resultados na época passada.

Penso que se Bernat recuperar a aparente má forma em que se encontra daremos um salto qualitativo muito grande. Julgo que o espanhol poderá combinar bem com João Mário ou Aursnes, ele é um jogador ao nível de Grimaldo.

Uma das questões que se colocam este ano prende-se com a dupla de meio campo. A melhor, na época passada, foi constituída por Florentino e Enzo.

Schmidt tem optado por Kokçu e João Neves. Dois grandes jogadores mas diferentes da dupla da época passada. E menos eficazes. O problema/dilema de Roger Schmidt é compreensível, eles são dois grandes jogadores, um contratado por muito dinheiro e outro uma das maiores promessas do futebol português. 

A questão estaria em saber se o ideal seria jogar apenas um dos dois com Florentino ou se , em alternativa , deveriam jogar os três no meio campo saindo um dos habituais atacantes que seria sempre João Mário. Sobretudo nos jogos mais complicados, fora de casa ou na Champions.



quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Incógnitas que poderão determinar o nosso sucesso

Globalmente o Benfica, ontem, nem fez um jogo muito mau mas há duas ou três coisas que se se confirmarem podem vir a fazer desta uma época pouco conseguida.

A primeira tem a ver com a baliza. Odysseas saiu e procurou-se um guarda-redes melhor. Vários nomes foram equacionados e a escolha recaiu neste Trubin. O problema é que este jogador , apesar dos dois metros, tens os mesmos problemas do anterior guardião. Não é preciso ver mais, ele é fraco a sair da baliza, a única esperança é que ainda poderá melhorar porque é jovem. Mas infelizmente , neste momento, não melhoramos com a troca.Será o ucraniano capaz de evoluir ?

Outro problema é o lateral direito, Bah precisaria de ter concorrência, ele tem deficiências técnicas e ás vezes até parece meio perdido nos jogos mais complicados. O que me parece que irá acontecer é que com a recuperação de Bernat será Aursnes a jogar a lateral direito.

Finalmente temos o ataque. Musa jogou bem ontem mas para as nossas ambições é necessário mais um avançado com qualidade. Se Arthur Cabral não for esse jogador vamos passar mal.

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Um pesadelo de erros individuais e agora vamos ver se há fibra

Este jogo foi um pesadelo desde o principio. Trubin fraco a sair da baliza comete um penalty antes dos dois minutos. Depois , ainda antes dos quinze minutos, temos um passe horrível de Bah para um adversário , hesitação de Trubin , tentativa de corte de Otamendi e finalmente um erro enorme de António Silva, mais uma grande penalidade , desta vez aproveitada. O segundo golo deles foi fruto de mais um erro, desta vez de Morato que, na tentativa de sair a jogar, passa a bola a um adversário e depois Aursnes que estende a passadeira e mais um para o Salzburgo. Com menos um jogador e a perder por dois desde os quinze minutos de jogo contra uma equipa cheia de saúde foi impossível para o Benfica tirar o que quer que fosse deste jogo.

Vamos ver agora se a equipa deprime e entrega o campeonato ou se, como espero , mostra fibra de campeã.

Quase de certeza um onze sem surpresas

Neste primeiro jogo da Champions Roger Schmidt deverá apresentar aquele que na sua cabeça é o melhor onze do Benfica. Não acredito em alterações mesmo tendo em conta que Jurasek já estará recuperado e Bernat já tem mais uns dias de trabalho. No meio campo deverão continuar João Neves e Kokcu, o miúdo foi o melhor em campo no último jogo e está a vender muito cara a sua saída do onze e no ataque Musa deverá ser titular. O guarda-redes, já confirmado pelo treinador, será Trubin.

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Uma equipa B sem confiança

Com a derrota em casa no fim de semana passado a equipa B passou para o antepenúltimo lugar da classificação, lugar muito perigoso. Há que reagir de imediato. Claro que não se exigem títulos de segunda liga mas uma coisa é evoluir numa conjuntura profissional de segunda liga e outra e descer para a divisão inferior.

Quando se olha com atenção para a equipa até se consegue perceber algum talento mas a falta de calo, arbitragens tendenciosas e um treinador pouco capaz consomem o talento e fica a aflição de perder mais do que ganhar.

Em cinco jornadas a equipa sofreu nove golos, defende mal e isso é trabalho de treinador mesmo aceitando que os centrais, sempre os primeiros culpados , são fracos. Mas como se sabe defender é um trabalho de toda a equipa e como disse atrás tem muito o dedo do treinador. No ataque fizemos apenas cinco golos, três do Gilson Benchimol e dois do Maestro, ambos de grande penalidade. Também muito pouco

E o problema é que estes miúdos, muito jovens, vão perdendo a confiança o que é muito mau para a equipa e para eles individualmente.

Parece-me que seria importante perceber quem são os jogadores que verdadeiramente poderão vir a jogar na equipa principal e dar-lhes desde já a responsabilidade de jogar. Não entendo porque não joga Hugo Félix, um dos que tem algumas qualidades especiais, na marcação de livres e cantos está ao nível dos melhores. É apenas um exemplo. 

Dos jogos que tenho visto há três jogadores que me parecem acima da média, os centrocampistas Maestro e Rafael Luís e o avançado Gilson Benchimol. Dos três parece-me que o Rafael Luís será o que poderá subir mais rapidamente, se Chiquinho tivesse saído este jogador poderia substitui-lo no plantel


domingo, 17 de setembro de 2023

Não há treinadores perfeitos

O calcanhar de Aquiles de Roger Schmidt está à vista de todos nós. É muito conservador nas substituições. Na realidade não usa a possibilidade que os regulamentos lhe conferem de responder a eventuais manobras adversárias ou cansaço dos que estão a jogar. Presumo que isso se deva ao trabalho que é feito com os titulares que lhe dará a ideia de que do banco ninguém sairá para melhorar a performance da equipa, os suplentes serão apenas remendos.

sábado, 16 de setembro de 2023

Vitória justa mas podia ter sido mais descansado

Primeira parte fantástica em que podíamos ter feito mais alguns golos. Os golos foram muito bons, incrível jogada no primeiro, passe de Kokcu, com a sua marca para, Rafa que assiste Musa. Segundo golo num livre muito bem marcado por Di Maria. 

A segunda parte foi mais fraquinha, não percebi a saída de Kokcu para entrar Chiquinho e a verdade é que trememos um pouco após o golo do Vizela que lhes caiu do céu sem terem feito nada para isso.

Ainda não controlamos os jogos como o fazíamos na época passada.

Mas o resultado foi justo e os três pontos num campo difícil já cá cantam

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

O meu onze para Vizela

Roger Schmidt sabe que o jogo em Vizela vai ser difícil, é nestes jogos que se ganham e se perdem os campeonatos.

Tivemos, desde logo, uma boa notícia, Alex Bah está recuperado e pode jogar em Vizela.

Relativamente aos laterais esquerdos a resposta já não foi tão clara e parece-me que será Aursnes a jogar na posição de lateral esquerdo.

Também fiquei com a ideia de que Trubin se poderá estrear na baliza.

Já quanto a Otamendi e Di Maria não sei que pensar. Estou convencido que Morato e Neres , caso fossem os escolhidos, estariam à altura.

A minha equipa para Vizela seria esta :







quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Altura de começar a rotação ?

Temos dois jogos muito importantes numa semana. Sábado vamos a Vizela e na próxima quarta-feira recebemos o Red Bull Salzburg para a Champions. Em ambos os jogos a tolerância é zero.

Muitos dos principais jogadores do Benfica estiveram ao serviço de seleções o que implica deslocações e o inerente desgaste.

Essa situação é particularmente sentida por Otamendi e Di Maria que vêm diretamente da América Latina tendo disputado , ainda por cima, um jogo muito exigente em altitude. 

Nesse sentido não me admiraria se , em Vizela, jogassem de início Morato e David Neres.

Questão diferente prende-se com a lesão de Bah (Lei de Murphy). Chegou a altura de perceber se João Victor é mesmo o reserva de Roger Schmidt para a lateral direita ou se deslocará para a posição Aursnes( caso não seja necessário na esquerda) ou até João Neves.

Dúvida também na baliza, Trubin foi suplente na Ucrânia, não está jogado e Samuel Soares é o titular da seleção sub-21, tendo feito dois jogos nesta paragem. Será relevante ?

Independentemente de tudo o mais importante será o Benfica entrar forte, nada de jogos divididos, somos muito melhores do que o Vizela , uma equipa que se compara com a nossa equipa B e não com a primeira equipa, mas é preciso demonstrá-lo, dentro de campo, desde o primeiro minuto. 


terça-feira, 12 de setembro de 2023

A batata

A batata de Roger Schmidt, foi assim que o selecionador da Noruega se referiu a Aursnes querendo com isso elogiar a sua polivalência. Para mim a grande diferença de Aursnes para outros jogadores polivalentes que passaram pelo Benfica como Almeida ou Amorim é que este faz mesmo bem todas as posições em que é chamado a jogar.

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Um enorme desafio

Roger Schmidt quer toda a gente a defender , inclusivamente os atacantes. Não quer avançados preguiçosos.

Esse vai ser o maior desafio para Arthur Cabral, um avançado que não mostrou ter disponibilidade física para fazer esquecer Gonçalo Ramos.

Uma parte do nosso sucesso esta época passará pela sua capacidade para pressionar e recuperar ou ajudar a recuperar bolas em zonas avançadas do terreno.

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Demasiada diplomacia de Rui Costa

Rui Costa explicou as movimentações no mercado, entradas e saídas, dizendo que o plantel está mais forte mas não mais oneroso. 

Relativamente à folha salarial ele saberá melhor, gostei de saber que Di Maria se ficou pelo teto salarial do Benfica, merece da minha parte um agradecimento e uma saudação até porque se percebe que vem para trabalhar e não para férias. 

O empréstimo de Scheljederup, à mesma equipa, percebe-se melhor agora que sabemos que tal empréstimo permite deduzir um valor elevado à venda do passe.

De resto esta entrevistas são sempre momentos para promoção do próprio presidente.

Já a postura relativamente ao que está a acontecer este ano com a arbitragem é demasiado diplomática.

domingo, 3 de setembro de 2023

VINTE E DOIS MINUTOS DE COMPENSAÇÃO

O que aconteceu hoje no Porto foi uma vergonha. VINTE E DOIS MINUTOS DE COMPENSAÇÃO. 

O golo do empate do Porto marcado aos 108 minutos. Em fora de jogo.

Taremi simula dois penaltys e não se passa nada

E no fim o Porto ainda protesta o jogo por má conduta da arbitragem.

Disputar o mesmo campeonato que esta gente suja-nos, a merda em que chafurdam espalha-se para todo o lado e torna-nos piores a todos nós, ficamos mais pequenos e é preciso, de uma vez por todas, acabar com isto, somos um país europeu, supostamente civilizado , e muito antigo. Não nos envergonhem ainda mais.

Pouca qualidade na equipa B

Em quatro jogos na segunda liga o Benfica B tem quatro pontos. Os dezasseis jogadores que entraram no terreno hoje têm uma média etária de vinte anos, são jovens mas temos na equipa principal dois titulares com menos de vinte anos. 

Para representarem uma equipa de topo europeu estes atletas não podem  jogar como jogaram hoje . Há ali uma grande falta de qualidade. 

Todavia haverá alguma esperança para Rafael Luís , bom jogador, com apenas dezoito anos, esquerdino mas capaz de jogar com os dois pés, alto , parece-me que poderá chegar à equipa principal. Maestro é bom jogador mas não creio que chegue lá . Gilson Benchimol tem golo , com vinte e um anos, talvez pudesse estar a jogar num clube de primeira liga para se perceber melhor o que poderá dar. Os outros, especialmente os que jogaram hoje, infelizmente não creio que sejam jogadores para o Benfica.

O melhor de todos até aqui

Até aqui , na minha opinião, o nosso melhor jogador tem sido Rafa. A velocidade na condução de que já conhecemos, a recepção perfeita e orientada que o faz ganhar imediatamente metros aos adversários a que tem juntado uma às vezes menos vista capacidade para decidir bem no último passe.

Há muitos anos que acho Rafa Silva underrated, para mim é um jogador de nível Champions e quando está bem isso reflete-se imediatamente no nosso jogo,ainda por cima faz uma excelente sociedade com Di Maria. No lance do segundo golo, do Benfica, isso é bem evidente mas tudo começa na inteligência e nos pés de veludo de João Mário



Estávamos a precisar duma goleada

Era importante , antes da paragem para as seleções, uma vitória gorda para exorcizar possíveis desconfianças e calar certa comunicação social. Foi um jogo bem conseguido, perante mais de sessenta mil espectadores, contra um adversário que tinha sofrido apenas um golo nas primeiras três jornadas. Naturalmente o nosso poderio ofensivo começa a fazer-se notar e já vamos com onze golos marcados.

Mais uma grande exibição de Aursnes, um jogador que pode mesmo fazer todas as posições porque é muito inteligente e é realmente um grande jogador. Mais um grande jogo de Rafa,vitima preferencial dos sarrafeiros da liga portuguesa, Di Maria igualmente em grande, parece um miúdo e também um excelente jogo de João Mário que , aliás , já tinha estado muito bem em Barcelos. Kokcu ( grande golo ) e João Neves também estiveram individualmente bem. Musa lutou muito mas não conseguiu marcar, contudo, por enquanto, parece-me que o lugar é dele, a não ser que com a chegada de Bernat passe Aursnes a jogar como ponta de lança. Por falar no norueguês , foi o melhor em campo. Espero que a paragem para as seleções faça bem a António Silva que tem tido um início de época abaixo do esperado. Por outro lado julgo que Trubin acabará por assumir a titularidade .

sábado, 2 de setembro de 2023

A grande diferença relativamente ao passado

A grande diferença relativamente a épocas passadas não diz respeito à qualidade do plantel. O Benfica sempre teve grandes jogadores. A grande diferença está na forma como se fazem os negócios sem que a comunicação social tenha quaisquer dados. Nunca ninguém tinha falado de Arthur Cabral e também nunca tinha ouvido falar de Bernat. Mais , no mesmo dia em que o jogador espanhol era contratado, o jornal Record "informava" que Roger Schmidt não queria mais laterais, pelo menos até Janeiro. Muito bem o Benfica a blindar-se e muito mal , cada vez pior e sem qualquer credibilidade a comunicação social desportiva em Portugal.

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Aí está um grande reforço

Esperando que as notícias relativas à contratação de Juan Bernat sejam verdadeiras o que se pode dizer é que será um grande reforço. Este jogador é pelo menos tão bom quanto Grimaldo, para não dizer que é melhor do que o seu conterrâneo. Jogador muito bom tecnicamente , inteligente nos posicionamentos, defende e ataca muito bem , muito experiente ao mais alto nível, com muitos jogos no Bayern de Munique e no Paris SG, internacional espanhol, será uma enorme mais-valia e coloca automaticamente o Benfica a um nível superior ao da época passada.

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Não entusiasma mas pelo menos abre boas perspetivas

Para quem gosta dos grandes jogos no nosso estádio havia clubes melhores. Na época passada ultrapassamos Paris SG e Juventus. Este ano teremos Inter, Salzburgo e Real Sociedad e uma quase obrigação de passar. Mas às vezes estes grupos são os mais perigosos, nada de cantar vitória antes da hora porque são três boas equipas

Se não conta é normal que saia mas tem de haver alternativa

A notícia de que o Benfica está a negociar Ristic não me surpreende. Ele não conta para o treinador . O que é surpreendente , para mim pelo menos, é não se encontrar uma alternativa válida para a posição. Ainda por cima Jurasek é uma incógnita. Será Aursnes o eleito ? Temo que tal possa vir a causar-nos alguns dissabores mas tenho que acreditar que eles sabem o que estão a fazer.

O habitual titular da equipa B esteve no estágio com o plantel principal e foi cortado, portanto também não será solução.

Claro que há o mercado mas também não me parece que vá suceder algo relevante até porque não faria sentido contratar um jogador inferior ao que sai ou aos que cá estão.

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Se se confirmar é uma boa notícia

O prolongamento do empréstimo de Gonçalo Guedes, a confirmar-se, é uma boa notícia. Mesmo que só esteja disponível mais para o final do ano. Trata-se de um grande jogador, muito experiente, várias vezes campeão pelo Benfica, vencedor da Liga das Nações,campeão em França, vencedor de uma Copa do Rey em Espanha, enfim um jogador de créditos firmados. Vem para somar , até porque não poderá exigir titularidades e etc. , por isso , apesar da abundância de soluções ofensivas de muita qualidade, será sempre bem-vindo.

Isto este ano vai ser muito complicado

A arbitragem de ontem mais do que qualquer outra coisa vem mostrar que isto este ano vai ser muito complicado. É evidente que o Porto devia ter ficado reduzido a dez elementos ontem antes dos oito minutos de jogo. A presença de Eustáquio no jogo a partir desse momento é uma vergonha para a arbitragem portuguesa. 

domingo, 27 de agosto de 2023

Uma aposta muito arriscada de Roger Schmidt

 A resposta do treinador do Benfica à pergunta sobre Odysseas mostra claramente que não conta com ele.

O Benfica ficará , caso Odysseas saia, com dois miúdos na baliza. Aposta muito arriscada de Schmidt, espero que ele saiba o que está a fazer.

sábado, 26 de agosto de 2023

Boa primeira parte, muito desperdício e substituições pouco felizes

Não começamos bem mas fomos paulatinamente tomando conta do jogo acabando a primeira parte bem por cima , desperdiçamos muitas oportunidades mas tivemos sempre o jogo controlado .

Na segunda parte a substituição de João Mário por Neres partiu o jogo, foi uma substituição inexplicável na medida em que Mário com a sua capacidade de ler e congelar o jogo estava a fazer uma excelente partida. Roger Schmidt sabe bem que quem deveria ter saído para a entrada de Neres era Di Maria mas não teve coragem para o tirar. Mais tarde o alemão tira Kokcu e mete Chiquinho, mais um erro

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

A explicação é convincente

Roger Schmidt explicou a utilização de Aursnes, em detrimento de Ristic, no jogo com o Estrela. Jogo com muita posse contra uma equipa que, remetendo-se à defesa, deixava menos espaço para jogar e daí entrar com um elemento mais forte a jogar em espaços reduzidos e que já está habituado à posição porque trocava durante os desafios da época passada com Grimaldo.

Quanto a saídas é firme e passa ao lado de estados de alma que no caso do Benfica são potenciados por uma comunicação social que procura intrigas para vender jornais ou ter audiências

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Quando os papás ficam impacientes os filhos é que pagam. Tenham juízo

Parece que o pai de Schjelderup disse a uma televisão norueguesa que espera que o Benfica cumpra a sua promessa e deixe sair o filho uma vez que com a contratação de Di Maria e o regresso de Guedes o miúdo pouco jogará.

O puto é extremo e acabou de fazer 19 anos. Joga ao lado de Di Maria, um dos melhores extremos da história do futebol , ao lado dum virtuoso como Neres , ao lado de jogadores como Guedes ou Rafa e quer sair ? Com 19 anos ? Podendo aprender observando estes monstros, especialmente vendo Di Maria. 

Este miúdo até podia ser uma estrela mas era-o num clube chamado Norsdjaelland da liga dinamarquesa que como sabemos não é das ligas mais competitivas.

É uma promessa ? Claro que sim mas precisa de ter calma e estar focado para aproveitar a oportunidade que acabará por chegar.

O facto de ter a mesma empresária do Haaland não faz dele um Haaland.

E para sermos sinceros isso do potencial é uma trata, o jogador tem é que mostrar até agora o puto mostrou apenas pequeninos pormenores que até poderiam fazer dele titular num clube de dimensão média mas para nós ainda é curto.

A esses pais digo para terem juízo e serem pacientes, os miúdos precisam de aprender 




Certos treinadores parecem ter discursos encomendados

Na sequência da derrota com o Benfica, o treinador do Estrela veio queixar-se da arbitragem e , numa atitude deselegante, colocar em causa a isenção da BTV, como se algum canal ou comentador fossem isentos. 

Espanta-me que num jogo sem quaisquer casos ou dúvidas viesse falar assim tentando mistificar o que aconteceu, será que viu penalty no lance do Florentino ? os golos do Benfica não foram legais?

O que podemos dizer , ao contrário, é que o fiscal de linha que marca grande penalidade no lance do Florentino ou não vê bem ou é mal intencionado e hipócrita foi Sérgio Vieira ao não o reconhecer

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Algumas interrogações

Falta uma semana para o fecho do mercado e adensam-se alguns problemas no nosso plantel.

Começando pela baliza. Se Odysseas sair a baliza ficará entre um miúdo de 21 anos que tem feito um percurso respeitável e tem um cabedal de meter respeito mas que , até agora, nunca foi considerado um predestinado e um miúdo de 22 anos , esse sim considerado uma grande promessa , até de nível internacional mas que não deixa de ser muito jovem. Ficar apenas com estes dois, caso o grego saia, não parece muito seguro

Depois há a questão do lateral direito. Só temos um e particularmente nem o acho nada de especial mas a s equipas também não se fazem só de craques. Independentemente disso ter como segundo lateral um central também é capaz de não ser a melhor ideia. 

A lateral esquerda é outro problema,a partir do momento em que Aursnes joga e Ristic fica no banco apercebemo-nos que o treinador não confia nele.Ficar apenas com Jurasek parece curto.

A ficar assim o plantel fica desequilibrado em diversas posições. Claro que se Odysseas ficar a questão da baliza fica automaticamente ultrapassada. Mais difícil será a questão do lateral esquerdo tendo em conta a falta de confiança do treinador em Ristic. A lateral direita é uma incógnita e ainda nem sequer deu para perceber se , em caso de necessidade , o substituto de Bah será João Victor ou Aursnes

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Claro que podemos criticar as decisões de Schmidt mas ele tem legitimidade para as tomar

Lendo alguns escribas parece que Odysseas Vlachodimos tornou-se melhor guarda-redes a partir do momento em que perdeu a titularidade. A única coisa que há a criticar é , a ser verdade, a birra que o grego fez quando soube que iria perder a titularidade. Nenhum jogador está acima do Clube, nem Odysseas, nem Morato, nem Neres , nem Di Maria nem qualquer outro.Eles são pagos para jogar, o treinador é pago para os preparar para isso e para escolher os que achar melhores para cada jogo. É um facto que Odysseas esteve mal e por isso foi naturalmente substituído. Veremos agora se quem o substituiu estará à altura. Ou se entretanto será Trubin a assumir  a baliza , ou se o próprio Odysseas recuperará o seu lugar, como já aconteceu no passado. Nesta substituição não vejo nada de criticável . Se ele o tivesse substituído por Aursnes a conversa já seria outra.

A propósito disso, já não me parece tão normal pegar no referido Aursnes e colocá-lo a defesa esquerdo. Isso mostra a toda a gente e ao próprio jogador que não conta com ele. Ora tal são péssimas notícias porque Jurasek está longe de convencer. Mais,isso obrigará à contratação imediata dum novo lateral esquerdo que seja uma opção real para a posição.

domingo, 20 de agosto de 2023

Os Cinco que conquistaram o Estrela

Vitória sem qualquer contestação e três pontos que não podíamos deixar de conquistar.

Grandes obreiros, para mim, desta vitória, o fantástico David Neres que alterou completamente o jogo. Incrível a vencer os duelos, exuberante de habilidade e velocidade e generoso na hora da decisão. Tengstedt , entrou e faturou à ponta de lança, este já ninguém lho tira e ganha importância no plantel. Florentino entrou e fez  o que faz realmente muito bem , recuperou e entregou jogável. Rafa marcou o segundo e esteve sempre vivo no jogo com a sua velocidade. Kokcu, é um maestro , visão 360 graus e capacidade para colocar a bola.

Cinco magníficos . Menção positiva para a estreia de Samuel Soares que pode muito bem ficar no plantel agora que Odysseas para ter chegado ao fim da linha.

Estranho o caso de Ristic. Se não serve vale mais deixar sair.

sábado, 19 de agosto de 2023

A vitória que veio do banco

Onze inicial um pouco estranho. Schmidt não confia em Ristic e , assim sendo, parece-me que Morato é capaz de ser melhor solução do que Aursnes,

O Benfica foi atacando, mas sem grande brilho, até ao intervalo. Na segunda parte as coisas mudaram; com a entrada de Florentino começamos a recuperar mais bolas em terrenos adiantados e depois com Neres as coisas desequilibraram~se definitivamente a nosso favor.


A equipa B perdeu , atenção que formar neste escalão é ganhar

 Espero que esteja claro que o objetivo da equipa B é ganhar todos os jogos. Qualquer jogador que queira entrar numa equipa que joga Champions olhos nos olhos com os melhores da Europa tem que ser muito superior aos jogadores que atuam na segunda liga em Portugal. Se não conseguem demonstrar essa superioridade só lhes resta ir fazer a sua carreira noutro lado.

Hoje perdemos em Leiria por três a um, péssimo resultado. Benchimol marcou mais um golo,o terceiro em duas jornadas. A continuar assim merece uma chamada aos convocados da equipa principal.

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

A mediocridade geral do futebol português

Arouca e Vitória eliminados na primeira pré-eliminatória da Liga Conferência. Eliminados por adversários fracos mas que se impuseram à mediocridade das equipas portuguesas. De facto, o nosso campeonato não se mede com o neerlandês, poderá, talvez, comparar-se com o norueguês.

Entretanto,, hoje a incompetência mais uma vez, veio á tona e foi validado um golo ilegal no jogo entre o Casa Pia e o Sporting. Para quê o VAR? 

É de fazer corar de vergonha os responsáveis desta liga absolutamente medíocre e que por isso mesmo ninguém, fora de Portugal, quer seguir e qualquer dia já nem os portugueses, residentes no país ou no estrangeiro quererão igualmente seguir

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Esta época em vez de futebolistas vamos ter que jogar com soldados

O primeiro jogo já deu para ver como os adversários vão jogar contra nós.

Entendendo que o Benfica é constituído por jogadores que privilegiam um futebol técnico e de rápida troca de bolas virão para cima de nós com tudo, desde o pequeno empurrão até á falta mais grave, uma coisa é certa não vão deixar-nos jogar, transformando os jogos em pequenas batalhas.

Claro que a arbitragem vai fechar os olhos e deixar "não jogar", que se lixe o espetáculo.

A nossa liga é fraca e os argumentos dos pequenos clubes são apenas bater e tentar um contragolpe que apanhe o adversário desprevenido, como aconteceu no terceiro golo que sofremos no Bessa.

Por isso há que entender esta forma de jogar dos nossos adversários , este circunstancialismo e não permitir estes jogos divididos que podem cair para qualquer lado. 

A solução vai ser entrar em todos os jogos como se fosse uma final da Champions

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Não tenho nada com isso mas o castigo é anedótico

Sérgio Conceição castigado com um jogo, vinte e três dias de suspensão e uma multa.

Um treinador com um historial de reincidência que faz o que ele fez quando só estava no banco em virtude duma providência cautelar ser suspenso por pouco mais de vinte dias é anedótico. Ainda para mais o exemplo que ele deu ao não acatar a decisão de expulsão é gravíssimo. 

Pepe apanhou dois jogos por agressão , provocação aos adeptos do Benfica e ofensas à reputação do quarto árbitro. Também ele é reincidente, é o capitão e , portanto, também ele dá , uma vez mais, o exemplo de tudo o que é mau no futebol. 


terça-feira, 15 de agosto de 2023

Rafa merecia a vitória e outros que não mereceram o lugar

Rafa fez um excelente jogo , uma assistência que foi um golo e um golo propriamente dito. De longe o nosso melhor jogador.

Infelizmente outros não lhe seguiram o exemplo. Mistura de azar e falta de sangue frio ou qualidade, Petar Musa deu o seu lugar, de graça, ao recém contratado Arthur Cabral e agora o que todos esperamos é que não torne a recuperá-lo.

Igualmente em risco está Odysseas que não foi feliz no Bessa e que tem agora a concorrência forte de um jogador de quem se diz ser uma das maiores promessas do futebol mundial.


segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Quem pode dividir jogos com o Boavista é o Benfica B

Claro que não se pode vencer sempre mas o Boavista não é nada. Jogo dividido contra uma equipa destas. Perder este jogo. Nem quero acreditar nisto.Num jogo destes nem há que discutir se jogou este ou aquele nesta ou naquela posição, a diferença de valor é tão grande que só se pode admitir uma goleada. Quem pode dividir jogos com o Boavista é o Benfica B.

Agora há uma coisa que é certa os nomes por si só não ganham jogos, é preciso esforço, é preciso deixar tudo em campo, é preciso conhecer os adversários e jogar cada jogo como se fosse o último porque é assim que se fazem os campeões.

Partindo do princípio que Kokcu é indiscutível quem o acompanhará?

A primeira coisa positiva é que Roger Schmidt já afirmou que vai rodar mais os jogadores. Quer tê-los bem física e mentalmente. 

Ainda assim há sempre os que jogam mais. Se o internacional turco é praticamente indiscutível quem o acompanhará ?

São três os principais candidatos : Florentino Luís, João Neves e Chiquinho.

À partida Chiquinho será o candidato menos forte, diz-se até que poderá ser negociado. A mim não me chateia nada tê-lo no plantel, não parece fazer grandes ondas e até nem é mau jogador, o que ele não é , infelizmente, é jogador para ser titular no Benfica e como já tem 28 anos não me parece que alguma vez venha a ser.

Teoricamente Florentino seria o melhor candidato. É um médio mais posicional, excelente recuperador de bolas e até está melhor na condução e passe. Todavia é sobretudo na ocupação dos espaços que ele é de nível top.

Finalmente temos João Neves, jogador com características, de algum modo, semelhantes às de Kokcu. Neves tem apenas 18 anos, fará 19 no próximo mês; é baixo mas joga muito bem de cabeça, é raçudo e como é muito inteligente percebeu que o centro de gravidade baixo lhe pode trazer vantagens e por isso é um jogador difícil de desarmar, tem excelentes pés e passa muito bem a bola. Nesse sentido e apesar de não ser o clássico médio de recuperação eu optaria sempre por ele porque uma equipa grande precisa de jogar limpo desde a sua linha defensiva e jogadores como Neves e António Silva são capazes de o fazer.

Para mim logo mais á noite , de início , Neves e Kokcu com Florentino a entrar durante a partida